Resenha: Sabor de Sangue e Chocolate

Alex é um adolescente ignorado pela mãe – principalmente – e pelo resto de sua família.  Solitário e recluso, vive por trás de fones de ouvido, tentando não se importar com a negligência alheia. Porém, após um acidente do qual ele salva não só a si mesmo como a seu irmão, as coisas começam a ficar estranhas. Seu olfato se torna mais sensível e ele parece ouvir mais que todos ao seu redor. Como passou por uma forte experiência – o acidente que quase matou a ele e a seu irmão -, seus pais julgam suas reações como um trauma, deixando o motorista particular da família, Brandão, levá-lo para sua cidade natal, Nova Guanaja, no Rio Grande do Sul. Uma viagem fará bem ao menino, permitirá que ele relaxe e se recupere. Ou nem tanto…

Chegando na cidade gaúcha, os acontecimentos estranhos não deixam o jovem em paz. Alex visita Claudia, neta de Brandão, que está internada no hospital por ter perdido muito sangue recentemente. A menina, a sós com ele no quarto, bebe de seu pulso, recuperando-se milagrosamente. Em paralelo a isso, um rapaz aparece decapitado e todos na cidade ficam estarrecidos. Tem algo de errado no ar. Ao voltar para casa, nova em folha, Claudia se mostra ser uma jovem manipuladora e egoísta que fará de tudo até conquistar o que mais deseja: soltar temíveis criaturas no mundo que possam beber de seu sangue e de suas amigas.

Condenada por uma jovem e irresponsável bruxa, a cidade logo se vê nas mãos de quatro perigosos seres que não medirão forças para terem tudo que precisarem e desejarem. E, Alex, cedo ou tarde, descobrirá que está mais envolvido em tudo isso do que simplesmente como turista de Nova Guanaja.

Helena Gomes sempre me surpreendeu com seus romances. Sangue de Lobo me impressionou demais e as aventuras de Conexão Magia foram nada menos que fantásticas. Porém, Sabor de Sangue e Chocolate me decepcionou muito. O livro não me agradou, apesar de sua proposta interessantíssima e das reviravoltas de sua trama. Fiquei um bom tempo tentando entender o porquê de me sentir incomodado toda vez que inciava um novo capítulo até que, já para a metade, a resposta se mostrou clara: a narrativa se desenrola de forma muito rápida. Eu sabia que tinha algo a ver com o desenrolar da história e que o problema não era o texto, pois este estava ótimo como sempre. Já sei que a autora escreve bem por outras obras que li dela e isso não mudou em nada desta vez. Foi aí que reparei no ritmo. Não é um suspense onde as coisas se revelam muito rápido. É um suspense sobrenatural onde os acontecimentos ocorrem sempre muito rápido e, por vezes, logo em sequência. Acho que se a autora explorasse mais as cenas de ação ou onde algo de importante ou interessante se passa – além de poder desenvolver melhor cada personagem – poderíamos dividir o livro em dois volumes – e ótimos volumes! Esse problema também faz com que nós deixemos de realmente conhecer os personagens. Alex tem um humor bastante variado durante trama, sendo por horas muito bondoso, preocupado e heroico e por outras revoltado e negligente. Todos os personagens poderiam ser melhor tratados, mas creio que ele é quem mais não é possível compreender.

Por fim, Sabor de Sangue e Chocolate é um livro que tinha tudo para ser muito bom, mas, infelizmente, não cumpriu com as expectativas. De qualquer forma, tomando como base as outras obras da autora, ainda temos muito o que aguardar – e ansiosos – de Helena Gomes.

Resenha Premiada!

Comentando na resenha, você estará concorrendo a livretos de Sabor de Sangue e Chocolate ( com o primeiro capítulo do livro ) e a cartões de Conexão Magia. Serão dois ganhadores!

1° sorteado: 3 cartões e 2 livretos

2° sorteado: 2 cartões e 1 livreto

O sorteio será realizado pelo site Random.org no final da semana ( ou na sexta ou no sábado ) e divulgado pelas redes sociais do blog. Os ganhadores serão contactados por email.

Sobre os comentários: Lembre-se, os comentários deverão ser coerentes e realmente expressar uma opinião, não somente adicionar elogios a qualquer dos envolvidos na resenha. Os comentários de conteúdo racista ou desrespeitoso não serão aprovados e sim descartados.

Boa Sorte!

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

9 pensamentos sobre “Resenha: Sabor de Sangue e Chocolate

  1. Mesmo com a resenha com um clima meio “desanimador” me despertou muito a curiosidade de ler o livro, amo romances sobrenaturais mas nunca tinha lido um ambientado no Brasil, até ontem que comprei A Batalha do Apocalipse, o começo da história me lembrou um pouco do começo da série Os Imortais.
    Tô com Conexão Magia para ler desde que saiu a resenha aqui e sempre esqueço e agora nem tão cedo vou ler, pois, estou lendo dois livro e um na fila já pra ler.

    • Pois é, Thiago, com essa coisa de fila, é sempre melhor dar preferência a alguns livros. No caso de você querer ler obras da Helena Gomes, recomendo muito mais o Conexão Magia ou, ainda mais, o Sangue de Lobo – meu favorito da autora. As resenhas servem mais pra colocar na ordem de leitura, pois poucos livros são dispensáveis. Não é bem o caso desse, pois já ouvi comentários positivos – e muitos. Há sempre quem goste, por mais que tenha problemas.

      Abraços,
      Victor

  2. Olá!!!

    É a primeira resenha que leio a respeito desse livro, e a história parece ser bem intrigante!! Temas como o “sobrenatural”, mistério e magia sempre atraem muito nossa atenção, não é?

    Que pena que você não gostou tanto desse livro dela quanto do outro!! Eu, particularmente, não li nada da Helena, mas gosto é assim mesmo, né… achei legal a maneira respeitosa como você expressou sua opinião, mesmo que negativa ^^

    Abraços!

    Samanta Holtz
    Autora de “O Pássaro”
    @SamantaHoltz
    http://www.samantaholtz.blogspot.com

    • Olá!

      Ah, sim. Esses elementos são um prato cheio pra quem gosta de fantasia ^^

      O primeiro que li dela excedeu todas e qualquer expectativas. Recomendo a todos o Sangue de Lobo. É sempre importante respeitar o trabalho dos outros e opinar, não “falar mal”. O problema da maior parte das resenhas negativas que desrespeitam ou à obra ou ao autor é que as pessoas simplesmente não conseguem apontar pontos negativos, argumentar e por aí conduzir o texto. Não é arrasando o livro que você expressa sua opinião. E sempre há pessoas que vão gostar da obra mesmo com tudo aquilo que te incomodou. Por conta disso que também não é bom arrasar livros. Além de ser desagradável, é claro.

      Abraços,
      Victor

  3. Me despertou muita curuosidade , eu preciso ler esse livro ! Adoro romances sobrenaturais são os meus preferidos de se ler , gosto de muitos mas eles estão no top da lista sem falar que parece envolver um pouquinho de aventura ! Ji vi pessoas com resenhas negativas desse livro mas acho que esse livro pode ser muito legal ! Quero esse livro !
    Abraços

    • Hum, me parece que esse livro tem o que mais te interessa 🙂 Jura? Não encontrei outras resenhas negativas dele, achei que estava sendo o primeiro rs Bem, que bom que mais pessoas pensam como eu 😀 De qualquer forma, como eu disse em outro comentário, há sempre aquelas pessoas que amam o livro independente de tudo que foi criticado no mesmo – isso acontece muito com filmes também. Gosto é gosto 🙂

      Abraços,
      Victor

  4. A resenha tá ótima, já li o livro (porque li a resenha em outro blog, dizia que era muito bom), mas também de decepcionei um pouco…. a capa, os personagens, a escrita… tava tudo perfeito nos primeiros capítulos mas depois fui lendo… senti que era aquele tipo de livro que você não se interessa muito pelos personagens sabe? Mas apesar disso eu gostei até, não é toda aquela maravilha que eu esperava (e que me disseram ser) mas é legal. E parabéns pela resenha, tá ótima e adoro quando expõe seus pontos de vista, haha.

    • Nossa, muito bacana receber aqui um comentário de alguém que já leu. É sempre super legal trocar ideias a respeito de um livro lido. Pois é, acho que as pessoas podem ter gostado, mas sempre vejo um pessoal que exagera somente por ser resenha de parceria. Sua opinião deve ser sincera. Mentir pode até prejudicar o autor que acha que sua obra está muito boa e ele está sendo muitíssimo bem recebido – isso enquanto o livro contém alguns erros que podiam ser melhorados. Bem, já que, apesar de tudo, gostou do livro, te recomendo outra obra da autor: “Sangue de Lobo”. É muito bom, recomendadíssimo!

      Abraços,

      Victor

  5. Nunca li nada da autora, mas já ouvi falar de seus outros livros. Que pena que o ritmo da estória é muito rápido. Não gosto também quando o autor não dá espaço para explorar os personagens. Mas eu até gostei da estória e dos mistérios, quero ler um dia.

Escreva seu comentário

