Especial Os Vingadores #3: Capitão América

O terceiro post do especial fala sobre um super herói que não nega suas raízes norte americanas. Antes de vê-lo em ação no longa metragem Os Vingadores ( que estreia dia 27 de Abril ), saiba um pouco mais sobre esse nacionalista de grandes habilidades.

Steven Rogers nunca era recrutado como soldado para a Segunda Guerra Mundial por conta de diversos problemas físicos e psicológicos. No entanto, seu descontentamento em ter sido reprovado no alistamento e sua vontade em ajudar na guerra chamam a atenção do Dr. Abraham Erskine, que está desenvolvendo um projeto um tanto útil para o franzino Steven. Fraco, mas de bravo coração, Rogers se submete ao projeto “super soldado”, através do qual ganha super habilidades que o tornam uma arma bastante prestativa na luta contra os nazistas.

Habilidades: O Capitão América é basicamente um humano melhorado. Ele fica mais forte e mais alto do que era normalmente ao ser exposto à radiação, além de ficar mais rápido, resistente e inteligente do que humanos comuns. Seus reflexos também se tornam mais apurados, o que facilita muito no combate – principalmente junto às outras habilidades já citadas. Não há indícios que ele pode morrer por velhice, no entanto, um tiro ou corte graves podem matar o herói.

Equipamento: Quando ilustrado ou retratado, o personagem sempre tem ao seu lado um escudo circular que estampa, assim como seu uniforme, a bandeira dos Estados Unidos. Este serve para, além de bloquear ataques e diminuir impactos, ser lançado contra seus oponentes como um frisby ou um boomerang. É, o herói também arremessa muito bem, ótima aposta para as próximas olímpiadas…

Inimigos: Há uma extensa lista de pessoas contra o capitão, como o Ossos Cruzados, Baron Zemo e outros…Mas seu primeiro inimigo, o Caveira Vermelha, que aparece na mais recente adaptação do herói, é o que vale destaque neste post. O Dr. Abraham testou a radiação de super soldado Johann Schmidt ( um nazista ombro direito de Hitler ), o que não deu muito certo pelo fato do experimento não estar exatamente pronto. Daí surgiu alguém um tanto cruel com as habilidades do Capitão América e alguns efeitos colaterais. O soro e a radiação não só deram poderes a Johann como também desfiguraram seu rosto, deixando-o bem como o nome do vilão descreve. Vale observar que muitos dos outros inimigos do Capitão são aliados do Caveira Vermelha.

Mais fatos: >> O motivo do Capitão América estampar cartazes com a frase “O Primeiro Vingador” se dá pelo fato de ele ter sido “criado” na época da segunda guerra – na década de 40 – e congelado até os dias atuais. Vocês já devem ter percebido isso da data ao longo do post, só chamando atenção para o slogan do herói e seu histórico.

>> O filme de 2011 ( há uma produção de 1990 ) mostra bem o propósito do personagem. Criado pela Marvel na época da Segunda Guerra, o Capitão tinha o objetivo de estimular os homens americanos a se alistarem ao exército, ajudando na luta contra os nazistas. Claro que ele é só um símbolo do soldado bravo, nacionalista e ético que odeia nazistas e não saiu por aí com seu escudo, como no filme.

Contudo, o herói mostrou-se, mais tarde, ser bem mais do que um apelo a uma causa do governo e do país.

Capitão América e Os Vingadores

Ao final dos créditos do filme de 2011, vemos o herói despertando 70 anos após ter sido congelado. Tentam fazer uma simulação da época de Steven para que ele se acostume com seu despertar, mas ele acaba estranhando e saindo correndo. Nick Fury – quem está reunindo os heróis – corre atrás dele, informando-o do congelamento e de quanto tempo se passou.

Nas HQ’s, ele é retratado como o líder do grupo. Por seu deslocamento após tanto tempo congelado – nas histórias em quadrinhos ele não é congelado e a equipe surge por volta de 20 anos após o fim das aventuras do Capitão ( a Segunda Guerra Mundial ) – e rixas com alguns membros da equipe, não se sabe se o posto de chefe o aguardará no longa metragem.

O que acham do herói? Os Vingadores fazem bem em ter ele na equipe? Comentem e não se esqueçam…

AVANTE, VINGADORES!

Fontes: Além de alguns amigos (Bruno e Henrique), me ajudaram na confecção do post o ilustre wikipedia e sua versão americana da Marvel.

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

7 pensamentos sobre “Especial Os Vingadores #3: Capitão América

  1. o capitão américa não eh um dos meus favoritos dos vingadores justamente por toda essa imagem nacionalista que carrega, pra falar a verdade, nenhum deles eu gosto mto (homem-aranha eh o melhor super herói e fim u.u’) husauhsa xD mas acho que ele cai muito bem como líder da equipe, justamente por toda essa atitude de soldado certinho q ele tem =] o problema eh essa atitude funcionar com caras como o tony stark uhashusauhsa xD


    hangover at 16

    • Pois é, apesar de toda a sua postura de herói, ele não cola pra muita gente por conta de desse pano de fundo rs Além do fato de sua história não ser nem um pouco interessante ao lado de muitas outras figuras. Eu li que o Homem Aranha entra para Os Vingadores em uma das reconstruções da equipe 😀 Contudo, ele não deve aparecer nos filmes do grupo – como foi bem lembrado pelo Bruno – por conta de sua distribuidora ser a Sony e a “dos heróis mais poderosos da Terra” ser a Paramount. Pelo menos ainda temos o remake do personagem nesse primeiro semestre de 2012. E tente dar uma chance aos Vingadores com esse longa metragem! 😀

      Abraços,

      Victor

  2. Adorei o post Victor!! Estou doida para ver o filme =D
    Só para te perturbar, prefiro o Thor!!!! *-*
    hahaha
    beijoss

    • Obrigado, Anna. Fico feliz 🙂
      Estamos todos! 😀
      Hahaha Dos Vingadores eu também gosto mais dele, viu? De super heróis em geral já é outra história… ahauhaua

      Beijos,

      Victor

  3. Na minha opinião o Capitão América é como se fosse mais uma figura de um humano perfeito bem essa coisa de homen perfeito igual o Capitão América ja é muito izagerada acho também que ele é daqueles que se tirar a camisa as meninas berram (deve ser por isso que ele ta no filme) mesmo ele nao tirando a camisa acho paia essa coisa d ehumano perfeito

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s