Resenha: Maldosas, Pretty Little Liars

Bem, eu ainda não vi a série Pretty Little Liars (apesar de ter sido assim que eu conheci os livros), então não tenho como comparar, mas independente de como for, os livros são muito legais e viciantes. Comprei Maldosas muito por acaso, aproveitando uma daquelas promoções do Submarino… É claro que eu não sabia no que eu estava me metendo.

(Se você só viu a série, ou não sabe sobre o que é, é uma boa ler o próximo parágrafo. Nada de spoilers)

Eu sabia que era sobre um grupo de amigas e que tinha alguma coisa de segredo, as mensagens misteriosas da tal A e que eu não descobriria quem é, mas não tinha tanto ideia de como isso se desenvolveria. Acabou que o livro é sobre essas quatro garotas (não diria amigas) que estão presas por vários segredos. Aria, Emily, Hanna e Spencer eram muito amigas quando mais novas, quando Ali ainda estava entre elas. Fora essa quinta que as encontrou e as transformou em grandes amigas, ela era uma espécie de exemplo para todas as outras. Só que as coisas começaram a ficar ruins quando surgiram os segredos. Um principal, que todas sabiam e que as unia mais ainda, e outros particulares de cada uma das quatro (segredos que só Ali sabia). Em uma noite de início das férias, Ali simplesmente desaparece. Ninguém sabe onde ela está ou o que aconteceu, as quatro garotas se separam cada vez mais a ponto de nem se falarem. Seguem suas vidas normalmente até que, alguns anos depois, as mensagens começam a chegar. Alguém, assinando como A, sabe daqueles segredos. Na verdade, sabe mais, sabe dos novos segredos. Quem é A e o que essa pessoa quer?

Não leia esperando grandes segredos. Na verdade, às vezes eles são até bobos (na minha humildade opinião), mas elas querem esconder a todo custo. O legal não está nos segredos delas, está no de A. O tempo inteiro você quer saber quem é A, por que está fazendo isso, o que aconteceu com Ali… Isso cria um clima de suspense e deixa as garotas (e você) paranoicas.

O livro tem vários focos, você não está lendo uma história, você está lendo, no mínimo, quatro. Então evita cansar e tem sempre alguma coisa acontecendo de interessante com alguém. E, mesmo que você tenha uma preferida e precise passar por três capítulos sobre as outras para chegar até ela novamente, não fica chato (como em alguns livros que a mudança de ponto de vista faz parecer que está sempre começando tudo outra vez).

A única coisa que às vezes atrapalha é como as garotas conseguem ser bobas, inventam a maior história por causa de nada, se perdem. Dá vontade de matar. Mas, pelo menos, A está ali perturbando a vida delas.

No geral, é um livro divertido, de leitura rápida e que prende. Lembra um pouco um estilo de fic mais elaborado e a autora tem um jeito de narrar legal, brinca com as palavras, os acontecimentos e usa um estilo jovem sem parecer bobo (ah, e eu adoro os títulos dos capítulos!). Também tem um pouco de Gossip Girl e aquela coisa de “vida de gente rica”, mas que se deixar os preconceitos de lado pode ser bem legal. E só fica melhor com os outros livros…

Título: Maldosas

Primeiro da série Pretty Little Liars

Próximo: Impecáveis

Autor: Sara Shepard

Editora: Rocco

2 pensamentos sobre “Resenha: Maldosas, Pretty Little Liars

  1. Olha eu gosto de Pretty Little Liars e não vejo nada de mal,mas acho q eles podiam colocar um pouco mas preocupação na Aria,Hanna e na Emily pois parece que só a Spencer se preocupa em saber quem é ”A”

  2. Eu terminei de ler essa semana maldosa e já li implacáveis… Estou começando a ler Perfeitas. Eu sei de uma coisa: a série é totalmente viciante.
    E a curiosidade de saber quem é A é tanta que eu tenho vontade de procurar na internet quem é A…mas assim a surpresa desaparece né? kkk
    Adorei a resenha, e tbm fico me perguntando se a série de tv é tão boa quanto os livros.
    Bem, vamos esperar os próximos segredos rs – A

Escreva seu comentário

