Resenha: EntreQuadros – Círculo Completo

Trecho do livro Círculo Completo ( Página 13 ) - *Todos direitos reservados à Editora Balão Editorial

Relacionamentos são coisas pra lá de complicadas. Principalmente quando terminam de maneira traumática e não deixam você seguir em frente. O coração congela, preso aos belos acontecimentos anteriores e você se condena por não “passar para a próxima”, ficar preso no que já acabou, com várias sequelas amorosas. Dói lembrar, tentar esquecer e desejar que tudo retorne. É uma sofridão sem fim.  Como diz o autor Mário César, “deveria ter um botão de reset” dentro de cada um de nós.

Trecho do livro Círculo Completo ( Página 25 ) - *Todos os direitos reservados à Editora Balão Editorial

Freuderico ( qualquer semelhança com Freud é uma mera intenção ) é um psicanalista que encontrou Martha, sua alma gêmea, na faculdade de psicologia. Era amor verdadeiro, os dois combinavam perfeitamente e se amavam intensamente. Mas tudo não acabou tão bem assim. E Freuderico foi o maior prejudicado, vagando por aí com coração em pedaços. Até encontrar Karina. Uma bela mulher super gente boa que está não só a fim dele, mas como também de sua história amorosa. Tentando seguir em frente com a moça e esquecer seu passado com Martha – ou, finalmente, passar ele para trás e continuar a viver -, ele narra como conheceu e amou a jovem – e como tudo acabou de uma forma impactante para ele.

Trecho do livro Círculo Completo ( Página 52 ) - *Todos os direitos reservados à Editora Balão Editorial

Círculo Completo fala sobre recomeços, segundas chances, casos de amor e loucuras cometidas por esse sentimento ingrato e adorável ao mesmo tempo. Com um traço maravilhoso, Mário César é responsável também pelos diálogos ágeis, referências musicais ( principalmente ) e cinematográficas. Os desenhos são de um tom verde belíssimo que ficou muito interessante ao longo do livro. A história provoca risos, lágrimas e esperança durante seu desenrolar. A única coisa que gostaria de apontar referente aos pontos negativos é que os relacionamentos, por mais que tenham uma história completa, são curtamente desenvolvidos. Achei que poderiam ter mais flashbacks desenvolvendo o caso de Freuderico e Martha e, claro, mais outras cenas desenvolvendo o que se passa entre ele e Karina. Essa última concorda em ouvir o que aconteceu entre ele e sua ex logo no primeiro encontro. Não é só qualquer um que topa como não é em 24h que se engole tudo que foi narrado – mesmo que ela seja gentil ao extremo e super apaixonada por ele ( o que poderia até explicar, mas também ficaria sem explicação, pois eles acabaram de se conhecer pessoalmente ).

O autor também colocou como figurantes de algumas cenas diversos atores, atrizes e cantores famosos. No final do livro há um índice dizendo quem apareceu e em que página. Conseguem ver o Dave Grohl nesse quadrinho abaixo?

Trecho do livro Círculo Completo ( Página 51 ) - *Todos os direitos reservados à Editora Balão Editorial

Por fim, Círculo Completo é uma história ao mesmo tempo comovente e engraçada. É ótima para ler em uma tarde e se divertir com os diálogos e ilustrações de Mário César. O projeto gráfico da editora ficou lindo, com muitos detalhes super bacanas aqui e ali. Um texto muito legal sobre fantasia e realidade de Nick Farewell foi adicionado como prefácio. Dele, separei um trecho para vocês: “Que possamos recorrer à sabedoria ancestral em reverência ao nosso não saber de que o começo contém o nosso fim e de que o fim aguarda um novo começo, assim se repetindo infinitamente até o fim de cada história.” Não só é maravilhoso como achei que combina com a história.

>> Compre o livro no site da Balão Editorial!

>> Conheça mais HQ’s da Balão Editorial!

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Um pensamento sobre “Resenha: EntreQuadros – Círculo Completo

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s