Resenha: Depois da Escuridão

Falar de Wall Street e bolsa de valores é uma coisa complicada quando aplicada em um livro. É um assunto complexo que se voltado para a direção errada ou, explicado de forma rala, desinteressa o leitor, cativando, às vezes, somente aqueles entendidos do tema. Depois da Escuridão é um livro que nos explica o básico da bolsa de valores, mas é o suficiente. O livro foca muito mais nas pessoas inseridas nesse mundo onde dinheiro, luxo e boas impressões são o essencial, fazendo com que a moral e outros valores fiquem de lado. Os autores exploram o lado sombrio dos personagens, humanizando-os ao máximo. Lá, todos tem dois lados, o que realmente mostram na sociedade – muitas vezes, quem queriam ser – e quem são de verdade. Para obter mais dinheiro e poder, as pessoas desse mundo colocam as aparências a frente de sua personalidade, enganando todos a sua volta. A história mostra esse lado da elite, mas puxa para um assunto muito interessante : se essa personalidade falsa aparece com dinheiro e poder, e se tudo isso fosse tirado, se eles vivessem como pessoas comuns, o que aconteceria ?

Daí temos Grace, uma personagem muito interessante. Ela é a típica americana perfeita, inocente, vinda de uma família rica, loira, bela e gentil. Suas irmãs a invejam assim como suas amigas, mas tudo é tapado por conta dos interesses. Perdidamente apaixonada por Lenny Brookstein, um rico homem de meia idade, poderoso no meio da bolsa de valores, ela se casa, tornando-se, além de tudo, alvo de falsidades, a fim de que seu marido ajude os simpáticos amigos a sua volta. Ela vive nessa ilusão de vida perfeita até que algo acontece.

Uma viagem de férias é programada para uma ilha paradisíaca onde todos podem relaxar. Incitados a impressionar Lenny, cada um por um motivo pessoal específico, necessitando de ajuda, os casais “amigos” dos Brookstein se hospedam na ilha, sendo gentis e tentando conseguir o dinheiro de Lenny. Certo dia, este parte para uma viagem de barco e desaparece. Grace se desespera, pois Lenny é tudo para ela. Nessa parte, vemos que tudo começa a mudar sutilmente, pois, como o poderoso é Lenny, Grace não pode ajudar todos seus hospedes com seus problemas financeiros.

O Sr. Brookstein é dado como morto. Suicídio, eles dizem. Motivo ? Ele roubou dinheiro do Quorum e não aguentou a pressão. Para quem fica o dinheiro ? Teoricamente, para Grace, que não sabe nada da situação. Da para a noite, ela se torna a mulher mais odiada dos Estados Unidos, sendo presa e considerada culpada por fraude. Todos as abandonam : suas irmãs, seus amigos e outros que a idolatravam. Ela é levada para uma prisão onde faz amigas e inimigas, percebendo que deve mudar quem é para seguir em frente. Ela sabe que seu querido marido nunca faria o que fez. Conhece ele bem. Por isso, ela irá até o fim para provar sua inocência. Para salvara a memória de seu amado.

Grace muda quem é, deixando para trás a inocência, a delicadeza, a simpatia e a bondade, coisas que sempre teve. Não será fácil, mas ela deve fazer o que for preciso, deve sobreviver. Já que perdeu tudo que formava sua vida antiga, tudo que prezava, o que irá parar um mulher que já perdeu tudo que tinha ?

O final é espetacular, mostrando que a ilusão de fama e dinheiro é uma coisa patética, pois, sem isso, você é só mais uma pessoa numa multidão. Cada personagem tem sua história e seus conflitos internos, sendo explorados maravilhosamente. Uma reflexão bela e moderna sobre o que temos e o que somos.

Um pouco mais sobre os autores …

Sidney Sheldon é um dos autores mais vendidos do mundo. Seus livros já ultrapassaram a marca de 300 milhoes de exemplares e foram publicados em dezenas de línguas – Sheldon figura no Guinness World Records como um dos escritores mais traduzidos do mundo. Ele é também o único escritor a ter ganhado um Oscar, um Toney e um Edgar.

Para saber maiswww.sidneysheldon.com

Tilly Bagshawe é a autora do romance A Senhora do Jogo, best seller do New York Times e continuação da saga da família Blackwell iniciada por Sheldon. Tilly mora em Los Angeles e Londres com o marido e os filhos.

Para saber mais – www.tillybagshawe.com

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

3 pensamentos sobre “Resenha: Depois da Escuridão

  1. nossa, parece muito interessante o livro, o modo como ele parece mostras os dois lados da moeda na sociedade rica e como a personagem deve se virar depois de perder tudo parece ser incrivel, mais um pra lista de livros q vou qrer^^

    • Pois é, nossa lista sempre aumenta kkk Eu gostei muito mesmo do modo como ele explora a história de cada personagem em vários blocos, mostrando o comportamento de cada um em situacoes diferentes. Vale a pena mesmo =)

      Abracos,

      Victor

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s