Animais Fantásticos 13# – Grifos

Bem, nos encontramos novamente nesta maravilhosa, e quente como um inferno, Terça-feira para falar de mais um animal fantástico que vem assolando os mundos míticos e as mentes dos seres humanos por séculos. Falaremos hoje dos maravilhosos: GRIFOS \ô/

 

Grifos são animais que, em qualquer lugar em que apareçam, mostram de logo importância ou até mesmo uma figura respeitosa para todas as criaturas. É um tanto difícil saber por que um grifo inspira tanto respeito ou até mesmo admiração. Talvez seja porque eles são descritos como uma mistura entre uma águia e um leão que são, respectivamente, os senhores do ar e da selva.

Sua descrição praticamente não varia: São sempre descritos como uma enorme criatura com corpo de leão e cabeça de águia com asas saindo das costas. A única variação é o local de suas asas saem: É mais local a versão em que as asas saem das costas, geralmente próximo das patas dianteiras. Mas na mitologia egípcia, suas asas saem mais próximas dos quadris e se movimentam o tempo inteiro enquanto estes voam, sendo bem mais parecido com asas de beija-flor.

É um coisa difícil saber que os citou pela primeira vez, sendo mais provável que tenham sido os babilônicos, assírios e os persas.

Uma coisa que os grifos têm em comum com os dragões é ligada a tesouros e coisas de valor. Enquanto os dragões em geral guardam um tesouro, os grifos costumam fazer seus ninhos perto de grandes tesouros e algumas pessoas diziam que eles colocavam ovos de ouro.

Um detalhe interessante sobre os grifos é que sua figura imponente na mitologia geralmente está ligada a um deus importante. Por exemplo: na mitologia grega eles pertenceriam a Zeus, o que os torna criaturas extremamente importantes, e na mitologia egípcia eles seriam “servos” de Hórus. (Um detalhe interessante é que esse deus quase sempre é representado como tendo uma cabeça de águia, assim como os Grifos.)

E um detalhe divertido: Os Grifos são inimigos mortais dos Basiliscos.

Os grifos nos livros  (Existem spoilers abaixo, então, cuidado e veja a capa antes dos livros pra saber até onde você precisa ter lido)

ImageHarry Potter – Um coisa que poucos notaram é que no universo de Rowling em momento algum é citado um grifo. O único que aparece não é um grifo, e sim o resultado de um cruzamento de um com uma égua, que resulta no Hipogrifo. Um Hipogrifo é um animal muito parecido com um grifo (Principalmente em sua personalidade temperamental e extremamente fácil de irritar.), mas que possui uma cauda e cascos equinos. É o hipogrifo Bicuço que ajuda na fuga de Sirus Black e que se torna um amigo próximo do mesmo, entrando em depressão após a morte deste.

ImageAs crônicas dos Kane – O Grifo aparece em sua versão da mitologia egípcia (Asas saindo do quadril.) logo no começo do segundo livro e sua aparição é deveras pequena. É apenas citada sua ligação com Hórus e é mostrado o quanto o animal é poderoso ao destruir uma maldição quase sozinho.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Animais Fantásticos 13# – Grifos

  1. Eu não lembrava desse detalhe em Harry Potter, o de que o Hipogrifo era a mistura de um grifo com uma égua. Vou corrigir as pessoas daqui pra frente quanto a isso rs. Quanto à conexão deles com Hórus, não sabia, mas fez um baita sentido após lembrar da aparência do deus egípicio. Sabe onde me lembrei de ter lido grifos? Em Alice no Pais das Maravilhas 🙂 Aparece um grifo enquanto o julgamento da Rainha de Copas está ocorrendo, se não me engano.
    Ótimo post, não foi a toa que essas criaturas ficaram em segundo.

    Abraços,

    Victor

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s