Especial Bienal SP 2012 – Dicas e informações

E voltamos um tanto atrasados com nosso especial sobre a Bienal de São Paulo.  Nesse post, você encontrará dicas e informações para quem for à feira. Não esqueça que no post passado falei sobre a programação, então, se quiser montar seu roteiro, é só consultar.

O primeiro passo é chegar lá. Para saber mais sobre a localização ou os transportes que fazem o trajeto, consulte o site da feira. Como não moro em São Paulo, não sei explicar, mas várias pessoas já disseram que é possível pegar o metrô e, ao sair dele, pegar um ônibus gratuito para o pavilhão de exibições, tudo bem prático. Sugiro que usem sim o transporte público. O estacionamento custa 30 reais ( o que, acreditem, vale 3 livros ou até mesmo 6 ), simplesmente não vale a pena – a não ser, claro, que seu uso não possa ser evitado.

Um detalhe que eu percebi esse ano é que a bilheteria sempre tem fila. Quanto mais cedo você for, mais cheio vai estar – principalmente fins de semana -, então eu sugiro que você compre seu ingresso antecipadamente para evitar essa etapa – e ainda poder chegar na abertura da feira. Você pode comprar ingressos antecipados pelo site Ingresso Rápido ou na Fnac Pinheiros ( localização no site). Fila para entrar na feira só tem no início, às 10h ( a bilheteria abre às 9h ), mas não é nada que não dê para enfrentar.

Ao entrar no pavilhão, você vai encontrar um balcão de informações. No início da feira, sempre tem alguma coisa bacana por lá: adesivos, panfletos ou mapas. Faça dele sua primeira parada. Ano passado, no Rio, era fácil de se encontrar uma planta da Bienal ( tanto no dia do evento como no site ). Esse ano isso não foi possível, mas há um aplicativo que ajuda bastante para Iphone e derivados ou dispositivos com sistema Android. Faça o download no site com o seu aparelho. Além de ter uma planta, o app indica o estande no qual você quer chegar ( só clicando no nome da editora ), marca seus favoritos e conta ainda com a programação dos dias da feira. Eu demorei um pouco para entender a planta, mas depois que você pega o jeito, agradece a praticidade.

O que levar? – Para ir à Bienal, o ideal é usar uma roupa confortável e sapatos que acompanhem seu ritmo de caminhada. Leve também um mochila com um lanche ( barra de cereais, sanduíches, biscoitos etc ) e uma garrafa d’água. O preço tanto das comidas quanto das bebidas não é nada atraente, por tanto, o melhor é ir bem alimentado e ainda preparado no caso da fome perturbar seu passeio.

Cenários especiais – Ano passado, na Bienal do Rio, a feira contava com algumas atrações bem interessantes. Lembro de uma escalada e até mesmo um labirinto. Mas, esse ano, não há, até onde sei, nada nesse estilo pela feira. Contudo, ainda tem coisa bacana. O forte são os cenários. Tem vários cenários muito bonitos que as editoras montaram. Vale a pena bater foto em cada um deles. No estande da Leya, tem o trono de ferro para você sentar e posar de soberano. No estande da Martin Fontes, o Bilbo e o Gandalf de papelão te aguardam para uma foto. Nos estandes da Planeta e da Novo Conceito, há murais com os livros publicados, os quais dão um ótimo fundo. No estande de quadrinhos da Comix Book também há personagens bacanas.

Indo às compras – Na Bienal, o que vale a pena comprar mesmo são os livros em promoção. Você encontra muita coisa cara, mas também vários livros com descontos ótimos. Na Leya e na Record, tem sessões “saldão” com livros a dez reais. A seleção deles não fui muito boa, mas por esse preço sempre vale a pena dar uma olhada. A Intrínseca tem livros na mesma faixa de preço, apesar de não ter dado uma olhada nos títulos. Só sei sobre Cotoco, que sai por oito reais. Várias outras editoras também estão com livros com desconto. São títulos interessantes que saem por até vinte reais. São essas: Saraiva, Gutenberg ( do Grupo Editorial Autêntica ), Ediouro, Novo Conceito, Novo Século e outras…Duas editoras que estão realmente valendo a pena são a ID e a Objetiva. Na editora ID, os livros estão quase todos com desconto e tem uma parte de saldão com os títulos mais antigos a dez reais. Na Objetiva, vários pockets estão custando cinco reais. A maior parte dos livros da editora está com 50% de desconto e alguns saem a dez reais. É o lugar com melhor custo benefício, guarde o dinheiro para esse estande.

Não vai à feira? Aproveite assim mesmo! A livraria Cultura está fazendo um especial paralelo à Bienal com promoções de livros ( 50% de desconto e sem frete! ) de grandes editoras. Sempre tem uma editora nova. A da vez é a Gutenberg, com títulos como Fazendo meu filme e A Lista Negra saindo por menos de vinte reais.

Gostaram das dicas? Tem alguma recomendação a adicionar? Comentem 😉

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

3 pensamentos sobre “Especial Bienal SP 2012 – Dicas e informações

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s