Resenha: Firelight, O Inimigo Está Próximo

 

Se você gosta de fantasia, romance e estilo YA, não precisa nem continuar a ler para saber que essa é uma boa escolha. Esse livro, infelizmente, não tem o potencial de um Crepúsculo, um Hunger Games ou um Percy Jackson, mas tem uma história que consegue ter um estilo próprio e prender a leitura. Se quer saber um pouco mais, continue a ler.

Esse livro eu li bem por acaso. Queria há um bom tempo, mas não estava no topo da minha lista de compras (que é bem grande…). Eu não sei como, fui comprar um (Graceling) e, por algum motivo sobrenatural, achei que era esse. Eu tenho certo dom para esquecer qual eu queria primeiro na hora de comprar… De qualquer forma, acho que foi sorte minha, eu adorei.

Aquele inferno daquele trecho que tem no verso (pelo menos na versão em inglês, que é a que eu tenho) sempre me fez ter uma ideia diferente do que seria a história. Firelight é sobre um mundo onde existe essa espécie, draki (mais conhecido como dragão), que quase foi aniquilada por causa da caça e precisou dar um jeito de se manter. Com o tempo, adquiriram a capacidade de se transformar em humanos, podendo se esconder entre eles. Porém, suas formas verdadeiras, as de draki, só podem aparecer em lugares escondidos e com muito cuidado. Esse é o dilema que todo draki deve enfrentar: continuar a viver, mas só parcialmente, pelo menos até que os caçadores parem. É nesse mundo que surge Jacinda, nada diferente de uma adolescente comum, a não ser pelo fato de que é uma draki… e de que é muito valiosa para própria espécie. Mas a história não se baseia apenas nisso, há uma série de outros problemas que acabam servindo para situação explodir de vez quando ela, como qualquer adolescente, acaba indo um pouco além das regras. Isso faz com que a vida dela vire de cabeça para baixo e ela se veja aprisionada muito longe de casa e, de certo modo, no próprio corpo. O livro é bastante sobre o fato de que ela, seja lá o que decida fazer, estará sempre perdendo uma parte de si. Acho que se me perguntassem sobre o que é a história, eu poderia dizer: é sobre Jacinda, a qualquer custo, se esforçando para viver da melhor forma sem ter que decidir. E isso é até um pouco frustrante… viver sem opções.

É claro que tudo isso é envolvido por muito mais. Garotos – para variar um triângulo amoroso, mas há muito sobre ambos que Jacinda não sabe. Histórias sobre os draki – conhecemos um pouco da história deles, os tipos, sua forma de vida… Vida de adolescente americano na escola – com direito a garota popular, briga com puxão de cabelo e nerd. Tudo isso faz o livro ficar interessante. Eu li praticamente direto e, quando não estava lendo, não conseguia parar de pensar na história. Por algum motivo alienígena, acho que eu gostei da Jacinda.

Se você olhar o meu skoob (eu sei que não vai fazer, mas) vai perceber que eu classifiquei como “bom”. Firelight é um livro empolgante, mas não tem nada revelador ou único. Provavelmente com a série inteira isso vai melhorar, vamos esperar para ver.

Título: Firelight: O Inimigo Está Próximo

Draki Series – Vol. 1

 Próximo: Vanish (Lançamento americano: 6 de setembro de 2011. Ainda sem tradução.)

Autora: Sophie Jordan

Editora brasileira: Agir

Um pensamento sobre “Resenha: Firelight, O Inimigo Está Próximo

  1. Estou meio que me impondo uma nova regra quanto a ler séries. Elas se tornaram tantas ( e tao boas =) ) que vou esperar um tantinho para comecar uma. Gostei da resenha, o livro parece ser interessante e bem diferente dos vários que temos por aí, mas vou esperar sair por aqui o segundo e o terceiro volume para ver se vale mesmo a pena seguir em frente. Aí compro o primeiro e vou com tudo. Ah, claro, ele ainda há de respeitar uma fila. Que nao é pequena rs Gostei bastante da resenha. Só acho que autora pecou com o nome da protagonista. Jacinda?? Mas…nada que possamos julgar o livro.

    Beijos,

    Victor

Escreva seu comentário

