Resenha: A Passagem do Anjo

Ficou minha vez de postar logo no dia do SOPA. Mas nós aqui do Blog das Resenhas apoiamos o #StopSOPA, hoje mesmo já teve post sobre isso. Se você não sabe o que é, não deixe de se informar, porque afeta diretamente o modo como você se relaciona a internet, afeta a sua liberdade de expressão. Se informe aqui. Agora voltamos à nossa programação normal:

*sinopse incluída na resenha porque a oficial é muito grande e não é tão boa

A Passagem do Anjo é um livro eu já tinha visto por aí, mas não tinha pensado em parar para ler (ou ver o que era) até a mãe da Igra (que também escreve aqui) decidir me emprestar. Como eu não recuso oportunidades, aceitei. Eu só tinha ouvido que tinha lobisomem e tinha algo a ver com História, fora isso eu não sabia nada, então não teve como me decepcionar, mas também não me agradou muito. Esse é um livro que você tem que gostar dos conflitos políticos trazidos pela religião no passado e um pouco de histórias com aquele tom de reflexão sobre a vida e o mundo. Se você gosta disso, esse é livro para você. Se não, não se iluda pelo lobisomem, ele é mais metáfora do que outra coisa.

O livro que conta a vida inteira de Angelo, um homem meio anjo (metaforicamente!) e meio lobisomem. Na primeira parte, conta como ele cresceu e todos os problemas que sofreu (pai que batia na família, rejeitado por causa da aparência, problemas com a mãe…) e de como isso foi transformando-o em uma pessoa amarga e cheia de ódio. Mais tarde, mostra ele já adulto, quando parece tomar jeito e buscar algum caminho na vida, mas acaba se envolvendo em conflitos outra vez. Depois disso, passa um tempo de “castigo” vivendo como lobo, tempo o qual pouco se lembra. Nesse período, nós acompanhamos mais a vida de seu irmão, Silvestre. E, na última parte, ficamos sabendo o resultado de toda essa vida e no que Angelo se tornou. Além disso, entre esses períodos temos mais três histórias se desenrolando: A primeira, dele mesmo, trancado em um lugar escuro sem saber se um dia vai sair. A segunda é de Gaetani, que sempre foi uma espécie de inimigo de Angelo e os dois se esbarram várias vezes. E, a terceira, a história do mundo com foco na Igreja Católica.

A primeira parte, principalmente as partes de Angelo na Torre Del Lupo, foi uma das que eu mais gostei e serviu para me chamar atenção ao livro. Mas conforme o personagem foi crescendo, a leitura foi continuando, você começa a se perguntar: E daí? Por que tudo isso? Resposta que você demora a encontrar. Vai perceber só mais para o final, quando se dá conta de que está lendo um livro que reflete a passagem das pessoas pelo mundo (a não ser que leia tendo em mente de que é sobre isso que está lendo). O problema é que quando o livro se recupera, a história fica dividida entre a vida de Angelo e os conflitos dentro da Igreja, o que pode acabar desanimando de toda a história. Então, em outras palavras: o ritmo do livro começo bom, cai bastante e se recupera pela metade.

Uma coisa que eu tenho que comentar é sobre Maria. Ela é uma serva de Angelo e eles acabam se apaixonando (isso não é spoiler, você vai ver). Só que ela não é uma garota comum, ela tem cabelos ruivos, olhos verdes, uma personalidade forte e, apesar de sua condição social limitar, ela não é nada boba. Foi uma personagem que eu gostei muito e, só por ela, vale a pena ter lido. O Tino é outro que eu gostei, mas aí já é spoiler.

Sobre os lobisomens: Não leia esse livro esperando encontrar um Jacob ou qualquer coisa da onda sobrenatural, não é um livro sobre isso. É interessante, sim, como o lobisomem é tratato, a mitologia por trás, mas a não ser que você esteja pesquisando todas as formas de um lobisomem ser retratado, não aconselho ler esse livro por isso.

A Passagem do Anjo é um livro para todos aqueles que gostam e querem entender os conflitos entre corpo e mente; e aprender como lidar com eles. Em resumo, a passagem do anjo não é um livro de passatempo ou de aventura sobrenatural é uma busca do “Eu” interior, uma luta da natureza humana com o animal interior, além de tentar equilibrar os desejos da carne com os do espírito.” (Isso está escrito exatamente assim em pelo menos 2 resenhas do Skoob, então não sei qual a original)

Título: A Passagem do Anjo 

Autor: John Sack

Editora: Sextante


Um pensamento sobre “Resenha: A Passagem do Anjo

  1. Achei a sa resenha a melhor de três (outras) que li a respeito do livro. Obrigado por nos ajudar na busca de livro pra ler ou presentear. Valeu!

Escreva seu comentário

