Resenha: Sonho de uma noite de verão

Capa da edição da LPM que eu li

Já falei várias vezes que esse é o meu livro favorito ( dos que li, claro ) do grande Shakespeare. E, por conta do meu projeto Semana Shakespeare, em homenagem ao dia dos namorados, essa apaixonante comédia não podia deixar de ser relida. Pois vamos então, agora, sonhar sob os feitiços dos travessos serventes de Oberon e Titânia.

Algo muito importante em peças, é sempre saber quem é quem, a fim de não se confundir ao decorrer da dramatização. Vamos conhecer os personagens em negrito enquanto conto um pouco do enredo. Hérmia é uma bela jovem, filha de Egeu, que ama Lisandro e é correspondida. Contudo, Demétrio também ama Hérmia e o pai da moça permite que o rapaz a despose, por mais que ela não goste dele e prefira que outro tome sua mão. Helena é apaixonada por Demétrio, que a rejeita, só tendo olhos para Hérmia. Teseu e Hipólita são o casal real de Atenas e eles estão prestes a se casar. O duque deseja que Hérmia, no dia de seu casamento, ou se case também, porém com Demétrio, ou se ofereça à morte, por desrespeitar a vontade do pai. Para poder escapar desse trágico destino, os amantes desafortunados, Hérmia e Lisandro, planejam escapar de Atenas pelo bosque. Porém Helena fica sabendo da fuga e conta a Demétrio, que não tarda a correr atrás dos dois com a jovem apaixonada em seu encalço.

Na floresta, há várias fadas e duendes e outra situação. Oberon é o rei. Titânia a rainha. Por diversas razões ambos têm brigado muito. Oberon deseja o pagem da rainha e, para isso, fará ela se apaixonar pela primeira besta que vir pela frente, pingando em seus olhos o sumo de uma flor flechada pelo cupido. Só que, com a tal flor em mãos, ele vê Demétrio e Helena, ficando com dó da jovem. Ordena a seu atrapalhado duende que faça um jovem ateniense se apaixonar por Helena. Perdido, o ser das florestas encanta Lisandro, que persegue Helena e esquece Hérmia. E é esta só uma das muitas confusões que aguardam os amantes nessa noite de verão…

A história é bem divertida e com falas muito bonitas. Como é típico de Shakespeare, o lirismo está super presente na dramatização, gerando várias passagens belíssimas que impressionam o leitor. Uma que me chamou bastante a minha atenção, apesar de não ter sido a mais bonita ou poética, foi a seguinte:

Helena: Sua virtude é minha proteção, pois, quando vejo o seu rosto, não é noite e, assim sendo, penso que não saí à noite. Tampouco este bosque carece de mundos de companhia, pois você, aos meus olhos, é o mundo todo. Então, como pode-se dizer que estou sozinha se o mundo todo está aqui, olhando para mim?

As melhores partes são com certeza no bosque, porém, uma das minhas cenas favoritas é a do final, quando todos se reúnem para o casamento e há a apresentação da peça de Príamo e Tisbe, encenada pelos trabalhadores atenienses.

É uma leitura leve e rápida, por se tratar de uma peça, inclusive bem curta. Perfeito para um tarde de domingo, principalmente se for de verão…

Confira algumas capas do livro:

Capa versão Twilight figurando as tais flores lilases flechadas pelo cupido

Capa de um versão em HQ publicada pela editora Nemo

Depois que eu percebi que esse se trata de um cartaz de uma montagem da peça, na verdade. Mas é tão bonito que decidi colocar aqui assim mesmo.

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

2 pensamentos sobre “Resenha: Sonho de uma noite de verão

  1. O livro da minha infância! Já o apresentei em peças escolares pelo menos duas vezes! /mas.que.capa.diva.essa.da.editora.Nemo! Congratulations!

    • É lindo! Eu adoro! Né? O problema é que tá salgadérrimo, se não eu comprava logo. 64 páginas e tá 40 reais. Mas vai pra lista dos desejados rs

Escreva seu comentário

