Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Leitura indispensável para aqueles que curtem ficção científica. Se esse gênero não é muito sua praia, vale a pena assim mesmo. Douglas Adams é genial ! Seu humor é ótimo e super construtivo. Ele tece uma história interessante, com sacadas de física e astronomia, e ao mesmo tempo cômica ao extremo. Meu interesse pelo livro veio depois que fiz um trabalho sobre nerds e geeks, quando conheci mais sobre a série e o autor. Minha prima começou a ler os livros e os elogiou muito também, fazendo meu apetite pelo guia só aumentar. Peguei o primeiro volume emprestado e, assim que comecei a lê-lo, terminei em um dia. É um ótimo livro, que não pode faltar na estante daqueles que gostam de humor nerd e SciFi.

Tudo começa quando a Terra está prestes a ser destruída por uma raça um tanto grotesca, os vogons. O britânico Arthur é salvo por seu amigo Ford – que na verdade é um E.T. – levando-o consigo para dentro da nave vogon. E, a partir daí, a dupla embarca numa série de enrascadas galáxia à fora.

O Guia é um livro eletrônico que, como uma espécie de enciclopédia, explica diversas coisas do Universo para os chamados Mochileiros, pessoas que vão pelo Espaço de nave em nave. Ford é um deles. E Arthur acabou de se tornar um. Ou algo parecido.

Não vale a pena contar as aventuras dos dois, pois o interessante é mesmo saber de tudo através do texto de Adams, que é incrivelmente cômico, irônico, mas, contudo, extremamente inteligente e bem construído. Ele trata de teorias físicas e côsmicas com um ritmo interessante, mesclando-as com aventuras espaciais e, ainda, tornando tudo hilário.

O Universo do livro é um aglomerado de planetas e galáxias que possuem línguas, espécies e culturas diferentes, além de passagens para outras dimensões. Tudo sempre muito louco, mas nunca deixando de fazer sentido e ser genial.

Aparecem personagens muito bons ao longo da história. Entre eles, vale a pena ressaltar os que se juntam à dupla que escapou da terra. São eles: Tricia ( ou Trillian ), um terráquea inteligente que já está há um tempo no espaço e Zaphod, um político E.T. de duas cabeças bem doido e bastante lerdo – que rende partes hilárias.

A trilogia de cinco livros ( sim, você não leu errado, trilogia de cinco livros é como o autor descreve a série ) vendeu milhões de exemplares e conquistou diversos fãs ao redor do mundo. Entre suas frases e elementos que causaram impacto e são repetidos por aí, podemos citar: a frase “Não entre em pânico” ( que está escrita na capa do Guia ), a necessidade de se estar com uma toalha ( para tudo e qualquer coisa. O fãs, para homenagear o autor no ano de sua morte, fizeram o dia da toalha, 25 de Março ) e o número 42 ( que é a resposta para a vida, o universo e tudo mais ). Conheça os títulos da série:

1) O Guia do Mochileiro das Galáxias

2) O Restaurante no Fim do Universo

3) A Vida, O Universo e Tudo Mais

4) Até mais, e Obrigado pelos Peixes!

5) Praticamente Inofensiva

Um sexto volume foi lançado, após a morte do autor, pelas mãos de Eoin Colfer, autor da série Artemis Fowl. Chama-se And Another Thing…

Mal posso esperar para continuar a ler a série.

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

5 pensamentos sobre “Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

  1. Hááá, você fez a resenha \o/
    Adorei a resenha, de verdade *-* eu li a série faz uns meses, e até hoje não consegui escrever uma resenha sobre o livro, porque eu simplesmente não sei o que falar e descrever como eu me sinto em relação à esse livro!
    Acho que “nerd e geek” são duas palavras boas, mas… HAHAHAHA
    O que eu gostei bastante da sua resenha, é que você falou muito sobre como é a escrita do autor e tudo mais, coisa que eu acho que não conseguiria, se tratando de Douglas Adams hehehe. Tive meio que um bloqueio criativo na hora de escrever a resenha desse livro e travei 😦
    Mas enfim. Gostei de verdade da resenha, muito boa *-* Quero ver a resenha dos próximos, ein? hahahaha.

    • \o/
      Obrigado! Fico feliz que tenha gostado. Tratando do Douglas Adams tentei escrever com muito cuidado ( Que descase em paz o gênio u.u ), acho que por isso que deu nisso. O que tem nerd e geek rs ? Engraçadas ?
      Haha quem sabe outro dia você não acorda inspirada e põe-se a escrever ?hehe
      Obrigado, ganhei o dia com seu comentário \o/
      Pode deixar, não vou deixar nenhum de for =)

      Beijos,

      Victor

  2. Victor,
    Acho que você adivinhou que apareceriam pessoas que não simpatizam com ficção científica aqui, como eu. haha “Leitura indispensável para aqueles que curtem ficção científica. Se esse gênero não é muito sua praia, vale a pena assim mesmo.”
    A partir daí, já me senti sem defesas e não pude deixar de ler a resenha completamente, atendo-me aos detalhes sobre essa série que realmente despertou a minha curiosidade.
    Creio que ela, no geral, seja mesmo cheia desse ar cômico, nota-se já pelas capas e títulos, muito descompromissados, mas bem ao estilo geek de ser.
    Gostei verdadeiramente das resenhas e das informações a mais que vieram juntamente com ela.

    Beijos,
    Ana

    • Obrigado, Ana, fico feliz que tenha gostado. Experimente a série! Mesmo que diferente, tenho certeza de que irá gostar =) Depois nao esqueca de dizer o que achou.

      Beijos,

      Victor

Escreva seu comentário

