Animais Fantásticos 6# – Duendes

Bem, devo dizer que essa coluna foi escrita meio às pressas por causa de uns problemas com os feriados e uns irritantes moleques funkeiros que moram incomodamente perto da minha casa… Mas eu consegui e vim falar aqui parar vocês sobre o tema mais natalino que eu consegui pensar: duendes! (Sabe… tipo os ajudantes do papai-noel e tals…)

Os duendes talvez sejam alguns dos seres mitológicos que mais mudam de um livro pra outro. É uma mudança que chega a ser bem irritante, mas tem alguns pontos em comum:

Primeiro: Eles são baixos, nunca chegam a ter mais de 1 metro.

Segundo: O convívio entre eles e os humanos é sempre um pouco conturbado. Eles geralmente são bem gananciosos e chegam a roubar os humanos de vez em quando.

Mas agora que já falamos de todas as pouquíssimas semelhanças, vamos falar das gigantes diferenças. Uma coisa que difere é o tamanho de sua ganância, às vezes a ganância é pequena e se limita à pedir algum pagamento até por favores simples. Mas também pode chegar ao ponto de eles roubarem grandes tesouros que pertencem à outras raças ou seres, mesmo sem precisar deles

Outra coisa é a sua aparência, em alguns lugares eles são seres extremamente feiosos e com rostos desagradáveis para qualquer um(E quando são descritos assim eles são exatamente o contrário dos elfos). Mas algumas vezes também é dito que esses pobres coitados possuem uma aparência quase… Adorável, não muito, mas não são feios.

E, por fim, o que mais difere é a convivência deles com os humanos. Eles, em geral, detestam os humanos e fazem todo o possível para prejudica-los. Mas, em algumas raríssimas ocasiões, eles chegam à conviver com os humanos e até à trabalhar em grupo com estes.

Os Duendes nos livros: (Existem spoilers abaixo, então, cuidado e veja a capa antes dos livros pra saber até onde você precisa ter lido)

Harry Potter – J. K. Rowling decidiu descrever os duendes como pequenas criaturinhas de rostos extremamente desagradáveis e que tem um ódio profundo pelos humanos, principalmente pelos bruxos que são da casa da Grifinória, por que eles acreditam que Godric Gryffindor (Um dos quatro fundadores de Hogwarts e aquele que criou a casa da Grifinória) roubou uma espada sagrada de seu povo e a exibiu como sua. A mesma espada que Harry usa para matar o Basilisco e que Neville usou para matar a cobra que era a última Horcrux de Voldemort. Os duendes são aqueles que cuidam do banco de Gringotts e falam uma linguagem misteriosa chamada Gobbledegook.

As crônicas de Nárnia – Os duendes propriamente ditos não existem no universo de Nárnia, mas eu achei importante falar de duas criaturas que se assemelham bastante à ideia que eu tenho de duendes: Os anões e os terrícolas.

Os Anões criados por C. S. Lewis são pequenos, mas não são fortes, não possuem longas barbas e nem trabalham em gigantescas minas subterrâneas. Eles contrariam tanto a ideia dos anões normais da fantasia que achei bom citá-los aqui. Eles são pequenos, adoráveis e atrapalhados, se parecendo muito com aqueles que trabalham na oficina do Papai Noel (Um pequeno detalhe infantil)

E os Terrícolas são pequenas criaturas pouco informadas que trabalhavam no subterrâneo aprisionados por uma rainha feiticeira serpente que os usou para criar uma enorme sociedade e quase fazer um túnel até a superfície para invadir Nárnia.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Animais Fantásticos 6# – Duendes

  1. Adoreei o post! Principalmente essa coluna, é totalmente criativa, e até interessante de descobrirmos exatamente como são, e como são retratados em cada livro *-*

    xx carol

  2. Gostei bastante das comparações que você fez com os seres de As Crônicas de Nárnia. É interessante ver como alguns autores sempre misturam os pontos que consideram legais de certas criaturas para criarem outras com sua própria versão. Uma coisa que eu lembrei é que sempre confundo Duendes com Gnomos ( e algumas vezes com Smurfs rs ).

    Abraços,
    Victor

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s