Anima Mundi 2012!

Banner do Anima Mundi 2012

Desses festivais e eventos bacanas que tomam lugar nas grandes capitais, os que me interessam mesmo são dois: Anima Mundi e Bienal. Esse segundo todo mundo já conhece. O primeiro nem tanta gente assim. O próprio nome já ajuda: é um festival de, principalmente, curtas em animação de vários países e para diferentes faixas etárias. O evento é não só para os espectadores poderem conhecer o traço e as tramas desenvolvidos por diversos lugares do mundo, como também para os vídeos passarem por um processo de votação. Quem está assistindo dá nota aos curtas ( ou seleciona o(s) favorito(s), agora fiquei na dúvida ), além de ter um juri do próprio festival analisando, e, ao final, são selecionados os melhores de várias categorias. É uma grande oportunidade para desenhistas, estúdios etc, que podem apresentar seu trabalho a um grande público e ainda concorrer a um prêmio. Mas, para nós, o povo comum, é uma chance de se divertir assistindo produções em desenho ( infantis ou adultos ) do mundo inteiro. O festival também conta com alguns workshops de animação para crianças e adolescentes. Você se apresenta no estande e pode participar de sessões para produzir vídeos em técnicas como desenho animado (2D), zootropo, massinha, pixilation, areia, recortes e animação direta na película 35mm. Nos tempos que eu ainda podia entrar nesses workshops, lembro de ter feito uma animação em 2D. Deu trabalho e ficou bem tosco, mas valeu bastante a experiência.

Cartaz Anima Mundi 2006

O Anima Mundi está completando seu vigésimo ano em 2012 e, para comemorar, foi montada uma exposição no Rio! De 9 de Julho a 19 de Agosto, a exposição toma lugar no monumento ao fundador da cidade, Estácio de Sá, na entrada do Parque do Aterro do Flamengo. Numa sala subterrânea, o Anima Mundi conta sua história e ainda exibe os principais vídeos desses seus vinte anos de existência.

No Rio de Janeiro, o evento ocorre do dia 13 de Julho ao dia 22. Os ingressos começam a serem vendidos no dia 10, no Centro Cultural Banco do Brasil. Já em São Paulo é do dia 25 a 29 de Julho. Não sei quando ou onde as vendas começam por lá. Saiba mais pelo site do evento. Os preços são bem acessíveis ( menos de 10 reais ) e tem algumas sessões gratuitas.

Cartaz Anima Mundi 2009

Por enquanto ainda não saiu a programação das animações, somente a das sessões. Confira os dias e horários do Rio e de São Paulo. Eu sempre vou na Praça Animada, atrás do CCBB, em alguns dos curtas. O legal é tentar ir em alguma sessão que exiba o curta tema. O Anima Mundi sempre elege ( eu não sei o critério ) uma animação para ilustrar seus cartazes e sua divulgação. Em 2006, o tema era um cachorro muito louco e, por sorte, eu consegui assistir ao curta – que inclusive é otimo! Esse ano a ilustração é de uma cidade bem colorida e com formatos diferentes. Vou atrás do nome procurar na lista de animações.

Curtas

Fui à luta e consegui encontrar 3 curtas maravilhosos dos anos anteriores.

Imagem do divertido KJFG No5

De 2008, tem um muito engraçado. Trata-se do KJFG No5 ( não sei o porquê do nome ). É bem curtinho, mas vale muito a pena. Mostra um trio de animais numa banda bem capenga e sua reação com a chegada de um caçador.

De 2006, tem dois super legais. Um deles foi tema do evento e ganhou vários prêmios – eu até tinha uma camisa com o cachorro estampado. É o Guard Dog ( Cão de Guarda ). Conta a história de um cachorro que gosta de guiar cegos, mas não se sai tão bem assim na profissão. Não consegui o vídeo no Youtube, mas tem link com ele na íntegra. O outro é um brasileiro, A Noite do Vampiro, que conta uma paródia de Nosferatu e muito do que vemos do gênero por aí.

Conhece o festival? Vai marcar presença esse ano? Gostou dos vídeos? Compartilhe seus comentários conosco!

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

6 pensamentos sobre “Anima Mundi 2012!

  1. Ahhh sempre quis participar desse evento, mas nuca pude :(. Moro no interior de São Paulo, não é muito longe da capital, mas é meio caro para ir assim. Mas com certeza eu planejo ir um dia, amo animações e deve ser muito divertido participar. Amei as animações que você conseguiu achar, principalmente ” A Noite do Vampiro”.

    • Poxa :/ Vá sim, vale muito a pena. O bom é que todo ano tem coisa boa, então sempre tá valendo a pena. Ah, que bom rs Também adorei essa, achei super original. E a técnica que usaram é ótima, o efeito de luz, ficou tudo muito bom mesmo.

      Beijos,

      Victor

  2. GOSTARIA DE RECEBER PROGRAMAÇAO, DO ANIMA MUNDI 2012 ,ODEON, CENTRO CULTURAL CORREIOS C.CULTURAL BANCO DO BRASIL

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s