Animais Fantásticos 9# – Sereias

Essa coluna acabou por ser escrita meio que atrasada causa de um probleminha maldito chamado preguiça somada a uma coisinha chamada falta de luz quando se menos espera. e_ê

O tema de hoje, como vocês podem ver naquele título grandão lá em cima, são Sereias, essas maravilhosas criaturas metade-mulher metade-peixe estão em mais ou menos 50% dos livros de fantasia que encontramos por aí. Isso acontece por que nem todos os livros tem alguma parte que se passa no mar que é onde elas geralmente estão. As sereias surgiram originalmente na mitologia grega e seriam as filhas do deus-rio Aqueloo (Filho de um oceano com Tétis) com a musa Terpsícore.

Existem umas diferenças, até mesmo na própria mitologia grega, de qual é aparência das sereias. Enquanto alguns preferem retratá-las como sendo belíssimas capazes de fazer inveja a qualquer Miss Universo, outros as retratam como criaturas horríveis e assustadoras que, graças a sua capacidade de enfeitiçar os homens, conseguiriam convencer a todos que possuem beleza incomum. Entretanto também há aqueles que as retratam como ambos, sendo que enquanto as pessoas as obedecem e fazem todos os seus desejos (Na maioria das vezes isso inclui morrer.), elas continuam bonitas e encantadoras, porém, após qualquer lampejo de raiva elas revelam outra aparência que parece retratar melhor seu interior, que geralmente é horrível e assustador.

Quando se trata de conviver com os humanos nós conseguimos chegar a uma unanimidade: Elas simplesmente os odeiam. Os encantos das sereias e suas belas vozes geralmente são usados para hipnotizar os homens e fazer com que estes pulem na água e as sigam até as profundezas para que estes se afoguem. Mas, em alguns raríssimos casos, elas não apenas não matam os humanos como também os ajudam. Naturalmente esses casos não acontecem com qualquer pessoa, isso geralmente acontece quando se trata de alguma espécie de semi-deus ou humano com uma benção.

As sereias nos livros – (Existem spoilers abaixo, então, cuidado e veja a capa antes dos livros pra saber até onde você precisa ter lido)

Percy Jackson – No mundo dos semi-deuses, as sereias são representadas como enviadas de Poseidon. Existem as sereias de água doce e as sereias de água salgada. A principal diferença entre estas é basicamente o seu habitat, sem falar de seus temperamentos que mudam conforme o lugar em que elas habitam.

Harry Potter – No universo bruxo, as sereias são seres um tanto diferentes. Sua aparência não destaca nenhuma beleza surpreendente quando elas estão normais, sem ser algo terrivelmente assustador. Porém, quando elas se irritam assumem uma aparência mais selvagem e mostram suas presas. Outro ponto interessante são suas vozes que aparentam gritos horríveis de agonia quando ouvidas fora d’água, mas dentro desta elas se tornam doces melodias. As sereias também participaram do enterro de Dumbledore que aconteceu no final do sexto livro.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Animais Fantásticos 9# – Sereias

  1. esse post de animais fantasticos eh muito lgl! tão de parabens! não sou o maior fã de sereia, nem das bonitas, nem das feiosas D: acho que sempre que elas estão num livro atrapalham um pouco a história. tirando percy jackson, se elas ajudam alguem eh pq estão apaixonadas e ai fica aqla história de amor impossivel e se elas são más, bom, tah na cara que vão atrapalhar! haha


    hangover at 16

  2. Adorei esse! Tem um outro livro só sobre isso (“Sereias”), mas eu ainda não li. O filme do último Piratas do Caribe também tem isso e eles ficaram com a ideia do primeiro (muito bonitas) haha

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s