Resenha: American Pie – O Reencontro

Admito que sempre tive um certo preconceito com a franquia. Parece só falar de sexo e ideologia americana, dizia. Entrei na sala de cinema com o nariz meio torto, ainda mais pelos motivos que me fizeram assistir ao filme: Os Vingadores havia lotado para todas as sessões e só podíamos assistir American Pie naquele mesmo horário. E valeu a pena! Arrependi-me amargamente de nunca ter dado chance ao hilário grupo. Fala sobre sexo, bastante, ideologia americana, sim, principalmente a colegial, mas tudo extremamente engraçado e sem ficar banal.

A história mostra os amigos Jim, casado com Michelle, Oz, Kevin, Finch e Stifler em suas vidas adultas. Todos têm certos problemas, em geral com o casamento. Somente Stifler que se mostra descontente com seu chefe, o qual o humilha invariavelmente. Mas um fim de semana promete retirá-los de sua rotina e trazer um pouco dos velhos ares colegiais. Em resumo: sexo, bebida e muita confusão. A turma do ensino médio está organizando uma reunião e eles se encontram na cidade dois dias antes para poderem se rever.

O afastamento de seus problemas traz outros a tona, assim como os reconecta e relembra muito de seus velhos tempos. Cada personagem é explorado individualmente tentando esquecer suas frustrações, mas sempre esbarrando em assuntos escolares mal resolvidos, em geral amorosos. Em meio a muitas festas e bebedeiras, eles se metem nas enrascadas mais bizarras e hilárias, revivendo seu tempo de jovens e se deparando com a dificuldade que é fazer isso alguns 20 anos após terem concluído seus estudos.

O filme tem cenas hilárias que provaram risos em todo o cinema. Eu tive problemas em controlar minha risada, pois certos momentos os personagens me pegavam desprevenido com suas tiradas ou situações cômicas. O destaque do filme, como deve ser dos outros, é Stifler, o cara mais idiota e sem noção do grupo. Machista, fã de bebida, sexo e festas estrondosas, ele apronta muitas, se envolvendo com as colegiais da cidade, provocando seus namorados ( a cena que ele se vinga dos rapazes que roubaram biquínis na praia é impagável! ) e deixando muita gente louca! É o mais engraçado.

Em paralelo ao besteirol todo que nos deixa com lágrimas nos olhos de tanto rir, temos romances e outras relações bem desenvolvidas. O filme cuida bem de assuntos pendentes desde o início e algumas coisas ainda não bem definidas, me parece, nos outros filmes da franquia. Consegue balancear todo essa comédia sem noção com um roteiro coerente e bem desenvolvido.

Apesar de ter gostado bastante, indico o filmes para jovens, principalmente. Nada contra se for um adulto e gostar da franquia ( aliás, nesse caso, vá assistir! ), mas a produção engloba mais o universo colegial e universitário mais presente em séries e longas para essa faixa etária. Porém, não pessoas muito novas – classificação de 16 anos. Fala abertamente de sexo, além de mostrar muitas partes íntimas. Não é esse o foco deles, por isso, precisa-se ter maturidade para encarar essas cenas.

Creio que este é o último filme da franquia pela conclusão tão completa. Uma pena para os que gostam e um estímulo para mim, que tenho de assistir os outros. Assim que o fizer, trarei meus comentários sobre os mesmos para vocês, aqui, neste mesmo bat-lugar.

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

3 pensamentos sobre “Resenha: American Pie – O Reencontro

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s