Animais Fantásticos 22# – Harpias

Quero começar já me desculpando pelo que provavelmente irá ocorrer semana que vem. Entendam, meu colégio só tem 1 prova pra cada matéria a cada trimestre e essas provas ocorrem em uma pequena semana útil que vai de segunda à sábado. Mas, esse feriado do dia do trabalho atrapalhou um pouco as coisas e terei provas começando na quarta (Amanhã) e terminando na terça-feira da semana que vem. Como eu geralmente estudo bastante para as provas pode ser que eu poste meio atrasado, mas vai ser só semana que vem, não se preocupem.

Bem, vamos retornar aos assuntos mitológicos e falar dessas maravilhosas criaturas meio-ave meio-humanas que ficaram conhecidas na mitologia pelo nome de Harpias. Uma harpia é, essencialmente, um ser desagradável. Não mau, mas desagradável e realmente muito ruim quando se trata de convivência.

Elas são sempre descritas fisicamente como uma criatura pássaro da cintura para baixo e humana (Quase 100% das vezes mulher) da cintura para cima. A única exceção são seus braços que sempre são uma união de asas com braços humanos com grandes garras afiadas nas pontas onde ficariam os seus dedos. Em alguns lugares (Geralmente em jogos ou em raríssimas exceções literárias) elas possuem um rosto de águia.

A inteligência de uma harpia é algo que praticamente não se mantém de um lugar para outro. Em alguns lugares elas são descritas como seres de altíssima sabedoria e habilidade de guerra quase insuperável (Isso normalmente vem acompanhado da “mistura” da ideia de harpia com a figura de uma Valquíria, falarei mais abaixo), enquanto em outros são criaturas burras e selvagens que servem aos deuses e/ou atacam viajantes desavisados que estão a passar pelos cantos mais remotos do mundo. Há, também, aqueles que preferem descrevê-las como seres de personalidade e capacidade intelectual muito parecidas com as humanas.

Em alguns lugar da mitologia e por algum motivo misteriosos a figura das harpias foi “erroneamente” unida com a ideia das Valquírias e em algumas mídias elas acabaram aparecendo como sendo guerreiras aladas e imponentes que servem aos deuses destruindo aqueles que não os obedecem.

As Harpias nos Livros – (Existem spoilers abaixo, então, cuidado e veja a capa antes dos livros pra saber até onde você precisa ter lido)

Percy Jackson – As Harpias são descritas como as “patrulheiras” do Acampamento meio-sangue. Apesar de serem aliadas dos campistas elas não são pacíficas para com estes, sendo que existem casos em que as harpias devoraram campistas que ficaram passeando pelo acampamento após o “toque de recolher”.

A batalha do Apocalipse – No Romance escrito por Eduardo Spohr mostra duas querubins serventes de Miguel que são conhecidas como as “Rapinas” mas que também são chamadas ao longo da história de “Harpias”.

Anúncios

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s