Animais Fantásticos 1# – Dragões

Errr… oi? Bem, acho melhor começar me apresentando… Meu nome é Henrique e o Victor me chamou pra cumprir a cota de idiotas do blog escrever essa coluna. Se o título ainda não deixou claro, o assunto dessa coluna são os animais mitológicos. Eu já quis começar em grande estilo então hoje falaremos de Dragões.

Os Dragões aparecem em praticamente todo livro medieval, são quase um elemento essencial para esses mundos. Eles também mudam de forma conforme a vontade dos autores, variam desde os dragões tradicionais voadores, que aparecem na maior parte dos livros, até o grande lagarto encouraçado e terrestre de O Nome do Vento (Livro que, a propósito, é muito bom, recomendo a todos.).

Talvez os dragões sejam os monstros mais comuns na mitologia. Eles aparecem em quase todas as culturas ocidentais e orientais. Algumas vezes, são descritos como monstros terríveis que destruíam vilarejos e, em outras, são quase divindades. Na mitologia chinesa, o Dragão desempenha um papel fundamental, sendo que suas lendas são anteriores até mesmo à criação de uma linguagem escrita. Nos mitos chineses, ocorre uma espécie de batalha eterna entre o Tigre e o Dragão, ambos em nível de igualdade.

Um ponto comum em todos os lugares em que o Dragão aparece é a capacidade de soltar uma torrente de chamas vindas de sua boca. Em alguns livros, como os volumes da série O Ciclo da Herança (vide Eragon), a tonalidade, a força e o tamanho da chama dependem muito da cor e da idade do Dragão.

Os Dragões nos livros:

O Ciclo da Herança – Os Dragões são seres extremamente poderosos e de sabedoria inimaginável que atualmente precisam fazer uma ligação emocional e mental com um ser de outra espécie para poderem sair de seus ovos. Os Dragões estiveram por séculos em violentas guerras contra os elfos. Nesses livros, é dito que os Dragões possuem um enorme poder mágico que é liberado conforme suas emoções e desejos mudam e se concentram.

As Crônicas de Gelo e Fogo – Nessa série os dragões são os tradicionais voadores e cuspidores de fogo. Mas há um porém: Eles não são exatamente muito inteligentes. São apenas feras agressivas, sendo seu poder tão grande ao ponto que três são suficientes para vencer uma guerra contra os exércitos de todo um reino.

As Crônicas de Nárnia – Na obra de C. S. Lewis, os dragões são tratados como bestas enormes, fortes e, ironicamente, gananciosas. Roubam e guardam enormes tesouros, toneladas de ouro, e não conseguem fazer nada com eles. Talvez seja o único livro conhecido em que é possível  a transformação de Humano para Dragão.

O Nome do Vento – Esses Dragões se parecem muito mais com os do nosso mundo (os de Komodo). Nesse livro, os Dragões são enormes lagartos com uma couraça extremamente dura que cospem fogo, mas não voam. Eles queimam árvores até que quase se tornem carvão e depois as comem e são atraídos por fogo.

Harry Potter – Os Dragões descritos por J. K. Rowling são bem tradicionais: Voadores, cuspidores de fogo e ferozes além da conta. Uma coisa que autora realmente gosta de retratar é que sua resistente couraça os torna quase imunes à magia, exceto em partes especialmente delicadas como os olhos.

É, acho que termina aqui a primeira edição da coluna que eu pretendo escrever pra esse blog. Espero que todos tenham gostado, me desculpem por acabar postando tão tarde, mas tive uns problemas. Caso tenham dúvidas, críticas ou sugestões, enviem para henri-soares@hotmail.com

Bem, até semana que vem pessoal.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Animais Fantásticos 1# – Dragões

  1. Adorei! haha Tem um outro livro, mais no estilo YA, que tem dragão: Firelight. Na verdade, é sobre uma espécie, os “draki”, que descende dos dragões. Meio que por causa dos humanos caçarem eles desenvolveram a capacidade de se transformar em humanos pra se esconderem. Agora vivem só em umas aldeias(??) escondidas e só podem se transformar durante a noite.

    Eu acho que só teria gostado mais se fosse algo tipo “seres fantásticos” pra abrir mais. Queria muito ver um sobre fadas ‘-‘

    • Eu, infelizmente, possuo um estoque de livros meio limitado, aí não posso me informar sobre TODOS os livros que possuem Dragões e similares… Vou ver se vejo melhor sobre esse Firelight.
      Mas valeu pela dica ^^/

      • haha relaxa! eu só tava comentando que eu lembrei. deve ter mais uns 9238932823 livros com dragão. tem até no filme da mulan…

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s