Resenha: Depois da Escuridão

Não julgue um autor pela… co-autora

O Victor aqui do blog já leu esse livro e fez resenha aqui no blog. Aliás, foi ele que me emprestou o livro. Só que eu vi que tinha algo a acrescentar… porque eu já li Sidney Sheldon antes.

Quando ele perguntou se eu queria emprestado, só falar que era do Sidney Sheldon foi um passo para me fazer aceitar. Eu adorei todos os livros que eu li do autor (e esse não foi tão diferente). Além disso, esse não é só Sidney Sheldon, é com a autora Tilly Bagshawe, que escreveu A Senhora do Jogo, uma continuação de outro livro dele que eu adoro, O Reverso da Medalha. Eu estava curiosa para saber o que ela tinha feito com os livros dele (e se teria alguma diferença).

Bem, em Depois da Escuridão tem diferença. Eu não li tudo de Sidney Sheldon, mas o estilo dele que eu conheço está lá, mas misturado com tudo mais. A impressão que dá é de que Depois da Escuridão é um livro do Sidney Sheldon ampliado. Os personagens são tratados mais profundamente, suas intenções questionadas, é muito mais focado na explicação do que nos acontecimentos em si.

Como o Victor falou na resenha dele, o livro é sobre uma mulher que é a “típica americana perfeita, inocente, vinda de uma família rica, loira, bela e gentil”. Isso até que sua vida fique de cabeça para baixo ou, como diz no verso do livro, não tenha mais nada para perder. Nós conhecemos tudo o que ela faz para conseguir dar a volta por cima e mostrar ao mundo a verdade (que ela mesma precisa descobrir, diga-se de passagem).

Essa é uma sinopse típica de Sidney Sheldon e seria um livro típico dele se o que a gente encontrasse fosse apenas a ação dessa trajetória dela. Porém, o que encontramos, como eu já disse, é uma análise ampliada da situação. Para ter ideia, praticamente conhecemos a vida inteira de cada personagem minimamente importante, o que ajuda a entender as suas motivações no presente. Outras coisas também são mais destacadas, como a descrição de sexo (só não vá ler esperando por isso, está avisado).

No geral, isso nem sempre é tão bom. Eu procuro os livros do Sidney Sheldon porque eu sei que vou encontrar algo intrigante (daqueles que você fica agarrado para saber o que vai acontecer e como vai acontecer), com uma leitura mais rápida e um estilo de escrita/história parecido. Nesse você também fica querendo saber, só que você tem mais análises da situação do que a ação em si, o que retarda um pouco a leitura e algumas pessoas podem até se cansar. De qualquer forma, ainda pode ser muito bom, só seria melhor se tivesse um pouco mais de ação e fosse menor.

Esse livro me lembrou muito a um outro que eu adoro, Se Houver Amanhã. A sinopse é praticamente a mesma, uma mulher comum que vai parar na cadeia injustamente e sofre todo tipo de coisa, até ser virada ao contrário e perder a crença na justiça comum. A diferença é que em vez de focar na vingança, ela deixa um pouco o passado para trás e vira uma ladra “profissional”. É quase uma 007 mulher e a resolução dos casos são impressionantes.

Título: Depois da Escuridão

Autor: Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe

Editora: Record

Um pensamento sobre “Resenha: Depois da Escuridão

  1. Acabei de ler o livro semana passada. Também gosto muito de tudo o que já li de Sidney Sheldon e tenho a opinião parecida com a sua, “Depois da escuridão” é muito bom porém mais detalhista do que se costuma ver nos livros do Sheldon(não que isso seja ruim, apenas diferente, no que diz respeito ao autor). Posso citar “Um estranho no espelho” que é muito bom (Rápido e objetivo) li em praticamente Três dias, já a saga de Grace Brookstein levei um pouco mais de tempo pra ler.
    Pra mim o melhor livro de Sidney Sheldon que já li continua sendo ” O outro lado da meia noite”

Escreva seu comentário

