A fama é Branca como a Neve

Andaram comentando bastante sobre as várias adaptações de A Branca de Neve que lançariam ano que vem. Que iam confundir uma com a outra, que era muita Branca de Neve nos cinemas e por aí vai. Estamos no mês de Dezembro e já foram divulgadas diversas estreias para 2012. Quanto às adaptações da mais bela de todas ( segundo o Espelho Mágico ), temos duas confirmadas: Snow White and the Huntsman ( tradução livre: Branca de Neve e o Caçador ) e Mirror Mirror ( tradução livre: Espelho, Espelho ). Uma terceira foi brevemente comentada. Trataria-se de uma adaptação mais fiel da versão dos irmãos Grimm. Mas, até agora, não tivemos cartaz ou trailer dessa como das outras duas produções. Bem, dois filmes ( ou três ) sobre o mesmo assunto ( ou baseado no mesmo conto de fadas ) não é lá motivo pra confusões ( ainda mais pelas diferentes abordagens dos mesmos ). De qualquer forma, isso prova uma coisa: Branca de Neve está com tudo. Ou a maçã era de ouro ou tem algo de bem interessante nessa história. E visto que a fruta fez ela adormecer parecendo morta, eu apostaria na segunda opção. Confira abaixo um pouco mais sobre o conto de fadas e sobre os filmes que estarão estreando no primeiro semestre do ano que vem.

A História

A maior parte dos contos de fada tem várias versões, as quais eram transmitidas oralmente, tendo esse ou outro detalhe alterados por conta das regiões em que eram contadas ou por algum outro capricho do narrador. De qualquer forma, a versões mais conhecidas ( antes dos filmes da Disney ) são as dos irmãos Grimm, uma dupla de escritores alemães ( que produziram mais ou menos até a metade do século XIX ) que colocaram no papel as histórias narradas pelas pessoas da época ( algumas que leram também, muitas de Charles Perrault, escritor que também publicou livros sobre contos de fadas, porém, mais cedo, no século XVII ) . Entre os contos que publicaram, os mais famosos são Chapeuzinho Vermelho, Cinderella, Rapunzel e, claro, A Branca de Neve.

Na versão dos escritores germânicos, vemos a mãe de nossa princesa, antes de morrer, costurando em frente à janela, com neve por perto. Ela acaba se furando e gotas de sangue extravasam do ferimento e caem no chão. Observando a cena com a janela negra por perto, ela decide que quer uma filha com cabelos negros com ébano, pele branca como a neve e lábios rubros como sangue. E não tardou a vir uma menininha que satisfazia seus desejos. Porém, ela morre antes de poder criá-la. Seu pai acaba se casando novamente, mas com uma mulher vaidosa e antipática. Ela carrega consigo um espelho mágico que sempre diz a verdade, perguntando-lhe frequentemente: “Espelho, Espelho Meu, existe alguém mais bela do que eu?”. A resposta era sempre negativa, satisfazendo a vontade da invejosa mulher.

Certo dia, quando Branca de Neve completa dezessete anos, o espelho revela à rainha que a jovem é a mais bela. Furiosa, ela pede que um caçador a leve para a floresta e arranque seu coração, trazendo-o de volta como prova. O caçador a leva para longe do castelo e, quando está a ponto de matá-la, sente pena e acaba pedindo que fuja, trazendo um coração de um animal qualquer no lugar da jovem. Mas o espelho continua revelando à rainha que Branca de Neve é a mais bela, provando que a princesa continua viva.

Enquanto isso, Branca de Neve acha uma casinha no meio da floresta, onde encontra vários móveis pequenos e sempre em sete unidades. Acaba adormecendo com um amontoado de caminhas e, quando desperta, encontra sete anões a encarando. Ela se desculpa pela invasão e eles permitem que ela fique caso cozinhe, lave a arrume tudo da casa para eles. E, o principal: nunca abra a porta para estranhos – uma vez que seus anfitriões passam boa parte do dia fora. A rainha não tarda a descobrir a localização da jovem e passa a fazer de tudo para matar de vez a bela moça.

E está aí a parte – finalmente – que talvez você realmente não conheça da história. Ao invés de recorrer direto à maçã, a rainha ainda faz duas tentativas de matar Branca de Neve. Na primeira, oferece à jovem, disfarçada de vendedora, um laço para se amarrar na cintura. Ela própria o coloca na princesa, amarrando-o de tal maneira que ela perde o ar e desmaia. Quando os anões chegam, desamarram o laço e ela volta a respirar. Na segunda tentativa, ela aparece como uma senhora que vende escovas. Oferece uma à Branca de Neve, que cai desmaiada à primeira escovada – pois todos os produtos estão envenenados. Os anões chegam em casa, retiram a escova de seus cabelos  – como se isso de salvar a vida da jovem já fizesse parte da rotina – e observam a moça despertar.

A terceira e mais famosa tentativa também é um pouco diferente da popularizada. Nesta versão, a rainha, mais uma vez disfarçada, oferece uma maçã à Branca de Neve – que dessa vez aprendeu um pouquinho e dá a entender que irá recusar. Porém, a rainha em vestes de fazendeira corta a fruta na metade e come o pedaço não envenenado, dando o outro para a jovem. Sem dúvidas de que não há perigo, Branca de Neve come a maçã, mas acaba engasgando com o pedaço, caindo desmaiada com ele na garganta. Os anões a encontram caída e, pensando que está morta, a colocam num caixão de vidro. Certo dia, um príncipe que passa pelas redondezas avista a jovem adormecida e se apaixona por sua beleza, pedindo a permissão dos anões para levá-la para seu castelo. Eles permitem e, ao ser transportada na carruagem, o pedaço acaba saindo da garganta da jovem, fazendo-a acordar.

Os dois se casam e comemoram com uma grande festa. A rainha má acaba comparecendo e sai de lá com tanta raiva que acaba tropeçando num par de botas de ferro aquecidas. Estas se grudam na rainha, obrigando-a dançar incansavelmente, até morrer.

Os Filmes

Snow White and the Huntsman ( tradução livre: Branca de Neve e o Caçador )

Nesta produção, a história da famosa princesa é contada sob uma óptica épica e sombria. A rainha má, possessa por inveja, envia um caçador para matar Branca de Neve, a única jovem em todo o reino que é mais bela do que ela. Entretanto, o caçador passa a treinar a jovem para a guerra ao invés de matá-la. Kristen Stewart ( da saga Crepúsculo ) estrela como a Branca de Neve, Charlize Theron ( ganhadora do Oscar com o filme Monster – Desejo Assassino ) estrela como a rainha má e Chris Hemsworth ( Thor ) estrela como o caçador.

Confira o trailer do filme:

 

Mirror Mirror ( tradução livre: Espelho, Espelho )

Esse filme já se trata de uma versão cômica da história. A rainha expulsa a princesa do castelo quando a beleza da jovem chama a atenção do príncipe, com quem ela deseja se casar para resolver seus problemas financeiros. A bela moça é resgatada por sete anões que formam um bando de ladrões. Ela logo entra para o bando e pretende, com a ajuda deles, tomar seu lugar no trono por direito. Julia Roberts ( Comer, Rezar, Amar ) estrela como a Rainha Má, Lily Collins ( Padre ) estrela como a Branca de Neve e Armie Hammer (  A Rede Social ) estrela como o príncipe.

Confira o trailer do filme:

 

Além dessas duas adaptações, a princesa também ganha destaque na série Once Upon a Time ( que se você não conhece, sugiro que leia esse post ). Em todas essas três produções, a jovem ganha um ar mais arisco, sempre pegando em espadas e confrontando a rainha a seu próprio modo. Talvez essa nova visão ( de uma princesa expulsa de seu próprio reino e que, revoltada, decide tomar uma atitude ) proporcione histórias que chamem a atenção do público e ainda remetam ao clássico conto de fadas. Ela é bela e delicada nos dois filmes e ainda na série, entretanto não se deixa  enganar três vezes, quieta na casa dos anões, como na história dos Grimm. Vamos ver se os filmes realmente farão sucesso e por quanto tempo a princesa ainda continuará no topo.

Aposta em outro conto de fadas para ter esse destaque? Para qual dos dois filmes estão mais animados? Divida sua opinião conosco pelos comentários!

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s