Resenha: Dead to the World

Publicado aqui no Brasil pela editora Benvirá como Procura-se um vampiro, este é o quarto volume da saga de Sookie Stackhouse, que deu origem à série de True Blood. Seguindo o mesmo modelo dos outros livros, o romance explica em vários momentos alguns acontecimentos anteriores, o que possibilita os leitores relembrarem melhor dos detalhes mais importantes. Isso foi bem útil para mim, uma vez que li o terceiro livro há quase um ano.

Capa da edição que li ( poster da segunda temporada da série )

Neste episódio da saga, Sookie está determinada a não se envolver em problemas quando, nos primeiros momentos do seu 1° de Janeiro, encontra um vampiro pelado correndo no frio como sua vida depende-se disso. E não qualquer vampiro pelado: trata-se de Eric Northman, o malicioso xerife da área 5, dono do bar Fangtasia, quem nunca perdia oportunidades de flertar com a garçonete telepata. Mas agora ele perdeu sua memória, a qual foi tirada por bruxas que, não satisfeitas, pretendem tirar, também, sua vida. Ele está doce, indefeso e precisa de ajuda. Ela irá protegê-lo em nome de muitas coisas e pessoas que precisam do xerife são e salvo. Mas logo logo outros fatores entrarão em jogo, uma vez que a convivência com esse novo Eric torna-se irresistível.

Ao passo que a autora explora a relação de Sookie e Eric, sabemos mais um pouco sobre o motivo das bruxas estarem tocando o terror em Shreveport ( a cidade onde Eric mora e onde outras pessoas estão sofrendo a influência das recém-chegadas ) e alguns outros problemas que aparecem para Sookie. O mistério do  livro é bem interessante, assim com a ideia de envolver diversos seres sobrenaturais, só senti que descobrimos muitas pistas e demoramos a realmente ter alguma solução para o caso. Isso não diminuí o interesse, mas frustra um pouco mais do que o esperado.

A relação de Sookie com Eric é muito interessante. Tudo está sendo feito para que ele recupere sua memória e, como sabemos pelos volumes anteriores, ela não se relacionaria com o antigo Eric. Por tanto, o encanto que a jovem tem pelo novo xerife da área 5 não passa de algo passageiro, algo que irá acabar em breve. Charlaine demorou um pouco para realmente trazer essa abordagem ao romance, mas, quando trás, realmente sabe lidar com esse tópico. Gostei muito dessa parte.

O livro é muito bom, por mais que não o considere meu favorito, como muitos leitores da saga logo classificaram. Não sei se talvez por tanto falarem eu tenha esperado demais dele. O fato é que é o primeiro volume a realmente trazer um gancho com muitos assuntos inacabados, tornando o próximo livro, Dead as a Doornail ( no Brasil, Olhos de Pantera ), nada menos do que irresistível! A narrativa de Sookie está engraçada e dinâmica como sempre, tornando a leitura agradável e divertida. Não há como ler a história pelos olhos de outro personagem. Está aí uma série bem comprida que ainda considero bastante válida.

Confira mais resenhas dos livros da série:

>> Resenha de Morto ao Anoitecer

>> Resenha de Vampiro em Dallas

>> Resenha de Club Dead

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s