Resenha: Diários do Vampiro – O Retorno : Anoitecer


Eu não sabia direito o que pensar desse livro. Amigos meus, do chat do Vampire-Diaries.net me avisaram que Nightfall ( Anoitecer ) era um dos piores livros da série. Mas, quando ele veio com o Brasil, com o primeiro capítulo no ar, todos elogiando, minhas expectativas, que eram baixas, aumentaram. Entretanto, a autora não mantém a atmosfera original da série – o que acharia difícil, depois desse longo hiatus -, não desenvolve muito bem os assuntos pendentes quanto ao triângulo amoroso – se bem que deixa um tanto inaberta essa questão para o próximo livro, Shadow Souls ( em tradução livre para o português, Almas Sombrias ) e adiciona na história coisas que nunca imaginávamos que poderiam vir – além do mais, que na minha opinião, não se encaixam muito bem. Apesar de tudo, com várias oscilações, Anoitecer tem seus momentos. A autora explora demais a relação Damon-Elena e os limites do vampiro bad boy. Inclusive, muitas vezes, o livro se foca nessa parte, deixando um tanto de lado os amigos, que sempre estão cuidando de outras missões tão perigosas quanto Elena, Damon e Matt enfrentam.

O livro começa com Damon observando Caroline, a concorrente chata de Elena, sendo iludida por uma imagem no seu espelho às 4:44h da manha. A menina parece diferente e isso se prova mais verdade ainda quando ela ataca Elena em uma visita amigável. A menina de ouro voltou dos mortos com poderes de espírito. Não consegue falar, não reconhece os outros e fica flutuando com suas asas invisíveis. Seu sangue é irresistível para qualquer criatura mágica e ela possui um poder branco muito poderoso. Ao beijar seus amigos – beijo de língua mesmo. Era algo ligado a reconhecer as pessoas como animais, muito esquisito, mas eu deixei passar – Caroline a impede, xingando-a e deixando todos com raiva. Ela parece possuída e é impedida por Stefan e Elena.

Assim como as árvores e as outras garotas, Caroline está sendo possuída por malachs, criaturas parecidas com vermes que invadem o corpo de outras pessoas, sendo dominadas por quem controla todos os malach. Damon encontra essa pessoa, que se trata de Shinichi, um demônio japonês que deseja Elena e Fell’s Church para si. Ele faz um trato com Damon, o qual consiste em tirar Stefan do caminho e salvar algumas pessoas das destruição. Porém, Shinichi e Misao – sua irmã gêmea que deseja somente a cidade destruída – nao pretendem dar ao vampiro o que ele quer, injetando um malach nele.

Quando Bonnie, Meredith e Matt são atacados por árvores malignas e Damon, chamado por Bonnie resiste em ajudar, mas acaba socorrendo-os, o grupo percebe a presença de malachs em Fell’s Church. Damon, que ajuda os humanos, é expulsos pelos mesmos por demorar a resgatá-los. Movido pela raiva e pelo malach que tem dentro de si, ele combina com Shinichi um plano e envia Stefan para um local muito difícil de se achar, onde o vampiro transtornado poderia, supostamente, deixar de ser o que é.

Com Damon possuído, Elena – agora normal, pois despertou de seu lado espírito, ao menos em parte – e os outros amigos ameaçados por meninas e árvores possuídas, conseguiram ele parar o mal que está à espreita de Fell’s Church ?

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

7 pensamentos sobre “Resenha: Diários do Vampiro – O Retorno : Anoitecer

  1. nunca li nenhum livro de vampire diaries.. nunca me chamou tanta atenção, mas muitas pessoas gostam, talvez um dia eu finalmente pegue coragem para ler os livros^^’


    hangover at 16

    • É oito oitenta, Caue, ou você gosta muito ou você nem chega perto. Eu gosto, apesar desse livro ter me decepcionado um pouco. De qualquer forma, é sempre bom tentar, né ? rs Pra mim 3 primeiros sao os melhores. Boa leitura 😉

  2. eu estou lendo o livro mas naum achei muito interessante naum ,eu gosto muito da saga ,mas esse livro ta um saco

  3. Não me diz que é um dos piores livros da série!!! Quer dizer que tem outros tão ruins quanto este? Estou lendo agora e foi com muito sacrifício que superei as primeiras 150 páginas. Tem uns personagens que estão me irritando profundamente nessa história e acho que é por isso que não estou conseguindo me apegar à história. Também aconteceram algumas situações do tipo “até parece que tais me chamando de idiota, L. J. Smith!” Parece tb que os personagens não estão com personalidades bem definidas como nos outros livros, onde vc realmente acreditava que aquilo era exatamente o que aquele personagem diria/facia naquela situação. Tá difícil, viu?

    • Eu não sei porque parei nesse haha Mas, logo te digo, após as primeiras 150 páginas ainda há muito com o que se decepcionar. De qualquer forma, me disseram – e quem disse foram pessoas que concordam que a L. J. viajou nesse volume – que o próximo, Shadow Souls ( que já chegou aqui no Brasil como Almas Sombrias ) é muito bom, um dos melhores da série. Mas, eu não sei, esse livro desceu a série muito na minha concepção, ele com certeza não está no top das minhas leituras e vai ter que esperar um pouco.
      Recomendo outra série da autora – trilogia, na verdade – já que você gostou dos outros volumes de Diários do Vampiro. Trata-se de The Secret Circle ( cujo primeiro volume chega esse mês ao Brasil como Círculo Secreto – A Iniciação ). Temos posts dessa série aqui no blog, dê uma procurada. É bem legal, creio que você irá gostar.

      Abraços,

      Victor

  4. Bom , eu já li todos os livros da serie e confesso que esse foi o melhor , não sei o que esperar de almas sombrias mas fiquei um pouco ( mentira , muuuito) decepcionada por Damon acabar não ficando com Boonie , mas creio que um dia esse romance vai acontecer , e espero que seja logo , e tomara que almas sombrias seja bem grande pois li anoitecer em 3 ou 4 dias ( pura empolgação ) auhaush bjos pessoal ate outra oportunidade…

  5. bom, eu amei os tres primeiros livros, eu acho que devia ter acabado no terceiro msm, o final foi mt emocionante, no quarto ja começa a ficar mt ficção…é um pouco tedioso, porém o final tb me emocionou, a autora foi bem criativa, agr eu to lendo o quinto, vamos dizer que,essa saga ja faz parte do meu lazer (rsrs) e eu n vou sossegar ate ler todos…..

Escreva seu comentário

