Oscar 2011: Quem Vai Ganhar e Quem Merece?

Já tem um tempinho que o Oscar não elege os melhores filmes, e sim os “politicamente corretos”, e temos como exemplo disso Avatar, de James Cameron, que ano passado foi indicado à melhor filme, entre outras indicações, simplesmente por que foi o filme mais caro da história e também o mais lucrativo. A mesma coisa acontece este ano, com diversas produções cinematográficas, e que estão sendo indicadas em peso, com várias categorias tendo o seu título citado como concorrente ao prêmio. Vamos eleger, primeiramente, filmes/ diretores/ atores que mereciam terem sido indicados à pelo menos uma categoria este ano, mas que não foram:

MELHOR FILME: Ilha do Medo

Um filme magnificamente bem construído, com todos os pedaços soltos durante a sua exibição se encaixando após a sua conclusão, com figurinos, atuações, roteiro e tudo nos perfeitos lugares… não é indicado à melhor filme. Este deveria, pelo menos, ser indicado “politicamente”, já que seu diretor, Martin Scorcese, renomado cineasta que levou à estatueta de ouro para casa com Os Infiltrados( também estrelado por Leonardo di Caprio), é um dos gigantes do ramo ainda vivo. Só aquela cena final já deveria garantir pelo menos uma indicação.
MELHOR MONTAGEM/ MELHORES EFEITOS VISUAIS: Scott Pilgrim Contra o
Mundo
Ok, ok, sou suspeito para falar sobre Scott Pilgrim, já que este é o meu sexto filme favorito e a minha segunda história em quadrinhos predileta. Mas, na real, foi BURRICE, IDIOTISSE e ARROGÂNCIA da comissão julgadora do Oscar não indicar, e, se não, ELEGER Scott Pilgrim Contra O Mundo o filme de 2010 com a melhor montagem e com os efeitos especiais mais bem empregados na trama da HISTÓRIA DO CINEMA. A genialidade de bryan Lee O’Malley foi espandida ainda mais com a visionária( e super divertida, assim como carismática) direção de Edgar Wright. O modo como ele conseguiu montar e editar o seu filme nos deu a impressão de estarmos MESMO lendo uma história em quadrinhos, com cortes repentinos mostrando a transposição da noite para o dia, assim como a piada sobre o cabelo do Scott. Pablo Villaça, editor do site Cinema em Cena, também comentou esse aspecto que acabo de citar aqui. Quando digo que os efeitos visuais são os mais bem empregados na trama da história do cinema posso estar exagerando, mas dos muitos filmes que já vi em meus quase 15 anos de vida, o único que soube utilizar os efeitos de uma maneira INTELIGENTÍSSIMA foi Soctt Pilgrim Contra O Mundo, mesmo sendo nas Onomatopéias( piada interna das histórias em quadrinhos) como nas cenas de batalha, tornando tudo mais divertido e empolgante. Precisa dizer mais?
MELHOR DIREÇÃO: Christopher Nolan, por A Origem

Vamos deixar uma coisa bem clara por aqui: diferentemente de muitos leitores do site Omelete( e podem me incluir entre um deles), eu não sou fanboy de Christopher Nolan por conta de Batman – O Cavaleiro das Trevas. Sei admitir que o filme que ele fez em 2008 sobre o Homem Morcego( esse apelido é muito original, não acham?) é EXTRAORDINÁRIO, mas não é por isso que digo que ele deveria ter sido indicado na categoria citada acima. O modo como ele dirigiu e escreveu o roteiro de A Origem, filme TAMBÉM estrelado por Leonardo di Caprio, merecia, ao menos, ter sido indicado na categoria de Melhor Direção. As chances de ganhar eram quase nulas, mas o merecimento existe, e Christopher Nolan o tinha em grande quantidade.
MELHOR FILME: Harry Potter e As Relíquias Da Morte – Parte 1

Não precisa nem dizer o porque, né? Vocês provavelmente sabem que já está quase na hora do bruxinho ganhar a sua primeira estatueta, já que passou mais de dez anos à nos encantar, tanto na literatura quanto no cinema, e agora, com Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 1, ele quase conseguiu se superar, só ficando atrás de Harry Potter E O Prisioneiro de Azkaban, o livro e filme mais genial da saga. Mas isso não tira o merecimento de HP7. Nem um pouco, eu diria. A trama da primeira parte do último capítulo da Saga Harry Potter poderia aparentar ser bastante arrastada, mas se você parar para analisar tudo, veria que cada mínimo detalhe que J.K. Rowling acrescentou no último livro foi necessário para contar-nos como a história de Potter e seus amigos iria ser concluída. No fim das contas, este filme é apenas um “preview” para o que virá em Harry Potter E As Relíquias Da Morte – Parte 2.
Agora, com vocês, que deve ganhar e quem realmente merece:

Quem deve ganhar: Melhor Filme – A Rede Social
Admito ainda não ter conferido a história que nos revela como Mark Zuckeberg criou o Facebook, deixando os seus amigos e companheiros de faculdade para trás, somente para conseguir o que queria: dinheiro. Mas só pelo fato do filme ser dirigido pelo meu diretor favorito, David Fincher, responsável pelos quase perfeitos Seven – Os Sete Crimes Capitais e Clube da Luta( Meu Atual Filme Favorito), além de estar ganhando quase todos os prêmios dos quais está sendo indicado, não nos resta dúvidas: A Rede Social provavelmente levará a estatueta do homenzinho de ouro para casa.
Quem merecia ganhar: O Discurso do Rei ou Cisne Negro

Cinse Negro: merecia ganhar, não somente por ser dotado de uma originalidade orgânica e pura de coração, mas por apresentar uma maneira super inteligente de fazer cinema, assim como ser uma versão feminina de “Clube da Luta”. O modo sombrio e tenebroso com o qual a história de Nina( personagem que sofre bastante durante a narrativa, interpretada por Natalie Portman) é desenvolvida nos prende até os minutos finais, aonde nos é revelado algo…. de certa forma esperado, mas que mesmo assim nos agrada como “final surpresa ‘mucho loko manolo’ “. Já O Discurso do Rei, merece ganhar por conta de sua simplicidade estonteante. O filme, como acabei de dizer, é simples, mas é essa simplicidade que torna tudo tão grandioso, por conta do roteiro maravilhosamente bem escrito, com os personagens desenvolvidos ao máximo, e a história tomando o rumo, não só correto, mas também realista e humano. Para mais informações, leiam as minha críticas, aqui aqui.
Quem Deve Ganhar: Melhor Ator – Colin Firth

Colin Firth ganhar, merecidamente, o Oscar de Melhor Ator, sem dúvida alguma. O modo como ele incorporou a gagueira é brilhante. Ele não atua, ele VIVE George VI. Só basta você assistir ao filme e entenderá o que eu estou falando.
Quem Merecia Ganhar: Colin Firth
… Né?
Quem Deve Ganhar: Melhor Direção – David Fincher, por A Rede Social
Somente por ter um histórico bacana, com Clube da luta, Seven entre outros filmes, além de seu novo filme, A Rede Social, ser um indicado forte pra caramba, David Fincher leva, com certeza absoluta.
Quem Merecia Ganhar: Darren Aronofsky, por Cisne Negro

O cara comanda magnificamente bem Cisne Negro, tornando tudo genial e inteligente. Merece, Merece e Merece!
Quem Deve Ganhar: Melhor Atriz – Natalie Portman

Atua de uma maneira belíssima, movendo lindamente os dedos dos pés, os olhos, a boca, tudo… em Cisne Negro, Natalie Portman dá uma aula de como atuar de uma maneira genial, merece e DEVE ganhar o Oscar de melhor atriz.
Quem Merecia Ganhar: Natalie Portman

Pelos mesmos motivos citados anteriormente. Próximo!
Quem Deve Ganhar: Melhor Ator Coadjuvante – Christian Bale

Quem já assistiu à O Vencedor, alega que Christian Bale está ótimo em seu papel como ator coadjuvante. Ainda não assisti ao filme, então não posso falar muito mais do que isso, mas me baseando na opinião, com embasamento garantido, de todos os críticos que já assistiram ao filme e deram altas notas à atuação de Christian Bale, ele provavelmente deverá ganhar.
Quem Merecia Ganhar: Mark Ruffalo

Mark Ruffalo é um dos meus atores favoritos, já que atuou de maneira brilhante em Ilha do Medo e E Se Fosse Verdade, com Reese Whitherspon, já me faria garantir o seu prêmio, mas ainda não assisti Minhas Mães e Meu Pai, então me limito à dizer o que acabei… de dizer.
Quem Deve Ganhar: Melhor Atriz Coadjuvante – Helena Bonham Carter

Ela já está super consagrada na sua carreira, com papéis como Marla Singer( Em Clube da Luta), Belatriz Lestrange( na Saga Harry Potter), e mais recentemente como a Rainha Cabeçuda( em Alice No País Das Maravilhas, de Tim Burton, que saiu nos cinemas ano passado). Além do mais, a sua atuação( lindíssima!) está presente em O Discurso Do Rei, tornando a trama muito mais linda do que deveria. Merece ganhar e MUITO!
Quem Merecia Ganhar: Helena Bonham Carter

Pelos mesmos motivos citados anteriormente. Próximo!
Enfim, pessoal, essas foram as categorias mais importantes, e que tem maior relevância durante a premiação. Espero que tenham gostado, até o Oscar( e até o próximo também!)
COLOQUEM NOS COMENTÁRIOS OS SEUS PALPITES!!!
Atualizado : Dê seus palpites pelos comentários e concorra a livretos e marcadores !!! Os 3 que mais acertarem levarao os brindes para a casa ! O que está esperando ? Divida suas apostas conosco !
Anúncios

Sobre Bruno Albuquerque

Crítico de cinema há 4 anos. Para os haters, o "metido a dono da razão".

4 pensamentos sobre “Oscar 2011: Quem Vai Ganhar e Quem Merece?

  1. Adorei o artigo, muito bom. Espero que suas previsoes se realizem, com a excessao de A Rede Social ganhando o melhor filme. Nao vi com a Helena Boham Carter está em o Discurso do Rei, mas a atuacao da novata Halley em Bravura Indômita deixa a muitos de boca aberta. Aliás, este último é fantástico, espero que ganhe alguma coisa também.

    Abracos e até o próximo post !

  2. Todas as minhas apostam em quem vai ganhar são: Discurso do rei, filme, ator, diretor. Coadjuvante Christian Bale, mas quem merecia é DISCURSO DO REI.
    Quem devia levar melhor filme: Bravura indômita. Ator eu concordo e tudo mais.
    Melhor atriz, Natalie. Quem merecia? A menininha de bravura indômita que nem concorrendo nessa categoria está! Minha torcida entao eh pela Annette Benning.
    Atriz coadjuvante, Melissa Leo e Melissa Leo merecia.

  3. É chutando que a gente se entende!!!
    Então lá vai:

    Melhor Filme: O Discurso do Rei (The King’s Speech)
    Melhor Diretor: O Discurso do Rei (The King’s Speech)
    Melhor Ator: O Discurso do Rei (The King’s Speech)
    Melhor Atriz: Natalie Portman – Cisne Negro (Black Swan)
    Melhor Ator Coadjuvante: Christian Bale – O Vencedor (The Fighter)
    Melhor Atriz Coadjuvante: Hailee Steinfeld – Bravura Indômita (True Grit)
    Melhor Roteiro Original: O Discurso do Rei (The King’s Speech)
    Melhor Roteiro Adaptado: A Rede Social (The Social Network)
    Melhor Longa-Metragem de Animação: Toy Story 3
    Melhor Fotografia: Bravura Indômita (True Grit)
    Melhor Figurino: Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)

    Bye

  4. Confesso que meus palpites foram bem parecidos com os seus.
    Espero que pro próximo ano Harry Potter seja mais indicado e ganhe algum oscar :/

    Beijos

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s