Sabor de momentos

É certo que todos tem um momento na vida de chutar o balde e mandar tudo para o diabo. Afinal, somos humanos,  não podemos ver tudo sempre colorido e cristalino – às vezes, na verdade, temos a visão daquele quadro bem pichado e desgastado. Mas, acontece que são certos momentos nos quais a raiva ou o pessimismo – seja qual for sua fonte – invade nossas vidas. Esse sim é o normal. Se você começa a ver tudo sob perspectivas ruins e negativas toda hora, tem algo de errado. A vida não é só feita de situações onde o que você mais esperava não veio o quem você mais aguardava não apareceu. Não é só de bater com a cara na parede ou ter um dia ruim e chegar em casa sem descanso e relaxamento. Não é só de vezes onde tudo está dando errado – por mais que coisas azarentas estejam ocorrendo com uma certa frequência. A vida é feita a partir de lembranças. E cada uma tem o seu sabor. Pode ser um dia que transcorreu não muito bem, azedo, mas algo importante ou marcante aconteceu. Ou um dia perfeito, doce, onde você pode ouvir os pássaros cantando ao caminhar pela rua. Ou um dia mais ou menos, agridoce, que notícias bacanas chegaram temperadas com outros acontecimentos que te incomodaram.

É preciso saber receber a todos eles e guardá-los com carinho – mesmo que eles não tenham esse cuidado com você.  Antoine De Saint-Exupery, o autor de O Pequeno Príncipe, escreveu um poema belíssimo que volta e meio releio. Chama-se Aos que passam em nossas vidas. O poema conta que as pessoas que conhecemos, sejam ruins ou boas, sempre levam consigo um pouco de nós e deixam um pouco delas conosco. Segundo ele, mesmo sendo essa parte que fica conosco não muito boa, ela é única e insubstituível, prova de que nada na vida acontece por acaso. Concordo completamente com o que ele diz, só adicionaria um detalhe: isso vale para os momentos também. Todas as lembranças juntas são a nossa vida. São o que nós já passamos, vivenciamos, ou seja, o que vivemos. Elas são uma parte da gente e somos parte delas também. Mesmo as ruins, e ainda mais as boas. Cada uma delas só aconteceu uma vez e não vai retornar. A algumas podemos agradecer esse fato, mas, ainda assim, melhor tê-las do que nada possuir para preencher nosso álbum com momentos saborosos, diferentes e, de formas variadas, insubstituíveis. E, além do mais, quem é que não gosta de olhar para trás e conferir o que já se passou? Quem nunca riu daquela cena que lhe pareceu horrível, mas agora nada mais é do que ridícula e digna de piadas? São todas essas e mais outras que escrevem – e ilustram – nossa história.

Por tanto, se teve um dia ruim, antes de tornar o mundo a sua volta completamente negro, tente analisar o ocorrido com mais calma e guardar ele com carinho, saborear cada segundo. Afinal, ver cinza ao invés de preto já deixa tudo mais perto das cores vivas. Quem sabe se não ficar mais assim, não atrai momentos mais desejáveis? Atrairá alguns saborosos, por certo. Bom apetite!

Victor

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Um pensamento sobre “Sabor de momentos

  1. Adorei o post! Mas, sei lá, as vezes não é assim tão simples, pode ser que a pessoa tem motivos maiores pra tornar o mundo a sua volta em completamente negro… Porém, eu compreendo o que quis dizer, e concordo.

    xx carol

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s