Animais Fantásticos 21# – Fantasmas

MUAHAHAHAHAHA, É TERÇA FEIRA E TEREMOS UM ANIMAIS FANTÁSTICOS ASSUSTADOOOOOR ESSA SEMANA.

Okay, já acabei com a narração estilo vilão do Scooby-Doo. Vamos prosseguir com nosso post sobre Fantasmas <(-.-)>

OBS: Sim, eu sei que a foto ficou ridícula, mas como odeio ficar encarando imagens de fantasmas assustadoras e eu estaria obrigando todos os leitores a fazê-lo enquanto descem a página, então fica essa foto mesmo. Adorável, não?

 

Fantasmas são umas criaturinhas realmente divertidas, eles aparecem em quase toda forma de ficção e/ou literatura fantástica. A parte importante é que não se deve confundir um fantasma ou espírito com um espectro ou uma “maldição”. Enquanto fantasmas podem sim, muitas vezes, serem pacíficos para com os seres humanos ou simplesmente desejarem viver em paz em alguma casa isolada do mundo urbano, espectros e maldições tendem a ser espíritos amargurados, os quais morreram em uma situação de extrema fúria, dor ou injustiça e que não desejam nada mais ou nada menos do que a morte e dor de todos os seres humanos que cruzarem seus caminhos (Pra quem não sabe, a Samara e a outra do “O Grito” são caracterizadas como maldições).

É completamente impossível caracterizar qual é a aparência básica de um fantasma pois isso depende 100% do autor que o está descrevendo. Alguns podem ser transparentes e possuírem formas nada humanas que servem para assustar aqueles que invadem seus territórios. Outros preferem tomar formas humanas (Geralmente infantis) e se infiltram no meio humano a fim de conviver com estes e, muitas vezes, “abduzir” ou atrapalhar a vida daqueles que interagem com eles. Com o passar do tempo, os Fantasmas começaram a ser descritos de um jeito geralmente mais próximo da segunda forma que eu descrevi aqui – talvez isso se encaixe em padrões de um terror mais psicológico ou para dar um certo ar de perseguição. ( Sabe aquela garota de cabelo comprido e quietinha que senta bem no canto da sua sala e não fala com ninguém? Bem, não estou acusando ninguém de nada, só estou comentando. O seguro morreu de velho… )

As habilidades de um fantasma geralmente incluem um “básico” e fica a crédito do autor adicionar mais coisas a esse repertório. O básico inclui: capacidade de atravessar paredes, fazer objetos se moverem sozinhos, ativar aparelhos eletrônicos e se comunicar através deles, invisibilidade ou a capacidade de não atrair atenção para si mesmos (Eu possuo esse poder perto das garotas da minha escola…). Agora a variação dos poderes “Extras” vai muito mais longe que isso, incluindo: capacidade de possuir objetos ou pessoas, manipular levemente as mentes alheias, mudança de forma a fim de assustador os vivos, se colocar dentro de objetos (Não de possuir o objeto, só se colocar em um recipiente muito menor do que ele).

Os Fantasmas nos Livros – (Existem spoilers abaixo, então, cuidado e veja a capa antes dos livros pra saber até onde você precisa ter lido)

Harry Potter – J. K. descreveu os fantasmas como bruxos que morreram e simplesmente não sentiram vontade, ou tiveram coragem, de passar para o “outro lado”. Há um fantasma para cada uma das casas de Hogwarts, sendo que o primeiro fantasma que Harry viu foi o que representa a Grifinória: Nick Quase-Sem-Cabeça. Uma fantasma realmente importante para a história foi a Murta-Que-Geme, uma fantasma feminina que assombra o banheiro das garotas do segundo andar da escola. No sétimo livro uma das relíquias da morte seria capaz de “reviver” as pessoas, mas só as fazia aparecer para o dono da relíquia e não as deixaria ter paz.

As Crônicas dos Kane – Os fantasmas seriam pessoas que, após sua morte, não conseguiram passar para o Duat por algum motivo, possivelmente relacionado a ausência temporária de Osíris e ao caos que dominou o reino dos deuses após a queda da civilização egípcia.

A Trilogia da Herança – Apesar de não existirem fantasmas, existem os Espectros que seriam grandes conjuntos de espíritos malignos presos a um corpo humano geralmente resultado de um ritual para controlar demônios que deu errado.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Animais Fantásticos 21# – Fantasmas

  1. Fantasmas são bem interessantes, adorei sua ideia de trazê-los para cá. Eles mudam tanto de livros para livros e filmes para filmes que acabam tendo vários perfis – apesar de, como você disse, os amaldiçoados serem os mais comuns. Uma coisa interessante é que poucas fontes – se há alguma – apresenta como detê-los. Na verdade, não me lembro de ter visto algum lugar que dissesse como se livrar deles ou ao menos impedir a aproximação. A solução é quase sempre mudar de casa ou todo mundo morre e fica por isso mesmo ahaha Podiam fazer um guia para auxiliar essas pessoas de filme de terror rs
    Ótimo post 🙂

    Abraços,

    Victor

      • Também não ahaha Mas com certeza alguém deve ter inventado.
        I’m gonna call the GHOSTBUSTERS!! hahahha

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s