Animais Fantásticos 17# – Fênix

Bem, eu estava sem a menor ideia do que escrever agora, então fiquei encarando a tela do meu computador por meia hora… e mais meia hora… e mais outra… aí dei uma folheada nos meus livros e, como sempre, me retive na coleção de Harry Potter. Acho que os que leram o segundo livro sabem o que vem aí:

Image

Fênix, isso aí, aposto que você não teria adivinhado se não fossem o título e a imagens gigantes logo acima desse texto… Okay, deixando de lado minhas piadas sem graça (Ah, tá, como se isso fosse possível.), vamos começar a falar sobre esses incríveis animais.

Uma fênix é sempre um animal maravilhoso, com penas de tom dourado penetrante e que supostamente emanavam uma luz tão potente quanto a própria luz do sol. Sua característica mais marcante seria sua capacidade de entrar em autocombustão logo antes de sua morte e renascer das cinzas em toda sua magnificência. Tanto é citado que, apesar disso, as fênix envelheceriam muito mais rápido do que todos os animais existentes, alcançando a idade adulta alguns dias após o seu renascimento (Não se sabe se elas envelhecem tão rápido normalmente ou só após de renascer.)

A fênix acabou por se tornar um símbolo da imortalidade graças a sua capacidade de renascer diversas vezes sem nenhuma consequência. E esse símbolo se espalhou por várias culturas. Talvez seja irônico o quanto os povos precisam de símbolos como estes para representar as coisas (Como a cobra comendo a própria cauda que representa a eternidade).

Em algumas mitologias, havia a diferença de que ela na verdade morria quando entrava em combustão e não renascia, mas sim dava a luz a uma nova fênix que, em respeito a sua progenitora, colocava suas cinzas em um ovo de mirra e voava até a cidade egípcia de Heliópolis para colocá-lo no altar do sol. Uma coisa que vinha a se assemelhar mais ao costume do deus Egípcio Bennu (Que se tornava uma ave cinzenta similar a uma garça e, voava até a mesma cidade da fênix a fim de se pousar sobre o mesmo altar e se deixar queimar para honrar ao deus Rá.).

Em algumas culturas, as lágrimas das fênix também são capazes de curar qualquer ferimento ou mal que esteja afligindo alguma criatura.

As Fênix nos livros – (Existem spoilers abaixo, então, cuidado e veja a capa antes dos livros pra saber até onde você precisa ter lido)

ImageHarry Potter – J. K. Rowling parece ser o melhor apoio para falar sobre o lugar que as criaturas mitológicas assumem na atualidade. Fawkes, a fênix de Dumbledore salvou Harry do ataque do Basilisco no 2º livro quando o cegou usando suas garras e, após o rapaz matar o basilisco, curou o veneno com suas lágrimas. Fawkes tambérm ajuda Dumbledore a escapar quando o ministro da magia tenta prendê-lo.

PS: Essa imagem de fênix me custou pra escolher, mas eu fiquei muito satisfeito com essa 😀

Anúncios

Um pensamento sobre “Animais Fantásticos 17# – Fênix

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s