Destaques: Paixão de Internet

Não há como negar que a internet mudou as relações amorosas. Os vários recursos impostos por essa ferramenta ampliam as formas de comunicação como também permitem que mais pessoas se conheçam. É mais simples de fazer amizades e achar perfis compatíveis, isso tudo ainda sem sair do lugar, vantagem para os tímidos que não se aventuram a abordar figuras interessantes na rua. Você é capaz de conversar sobre o que pensa, o que sente, o que gosta e o que faz com alguém que possui poucas fotos a sua disposição – isso se quer há fotos. E a vergonha pode nem chegar a existir, pois a distância que separa os dois impede, muitas vezes, o encontro cara a cara – ou pelo menos tarda o seu acontecimento. Romances atuais que trazem essa temática exploram os recursos que hoje temos para desenvolver complicadas e divertidas paixões virtuais.  Lembro-me de um livro juvenil muito bom que li há um tempo, Romeu@Julieta.com.br, o qual recontava o clássico shakespeariano com conversas por emails e bate papos. Esses livros são interessantes por explorarem exatamente essa questão comentada, a de conhecer tudo sobre a pessoa desejada e talvez nada ao mesmo tempo. Dividir sua intimidade com alguém que você nunca encontrou com. Histórias que desenvolvem essas propostas prometem livros nada menos que interessantes, levantando uma questão cada vez mais presente hoje em dia.

E por isso que trago aqui hoje dois lançamentos que abordam exatamente o que conversamos sobre: a paixão de internet. O primeiro é um lançamento para Maio da Editora Cia das Letras que reconta o clássico de Gabriel García Márquez, O Amor nos Tempos do CóleraJustamente por estarmos em outra era que o escritor brasileiro Vinicius Campos escreveu O Amor nos Tempos do Blog, um romance no qual o tímido Ariza declara seu amor por meio de um portal na internet. O segundo trata-se de um lançamento também para Maio da Editora Suma das Letras. Entitulado @mor, o romance do escritor austríaco Daniel Glattauer narra a história de duas pessoas que acabam se conhecendo numa troca de emails por engano e acabam desenvolvendo uma forte atração um pelo outro. Interessados? Confiram abaixo as capas e sinopses de ambos os livros citados:

Conta a história de Ariza, um jovem que vai à biblioteca de sua escola para devolver o livro “O amor nos tempos do cólera” e vê uma linda menina e se apaixona. Sem ter coragem de declarar o seu amor ele começa a escrever um blog. Uma história dos dias de hoje, onde os amores às vezes nascem de blog para blog, e com certeza, você também vai se apaixonar por esse livro!

 >> Conheça o blog do autor

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista.

Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.

Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

>> Confira o booktrailer do livro

Fontes: Informações sobre O Amor nos Tempos do blog retiradas do Burn Book.

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Um pensamento sobre “Destaques: Paixão de Internet

  1. Hoje em dia dá para viver uma relação de amor e ódio com a Internet. Gostei dos dois livros, o tema é bem atual mesmo =D.

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s