Animais Fantásticos 4# – Pégasos

É, aqui estou eu postando no sábado novamente. É uma coisa complexa, sabem? Levo uns dois dias pra bolar e pensar sobre que criatura devo escrever, levo mais um tempinho escrevendo umas anotações e depois sobra uma dia que eu levo pra escrever a coluna e sem falar nas horas que fico pensando em como fazer piadinhas sem-graça. Aí no fim fica um espaço de tempo meio apertado e difícil de trabalhar quando tenho que escrever de sábado até terça…

Bem, vamos começar com o assunto de hoje: PÉGASOS!

Bem, há bastante coisa que eu posso falar sobre esses adoráveis comedores-de-cubos-de-açúcar voadores. Eles são, sem exceções, muito inteligentes. Não é algo bom ou seguro subestimar ou ofender um Pégaso de alguma maneira. Eles possuem um saudável e bom convívio com os humanos e muitas vezes chegam a servir de montaria para estes.

Na mitologia grega, que é onde os pégasos fazem a sua primeira e mais importante aparição, o Pégaso surge como uma espécie de presente de Zeus para Perseu após este decapitar a Medusa. O primeiro Pégaso surge do sangue da criatura após a sua morte.

Existe uma pequena diferença entre as aparições dos pégasos que é a sua origem. Em alguns lugares a sua origem é total e completamente natural, como todos os animais existentes. Mas em outras, como mencionei anteriormente, eles foram criados por alguma dádiva divina ou um presente para um mortal especial.

Os Pégasos nos livros –  (Existem spoilers abaixo, então, cuidado e veja a capa antes dos livros pra saber até onde você precisa ter lido)

As crônicas de Nárnia: Nesse mundo é narrada a criação do primeiro Pégaso, que surgiu quando Aslam deu asas ao cavalo que entrou com Digory e Polly no mundo de Nárnia na segunda vez que eles foram para lá. O nome dele era originalmente Morango, mas foi “batizado” por Aslam como “Pluma”.

Harry Potter: Os pégasos do universo do bruxo mais amado de todos os tempos são um pouco diferentes. Lá eles são conhecidos como Testrálios e possuem uma aparência muito esquelética e frágil apesar de serem resistentes e possuem uma pelagem negra. Também só podem ser vistos por aqueles que já viram a morte de perto. Eles puxam as carroças que conduzem os alunos de Hogwarts que são do 2º ano e à diante para o colégio partindo da estação de trem. Eles também ajudaram Harry e seus amigos à chegar ao Ministério da Magia para “salvar” Sirius Black.

Percy Jackson e os Olimpianos: Na história escrita por Rick Riordan os pégasos são uma montaria bem comum para os campistas do Acampamento Meio-Sangue. Eles são uma espécie de meio-termo entre o ar e o mar, já que os cavalos foram criados por Poseidon e as asas foram dadas por Zeus. Um Pégaso negro chamado “Blackjack” ajudou Percy Jackson na jornada para resgatar Annabeth. Blackjack é extremamente leal à Percy por que este salvou sua vida.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Animais Fantásticos 4# – Pégasos

  1. Adorei esse post! Nunca tinha parado para reparar, mas é verdade, tem diferença da importância dele de um livro para o outro, e é bem interessante ver a respeito disso. É legal também o fato de várias histórias abordarem um assunto no qual ele se encaixa tão perfeitamente *-*

    xx carol

  2. Nossa, nunca tinha pensado nos Testrálios como Pégasos, mas agora que você diz, faz todo sentido! Eu não lembrava bem como ele era criado na mitologia grega, só que tinha a ver com as górgonas. Adorei a citação de “O Sobrinho do Mago”. O melhor livro das Crônicas de Nárnia que eu li 😀

    Ótimo post, mais uma vez! Adorei a escolha da criatura 🙂

    Abraços,
    Victor

  3. Adorei a criatura desse post! São criaturas que sempre me chamam a atenção. E como sempre a primeira imagem é a do Hércules da Disney. Adorei as comparações.
    O post está mais uma vez incrível! =)
    Anna

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s