Indicação de Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Pollain

Oi gente, tudo bem com vocês?

Bem, primeiro deixa eu me apresentar! Me chamo Mirela ( mas pode me chamar de Mi, hehe) e vou estar aqui pelo Blog das Resenhas falando sobre filmes.

Primeiro porque sou viciada na sétima arte e segundo porque fui convidada pelo Victor pra participar desse espaço, sabe como é, ele visitou o meu blog chamado Vende-se Cadeiras e gostou da minha insanidade… Diante disso não tive como recusar o convite!

O primeiro longa metragem que escolhi para falar foi o ‘Fabuloso Destino de Amélie Pollain’ que é um dos meus clássicos atuais favoritos, um dos motivos é pela sua produção fotográfica que é fantástica outro é pelo roteiro simples mas maravilhosamente trabalhado. Poderia citar outros motivos também mas isso não será necessário, vou deixar que assista e numere outras características.

Tudo se passa na França ( ai, ai, Paris!), isso mesmo você já deve estar imaginando um filme cheio de moda, glamour, Torre Eiffel, brioches e coisas do tipo… mas meu amado leitor nem tudo é assim! Claro que ainda temos Nicolas Sarkozy na cidade luz, mas isso seria um post sobre politica e o assunto agora não é esse.

A historia contada é da inocente Amélie, a moça criada pelos pais totalmente instáveis emocionalmente e cheios de manias completamente esquisitas. O pai ex medico militar cisma que a garota em sua infância tem anomalia cardíaca, com isso a menina acaba estudando em casa com sua mãe que era professora. Assim ela cresce isolada de tudo e de quase todos.

Os anos passam e após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, Amélie muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Um certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique. Ao ver o quanto ele realmente se emociona ao receber o seu objeto de volta, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então é a partir de pequenos gestos, que ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisso um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

O filme relata o quanto as pessoas ultimamente andam tão relapsas ao ajudar o próximo, pequenos gestos podem sim fazer diferença. Infelizmente o fato do ser humano se importar apenas com ele e com o que pode acontecer no futuro de suas vidas fazem com que atos de caridade caiam em esquecimento.

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet (thriller americano “Alien – A Ressurreição”), o longa é um leve drama com toques de comédia e ironia.

 A parte visual fica por conta do Bruno Delbonnel (diretor de fotografia). Para que o clima ficasse mais fantasioso foram usadas muitas cores berrantes equilibradas com tons de azul. Houve todo um trabalho digital para que tudo saísse perfeito, mas como nada se cria tudo se inspira, a fotografia do filme teve influencia de pinturas artesanais, que em suas obras utilizava os tons de vermelho e verde como evidencia.

A trilha sonora é composta inteiramente pelo músico francês Yann Tiersen. E na parte de atuação Audrey Tautou da um show de carisma interpretando Amélie. Com suas expressões faciais ingênuas, seu olhar arregalado e tímido mostra realmente que sua atuação e a ingenuidade de sua personagem são para poucos.

Indicado aos prêmios César (França), B.A.F.T.A (Inglaterra) e Oscar (EUA) de melhor fotografia e vencedor do European Film Award na mesma categoria.

O Fabuloso Destino de Amélie Pollain além de ser um clássico do cinema ainda nos mostra que a felicidade pode estar em pequenos gestos que realizamos.

Então, gostaram? Esse foi apenas o primeiro de muuuuitos posts que ainda vou escrever aqui e se tiverem alguma sugestão para o próximo, comenta aí!

Anúncios

Sobre Mirela Lemos

Cresceu ao som da vitrola da sua vó e o violão do seu tio, mas sempre que podia corria para se enfiar em meio ao tecidos dos vestidos que sua mãe costura até hoje. Colecionadora de historias quando não está com uma câmera na mão, está procurando palavras para escrever o que acontece ao seu redor ou que se passa em seu coração!

4 pensamentos sobre “Indicação de Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Pollain

  1. Esse filme é simplesmente perfo! Eu o assisti há um tempo atrás, se eu não me engano em um especial do aniversário da França ou algo assim! Eu simplesmente ameei, gostei muito, principalmente pq ele foge bastante nos quesitos alegóricos e dimensionais dos filmes americanos e midiáticos! Resenha perfeita!

  2. Acabei de rever o filme e reparei muito no que você comentou sobre as cores. É praticamente berrante de tão evidente que o verde e o vermelho são em várias cenas. A fotografia e os ângulos da câmera são fantásticos, até eu, que não costumo reparar nesse tipo de coisa, fiquei estasiado com a direção. Fora que as atuações e o roteiro complementam a produção estrondosamente. O jeito excêntrico da Amélie é perfeitamente incorporado pela Audrey. É, como você mesma disse, um clássico, sem menos.

    Beijos,

    Victor

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s