Harry Potter E As Relíquias Da Morte – Parte 2!

“Uma vergonha para a série Harry Potter. Não deveria ter acabado assim uma série de filmes tão promissora.”

Por Bruno Albuquerque de Almeida.

É incrível como quase sempre os filmes da série Harry Potter, que vem enchendo os bolsos da Warner Bros. de dinheiro durante esses 10 anos( que agora está desesperada para colocar uma outra franquia no lugar da do bruxinho, sem sucesso até agora.), dificilmente conseguem atingir um mérito cinematográfico significante. A grande exceção é o terceiro filme, Harry Potter E O Prisioneiro De Azkaban, dirigido brilhantemente pelo ótimo cineasta Alfonso Cuarón. Mas, com o tempo, e a mudança de diretores junto, a série foi se desgastando, tornando-se repetitiva e cansativa durante quase todos os filmes após o de Cuarón. Até que veio David Yates, que fez o quinto filme da série se tornar o pior( roteiro sem nexo, com furos e muito mal escrito, além de quase  não desenvolver os personagens), o sexto o segundo melhor e o sétimo( ou sétimo ponto dois, se preferir,) quase um filme digno de aplausos dentro da sala de cinema. Ai veio o oitavo, e tudo desmoronou… Vou explicar porque.

Outro grande aspecto negativo na série do bruxinho mais famoso do mundo foram os seus roteiros, muitas vezes mal escritos, que tornavam tudo pior do que já estava, e o oitavo e último filme sofre demais disso. Além de conseguir criar vai e véns estúpidos e completamente desnecessários para o desenvolvimento da trama( ação, conversa fiada, ação, conversa fiada.), o filme consegue atingir o cúmulo do ridículo em diversas cenas, como na “volta do mundo dos mortos de Harry”, em que ele cai de maneira risível no chão, corre desesperado, lança uma magia sabe-se lá qual em Nagini, a cobra-horcrux de Voldemort, corre mais uma vez com um desespero visível e dá um pulo, que, eu juro para vocês, mas me lembrou um passe de ballet.

Também contamos com uma atuação mais do que forçada de Ralph Fiennes, fazendo o teatral e burro Voldemort, que aliás é o personagem mais estúpido de toda a trama: tem várias chances de matar o seu inimigo( Harry Potter, dû.) e os disperdiça, para “brincar”( ACREDITEM!) com ele. E as cenas em que ele grita? E as cenas em que ele ri? E na cena em que ele abraça o Draco Malfoy? Tudo digno de aplausos se considerarmos a estupidez do script um ponto positivo em filme. Ah, não é? Poxa, que pena, menos alguns pontinhos na nota final.

E a descaracterização de personagens importantes, que, aliás, já haviam começado no quinto filme, Harry Potter E A Ordem da Fênix( que volto a repetir, é o pior da série.)? No quinto filme da franquia mais promissora da história do cinema, o pai de Harry Potter, o já falecido Tiago Potter( ou James, se você for um fã chiita) é mostrado como uma carinha malvado na escola, o típico valentão que espanca os garotos estranhos. É, pessoas, o homem que Harry Potter tanto admirava, na verdade… Cometia bullying na escola com Severo Snape. E nesse último filme, toda a chance de reavaliarmos o caráter de Tiago, ou pelo menos mostrar que ele havia se tornado um homem bom… Vão pelo ralo. E, aliás,  por falar em Snape, Alan Rickman, que sempre havia feito um homem frio perfeito, decepciona um pouco no momento da morte de Lílian Potter, ao não se entregar por completo e fornecer emoção à cena, pois a carga dramática está perfeita. Mesmo assim, no todo, Alan Rickman está sensacional( como sempre, eu já nem deveria mencionar isso, já que é uma coisa óbvia.). Aliás, é muito interessante ver que aquele cara metido à machão e malvado em todos esses filmes era do bem… E ai me vem outro aspecto negativo no filme: o esquecimento dos valores éticos de Alvo Dumbledore. Frases como “E o que você vai me dar em troca, Severo?” e “Você só estava preparando o porco para o abate? Sim.” descaracterizam( e ferem os corações de quem sempre acreditou que Dumbledore fosse a encarnação viva da bondade.) o perfil antes criado para ele. Machuca ver Dumbledore dizer coisas como essas.

Mas o filme é um verdadeiro desastre? Sim, ele é. Mas aqui e acolá temos bons momentos, como por exemplo… as atuações, que diria eu a única coisa boa nesse filme. Matthew Lewis sensacional no meu personagem favorito da série( Neville Longbottom, me identifico muito com ele.), Tom Felton também, assim como Emma Watson e Rupert Grint, que estão maravilhosos.

E pode-se dizer que os pontos positivos acabam por ai. Vamos continuar falando mal de Harry Potter E As Relíquias Da Morte – Parte 2?

Outro ponto negativo: o humor, quase sempre colocado em momento simplesmente desnecessários, como durante a guerra( e que guerra ridícula, em momento algum vemos a epicidade toda prometida nos trailers e nos pôsteres.), mas que vem a funcionar bem logo após todos ficarem felizes para sempre em Hogwarts, que aliás, foi muito bem destruída. Por falar em epicidade, a única cena épica é o “Duelo Final”, entre Harry Potter e Voldemort… que me leva a outro ponto crucial que, acredito ser, o pior defeito do filme: a falta de impacto. Faltou impacto em mortes importantes( muitas, aliás.), faltou carga dramática, por exemplo, no epílogo, que demonstrava ser uma cena super emocionante, mas que no final só introduz( introduz, não desenvolve em quase nada) o filho de Harry Potter e Gina Weasley, que aliás, estão casados sabe-se lá porque, já que em nenhum momento o amor entre os dois é explicado. Talvez no livro, mas no filme não. E esse é um outro aspecto interessante e que deve ser mencionado: as explicações para o público em geral. Em muitas coisas fiquei perdido, por exemplo na cena em que Harry Potter pergunta para o Voldemort por que o patrono de Snape era uma corça e o de Lílian, sua mãe, também era; na cena em que Harry menciona o filho de Lupin; o porque de Harry ter jogado no meio da Floresta Proibida a Pedra Da Ressurreição, e não a utilizou para trazer alguém que pudesse ajudar ele e seus amigos à vencerem a guerra contra as Artes Das Trevas, e etc.

E só para terminar aqui: para que raios serviram as Relíquias Da Morte? Não adicionaram em nada a trama! Revisem seus roteiros umas 1o ou mais vezes antes de levá-los para as telonas, viu, seus carinhas que trabalham na Warner Bros.?  Tchau!

Nota: 5.5

Anúncios

Sobre Bruno Albuquerque

Crítico de cinema há 4 anos. Para os haters, o "metido a dono da razão".

28 pensamentos sobre “Harry Potter E As Relíquias Da Morte – Parte 2!

  1. Eu gostei muito dessa resenha. Quer dizer, você teve coragem e foi sincero ao dizer o que achou dos filmes, quando muitos fãs ainda estão surtando de felicidade, HAHAHA.
    Eu assisti o filme, sou fã, mas não li os livros ainda… Mas, bom, eu concordo com boa parte do que você disse aí. pra mim, ainda não é um filme que valha 5.5, mas um pouco mais, e eu não achei tãaao ruim quanto você disse. Vi alguns pontos positivos a mais.
    Contudo, sobre a crítica, concordo com a maioria. Pra quem não leu o livro, faltou um pouco mais de romance entre o Harry e a Gina.
    Sobre o Snape, eu sempre achei ele bipolar demais. Uma hora salvando o Harry, outra matando o Dumbledore, cada hora de um lado; não fazia mesmo sentido pra mim, eu sabia que tinha algo por trás.
    Mas, até agora, não entendi qualé da Corsa no spectrum patronum. Tipo, o da mãe do Harry também era, mas…. Why the hell o do Snape também é?
    E, a pior parte pra mim — DUMBLEDORE DUMAL? Gente???? O Dumbledore sempre foi tão… Digno de um Nobel da Paz, e de repente me falam que ele ~usou o Harry como um porco para o abate~? Eles pegaram a imagem do Dumbledore, pisotearam, picotaram e pisaram em cima, pra mim *exagerada*
    E, por fim (o comentário já tá imenso), achei também que faltou emoção no final. Faltou um pouco mais de emoção quando Hogwarts é completamente destruída, quando o Harry morre – emoção por parte dos outros personagens – e no final… Eu, que sou tão chorona, não consegui chorar nesse filme. E olha que eu choro até em filme que não é pra chorar HAHAHA. Acho que os personagens não transmitiram exatamente tudo o que estavam passando.

    E ah, só pra completar. A cena que o Harry cai do colo do Hegrid é, no mínimo, MUITO cômica. Eu fiquei bem “wtf” nessa cena HAHAHAHA.

    Parabéns pela resenha, e desculpa o comentário-imensamente-imenso.

  2. CONDORDO PLENAMENTE COM TUD QUE VOCE FALO !
    eu sou fã, adoro mesmo, mais eu esperava mais !
    fiquei com muitas duvidas e muitos porque’s , eu vou ler os livros pra ver se encontro sentido nas partes que realmente não tem como entender !
    Parabens pelo texto !

    • Acredito que você, Mayara, só pode ser mais uma fã chiita. Não é porque eu não li os livros que não posso avaliar a série Harry Potter como filme. Eu sou crítico de CINEMA, não literário. Se eu fosse avaliar o filme com base o livro, estaria cometendo um erro brutal em uma crítica, pois TODAS as adaptações cinematográficas devem se sustentar isoladamente dos livros. O filme foi feito para os fãs? Foi, foi sim. mas e o resto do público? Vai ficar boiando em tudo o que aconteceu? Isso é o que nós, críticos de cinema, chamamos de erros de roteiro e erro de direção. Para podermos opinar sobre alguma coisa, temos que antes entendê-la, compreendê-la, porque se formos avaliar tal coisa sem o mínimo conhecimento possível, podemos “nos queimar”. Reavalie o seu comentário, estou aqui somente para ajudar você a entender um pouco mais de cinema e como avaliá-lo. Espero uma resposta sua. Abraços, até a próxima. xD.

      Bruno.

      • aé? vc deve ser um chato que só gosta de séries ruins como crepusculo.. seu boiolinha.

    • Nao há necessidade de usar palavroes por aqui. E os filmes e os livros sao diferentes, nao posso julgar um pelo outro. Aprenda isso, depois venha opinar.

      Obrigado.

  3. pessoal, vamos ter um pouquinho mais de tato por aqui.. não é porque os livros são algumas das coisas mais fodas já escritas, que o filme tem que ganhar toda a aprovação possível… por mais que nós fãs tenhamos gostado, o filme é ruim no ponto de vista cinematográfico, simplesmente porque a equipe de realizadores não foi competente o suficiente na tradução do que nos lemos para o público total, e nós gostamos porque já conhecíamos a história… eu tenho certeza que muita gente aqui não gosta de Justin Bieber, agora o desgraçado (desgraçada se preferir) tem fãs, que são os maiores chatos do mundo, e agora, com comentários desse tipo, vocês tão transformando os fãs de Harry Potter em coisas tão chatas quanto, perante a comunidade cinematográfica, que em 99,9% dos casos, entende melhor do assunto cinema do que o resto das pessoas… fica o comentário, por parte de um fã de Harry Potter e de Cinema.

  4. Em relação ao ” porque de Harry ter jogado no meio da Floresta Proibida a Pedra Da Ressurreição” : No livro é explicado que os homens que possuem a pedra ficam loucos pq trazem a pessoa amada de volta mas nao as tem por completo (assim como harry não conseguia encostar na mãe dele,mostrado no filme), entao alem de não ajudar em nada na luta essa pedra só ia causar mais dor a quem a tivesse.. por isso jogou fora.

    É possível que muitos detalhes como esse não são abordados por falta de tempo, ou então como um “prêmio” a quem leu e acompanhou os livros.. acredito mesmo que seja uma bela jogada para que pessoas como vc procurem as respostas nos livros. Assim essas pessoas se envolvem mais com a trama, eles vendem mais livros e a roda continua girando…pura jogada! rs

    Quanto aos patronos serem iguais.. eu particularmente não me lembro.. mas acredito que no livro vc possa encontrar a resposta, e continuar fazendo a roda girar.. rsrs

    Apesar de não concordar com sua opnião, acho bastante válida.
    abraço

    • no sexto livro o patrono de Tonks muda para um imenso cachorro pela morte de Sirius (pelo que eu entendi é pela a morte dele msm), e quando Severo viu a mae de harry morta ele quis mantê-la viva, assim transformando seu patrono numa corsa, que era o mesmo de Lilian. OK???
      é esse o motivo dos patronos serem iguais.

  5. Achei interessante ler essa resenha porque fala exatamente de como se sentem os fãs da série que só assistiram aos filmes. O que nos leva a observar os filmes de forma bastante crítica, pq de fato eles foram uma porcaria. Não só pra nós, que lemos os livros e não entendemos pq raios colocaram tantas cenas inexistentes e desnecessárias, como aquela da Belatriz perseguindo o Harry na casa do Rony, e a Gina correndo atrás deles no Enigma do Príncipe. Isso, além de irritar quem queria a transcrição completa (ou pelo menos digna) dos livros no cinema, deixa perdidos todos espectadores que só acompanharam a saga pelos filmes. Entendo totalmente você não ter gostado porque realmente NÃO HÁ nenhuma explicação, ou estas são toscas demais pra serem levadas a sério. Talvez seja sim, uma jogada de marketing pra uma futura leitura dos livros, mas sinceramente, eu pensaria q os livros são tão ruins qto os filmes.

    • antes de ler percy jackson assisti o filme, NUNCA TERIA LIDO SE NÃO FOSSE UM AMIGO MEU QUE QUASE ME FORÇOU A LER. o filme tbm ficou uma porcaria, achei divertido antes de ler o livro so q acabou c a historia criando uma totalmente diferente. fico feliz que harry potter n tenha tomado esse rumo apesar de ñ estar nem um pouco satisfeito com os filmes a partir do quinto, nem o quarto foi tao bom pq focaram mto mais nas tarefas do torneio do que o proprio livro.
      a cena da perseguição de harry por belatriz foi uma forma de tentar deixar o filme mais emocionante pq esse, nos livros e filmes, é o mais parado de todos, e tbm um dos mais importantes, graças a ele
      1. harry e dumbledore descobrem como destruir voldemort
      2. harry tem auxilio do livro o que o faz tirar boas notas em poçoes e se tornar um auror, como voces (fas de hp) poderão ver futuramente em pottermore, ou no documentário JK Rowling – a year in life, em que ela conta a jornada do setimo livro, segredos da serie hp e ainda desmete todas aquelas fanfics que falam de romances em personagens que mal se conhecem e historias sem sentido algum pos-hogwarts ´por assim dizer’
      vou encerrando por aki, foi mal por ter deixado uma resposta tao grande pro seu comentario 😛

  6. HAHAAHHA EU RI, foi a coisa mais ridícula que eu já li em toda minha vida, e aposto que quem fez isso foi um poser, fã de crepusculo!
    bjos 😀

    • Primeiramente: eu fiz a crítica pelo ponto de vista cinematográfico, não me baseando no livro. Segundo: eu não sou fã de Crepúsculo, e conheço pessoas muito legais que gostam da série. Terceiro: Troll, pare de xingar a vida dos outros, isso vai acabar fazendo mal pra você. Agora, me responda, por favor: POR QUE RAIOS você acha que isso foi a coisa mais ridícula que você já leu? Não vi nenhum argumento convincente, me desculpe. Espero uma resposta. Agora, me responda: Você é fã de Harry Potter? E você teve paciência pra ler a crítica toda ou só leu a minha frase introdutória?

      Abraços, Bruno.

  7. Opa, primeira vez por aqui, parabéns pelo trabalho. Quanto ai filme, realmente foi tenso, concordo com quase tudo em sua resenha, de fato faltou emoção no filme, impacto em algumas cenas e sinceramente o final foi péssimo. Tudo bem que não tem como comparar o LIvro com o filme, eu li todos eles e vi todos os filmes, e a questão n é defender a hitória em sim, sou fã e n defendo o filme, faltou muita coisa, mas é isso ai, mais um vez ficou mais do que provado que o melhor é ler os livros, pois até hoje n vi uma adaptação para os cinemas que tenha me agradado.

    []’s

  8. eu já li todos os livros e confesso que o último filme ficou devendo muito , pois em muitas cenas do ficaram sem sentido e outras muitas cenas desnecesaria. mas os efeitos especias ficaram bacanas. um exemplo do que ficou devendo é a parte em que harry volta ao passado pelas memórias de severo, no livro essa parte é um ponto importante na história. já no filme essa parte ficou totalmente confuso. Acho que daria um 7.0 pois tem filmes piores do esses “crepúsculo”.

  9. eu sou fã da serie e discordo de mts coisas que vc escreveu…mas essa foi a sua opnião…eu achei que o filme estava mt bom…talvez se vc lesse o livro algumas das suas duvidas fossem esclarecidas.mas devo conoredar comvc em mts coisas enfim…pra harry potter foi o que eu esperava…cresci assistindo os filmes e não me decepcionei em nenhum momento.
    a não ser por umas flahas aki e ali…estava lindo

  10. tudo bem tudo bem concordo POREM na ultima parte
    e as reliquias da morte nao serviram de nada?
    como nao, vc assistiu todos os filmes, harry usa a capa em diversos momentos desde sai anoite ou para se esconder e ficar sabendo das coisas!

    a varinha das varinhas por sua vez foi para enganar voldemort enganar q falo é ele perder tempo procurando-a e nao conseguir usa-la(na minha humilde opniao)

    ja a pedra…quando na parte 1 o cara esta contando sobre as reliquias ele fala q as pessoas q foram trazidas de volta voltaram sem felicidade pois nao tinham mais vida e q isso levou o cara q pediu a pedra a se matar, harry deve ter se lembrado disso e jogado a pedra fora

    • A pedra não possui um motivo claro para existir. O que digo que não serve pra nada é o fato deles classificarem esses itens como Reliquias da Morte. É um detalhe adicional completamente descartável. Por isso continuo afirmando que o título do último livro deveria ser Harry Potter E A Caça As Horcruxes, ou coisa do tipo. Pra que meter mais itens mágicos na história? Você aparenta ser fã, portanto me limito a isso.

      Juízo, e bons filmes.

  11. Primeiramente, algumas das coisas que você citou até podem ser verdade, a interpretação do Lord Voldemort ficou, de um certo modo, forçada. Porém, não é motivo para babaquices das quais você comentou. Há muitas coisas que você entenderia melhor se ao menos lesse os livros e acompanhasse a saga desde o início, não apenas por um unico filme, e um unico comentário. Até porque, quem é fã mesmo não vai ligar tanto pra isso porque sabe das verdadeiras origens desses atos que foram interpretados. E muito bem interpretados!! É amor pela saga. Se você gosta de algo e criticam, você também não gostaria… 🙂

    • Ok, você é fã da serie, tenho que tomar cuidado para não me exaltar…

      Não, não necessito ler a série TODA pra poder entender o filme. Ora, eu sou crítico cinematográfico. ENTENDA O MEU TRABALHO: eu assisto um filme e analiso seus pontos positivos e negativos. Uma boa adaptação deve funcionar independente do livro. Ou você acha realmente que todos que vão ver o filme tem a obrigação de ler o livro? Se acha, me perdoe mas você é extremamente ingênua. Entendo o fato de você ser fã, mas isso não quer dizer que o filme seja bom. Aprenda a diferenciar gosto de fatos. Um filme pode ser bom e você não gostar, assim como ele também pode ser ruim e você adorar.

      Entenda mais os fatos antes de por a primeira coisa que vem na cabeça pra fora, ok?
      Bons filmes e juízo, Bruno.

  12. DOBREM A LÍNGUA ANTES DE FALAR MAL DE HARRY POTTER!!!!!!!!!!!!!!!!! RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 2 FOI O MELHOR FILME DA SAGA. FOI ÉPICO. E EU ME EMOCIONEI NA CENA DO EPILOGO.

  13. Eu sou um fã incondicional de harry potter mas devo concordar com o comentario, pois algumas coisas do filme q deve ser independente do livro, ficaram mal explicadas para quem so acompanhou pelos filmes. Eu havia acompanhada somente nas telas e fikei com um sentimento de q tava faltando algo.. os livros explicam melhor essas falhas. Há cenas e atuações mto boas porem tem coisas q merecem critica msm!!

  14. Na minha opinião todos os filmes do Harry foram bons e foram também os mais fiéis aos livros que eu já vi, tudo bem que tiveram que tirar muitas partes importantes deles, mas se fosse para contar a história toda daria uma 5 horas de cada filme.
    Eu concordo com 4 coisas que você disse:
    1ª Eu achei que poderiam arrumar um ator melhor para fazer o Lord Voldemort, porque esse parecia uma piada.
    2ª A ordem da fênix não foi necessariamente ruim, mas concordo que foi o que eu menos gostei.
    3ªO romance entre Harry e Gina ficou totalmente sem sal, do nada Harry decidiu que amava Gina.
    4ªA guerra ficou muito boa, mas a batalha entre Harry e Voldemort poderia ter sido muito melhor.

    • Já li todos os livros e vi todos os filmes e cheguei a chorar no Relíquias da morte parte 2.
      Achei a saga genial e 1 milhão de vezes melhor que crepúsculo.

  15. Eu já fiz umas 10 maratonas Harry Potter e consegui entender praticamente tudo antes de ler os livros, e é genial.
    Vocês que são preguiçosos de parar tudo que estão fazendo e prestar atenção na merda do filme em vez de reparar na atuação.
    Na minha opinião a maioria dos atores são excelentes menos a atriz que interpreta Gina, oh menininha sem sal.

  16. Primeiramente antes de postar essas babaquisses você tem que assistir o filme 10 ou mais vezes . Harry não pergunta a Voldemort sobre o patrono e sim a Dumbledore .
    FAÇO AS PALAVRAS DE ISABELLE KLANN ( facebook ) AS MINHAS :
    Como o Harry usaria a pedra da ressurreição para trazer alguém para ajudar na batalha, se as pessoas que voltam, não são de carne e osso e quem já ouviu/leu o conto dos três irmãos sabe que a pessoa que volta sofre por estar nesse mundo em que ela não pertence mais. E dizer que a batalha final não é épica? Por favor, né? Pelo que eu saiba,para se fazer uma resenha a pessoa tem que estudar o assunto primeiro, não só ver os filmes uma vez e achar que está bom. Sei que muitas pessoas só viram os filmes, não leram os livros, mas aí não cabe a ela falar a respeito de algo que mal conhece. Se quer discutir corretamente sobre alguma coisa, vai estudar essa alguma coisa primeiro!!

    Você deve ser só mais um fã invejoso de crepusculo . Uma dica , leia os livros e assista os filmes umas 10 ou mais vezes , antes de postar essas besteiras .

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s