Indicação de Livros – Retratos de Carolina

É difícil você não conhecer a Lygia Bojunga. Mesmo que lendo o nome agora nada lhe venha a memória, você deve se lembrar de livros infantis como A Casa da Madrinha, A Bolsa Amarela e Os Colegas. Não ligou com nada ? Continua no branco ? Bem, então deixe-me apresentá-lo essa fantástica autora. Lygia Bojunga é uma aclamada escritora nacional com o foco para o público infantil e infato juvenil que já escreveu cerca de 20 livros. Não é só por que ela é minha escritora favorita que parei tudo para apresentá-la a você. Além de comparada a grandes escritores, tais como Monteiro Lobato – que não só deu vida a fantástica série de livros adaptada para a TV, O Sítio do Picapau Amarelo como também incentivou a vinda de livros infantis para o Brasil -, e Saint-Exupéry – autor de O Pequeno Príncipe – como também foi a primeira escritora brasileira a ganhar o prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio da literatura infanto-juvenil, considerado o pequeno Nobel da Literatura. Suas obras foram traduzidas para um total de 13 línguas. Em 2002, quando muda sua linha editorial para o público jovem, monta uma editora própria, A Casa da Lygia Bojunga, trazendo mais tarde todas as suas obras anteriores para mesma. Atualmente vive em Londres com o marido Peter.

O livro conta a história da vida de Carolina, começando de sua infância até quando entra para a faculdade e decide o que fazer com a vida. Carolina é uma menina cheia de sonhos e vontades, que ama seu pai, construções e muitas outras coisas. Por meio da deliciosa e inteligente narrativa de Lygia Bojunga, vamos passando por quadros da vida da menina que talvez muito nos sejam familiares : momentos constrangedores da infância, amigos novos que logo viram os melhores amigos, o tempo passando rápido, viagens que nos marcam e as primeiras incertezas amorosas. Afinal, que vida não é feita de fases, de vários retratos que vão se completando à medida que crescemos, mas mesmo assim sempre gostamos de rever os anteriores ?

Em momentos tristes, felizes, inesperados e previsíveis, acompanhamos Carolina por suas várias idades e gostos, ganhos e perdas, nos emocionando com cada fotografia nova de nossas vidas – tanto a vida de Carolina quanto a do leitor -, só percebendo o quanto são valorosas quando pegamos esse álbum e folheamos-os ao contrário.

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Um pensamento sobre “Indicação de Livros – Retratos de Carolina

  1. Eu simplesmente adoro esse livro, foi à partir dele que conheci a Lygia e me apaixonei pela obra dela. O modo que ela entra no livro e passa a fazer parte da história junto com a Carolina me fascinou. Por isso estou garimpando seus livros, já consegui ler a maioria deles

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s