Medos & Criaturas – Bruxas

Já tenho o cronograma da coluna todo pronto. Todos os lugares e monstros que vão aparecer ao longo do mês de Outubro já foram selecionados. Mas, ficou a dúvida : Quem eu coloco primeiro ? Apesar de pouco usado, o Halloween, aqui no Brasil, também é chamado de Dia das Bruxas. Por tanto, nada melhor do que começar com as bruxas, como uma forma de homenagear essas personagens que deram o nome brasileiro ao Halloween. Bons Sustos !

Falou em bruxa e já até sei o que veio a sua mente. Velhas com verruga, nariz grande e curvado, corcunda, roupas pretas, vassoura e rodeada de gatos pretos e sapos. Ou, para os mais modernos, mulheres bonitas e atraentes que voam de vassoura, enfeitiçam homens e os usam para suas bruxarias, fazem pentagramas no chão e tem pactos selados com o coisa ruim. A partir das duas descrições, o que é certo ? Nenhum nem outro. A definição que temos de bruxa varia de época, autor e vários outros fatores. As bruxas são bem mais do que temos de informação, entretanto, possuem alguns dos elementos citados acima. Mesmo sendo diferentes do que você pensava, não se engane, as bruxas não são boazinhas.

Origem da Palavra

Há divergências quanto à origem da palavra. Alguns acreditam que o termo tem ligação  com os vocábulos proto-celtas : *brixtā (feitiço), *brixto– (fórmula mágica), *brixtu– (magia) ou com o Gaulês: brixtom, brixtia do qual deriva o nome da deusa gaulesa Bricta ou Brixta. Outros defendem a teoria de que a palavra vem do Sânscrito, língua clássica da índia, e significa mulher sábia ou mulher mágica.

História

Durante a idade média, mulheres que faziam ungentos e simpatias, chamadas de feiticeiras ou curandeiras ou até mesmo bruxas foram perseguidas pela Igreja Católica. Entretanto, acusá-las de fazem curativos e bebidas com ervas não seria plausível. Essas mulheres foram consideradas maléficas, sendo relacionadas com o diabo e com todas as pragas existentes na região. A Inquisição perseguiu milhares de mulheres consideradas bruxas, pela Europa. Todos entregavam seus vizinhos e parentes quando, na maior parte das vezes, estes não tinham provas concretas ou as mulheres nem ao menos pagas ou curandeiras eram. O episódio de perseguição às bruxas mais marcante foi o da cidade americana de Salém.

As Bruxas de Salém

Há divergências sobre a origem do caos, mas é fato que este acontecimento foi considerado um dos mais sangrentos e cruéis de toda a perseguição ás bruxas. Dizem que a escrava Tituba praticava Vudu ( religião da África Ocidental ) e várias pessoas souberam desse fato, denunciando-a.  Em 1692, o caos se espalhou por Salém, Massachusetts, resultando na morte de mais de 20 pessoas inocentes executadas por acusações de bruxaria e mais de 150 presas por conta das mesmas acusações. A Suma de Letras lançou um livro sobre o tema. Saiba mais sobre o mesmo pelo blog oficial do livro  > http://bruxassalem.blogspot.com/

As Bruxas

Assim como EMO’s não gostam de ser chamados de góticos e vice versa, bruxas não gostam de ser confundidas com feiticeiras.  As bruxas praticam bruxaria, considerada uma religião, e detêm não só magia negra, como também a magia branca. Sua ligação com o capeta foi feita pela Igreja católica, pois as bruxas são pagãs e, não há correspondente de Lúcifer nessa religião. Alguns autores defendem que a conexão com o diabo existe, entretanto, a bruxaria é relatada antes da criação do mesmo pela Igreja Católica. A bruxa está ligada a natureza e nao pratica o bem nem o mal, mas o que bem entende. A feiticeira é alguém que adquiri os conhecimentos, sem ter nenhuma ligação com as entidades espirituais ou com a religião. Na ficção, ambas são consideradas mágicas, sendo a feiticeira mais imparcial e a bruxa sempre mais ligada à magia negra.

Lenda

No imaginário popular, as bruxas são velhas curvadas com nariz pountudo e verruga que caçam criancinhas e fazem maldades diversas e poções em seu grande caldeirão, além de voar de vassoura. Outras versões apresentam a bruxa como uma mulher normal que faz tudo que a velha curvada faz, além de círculos pentagramas no chão que invocam magias, tanto do bem, quanto do mal.

Símbolos

Gato Preto – Na Idade Média, por conta de sua cor e de seus hábitos misteriosos e noturnos, os gatos pretos eram considerados indispensáveis para bruxarias – superticao criada pela Igreja Católica – ou até mesmo bruxas em forma de animal.

Caldeirao – Objeto onde as bruxas teoricamente faziam poções tanto para o bem quanto para o mal.

Pentagrama – Representa a proteção. Suas quatro pontas inferiores representam os quatro elementos e a superior o espírito. Dizem que um círculo com o símbolo no centro pode significar tanto proteção quanto um lugar para feitiços e invocações.

Por que temer ?

É dito que toda a bruxa monta objetivos para si própria, utilizando artifícios da magia negra e da magia branca para conseguir o que quer. Caso você esteja entre a bruxa e seu objetivo ou a atrapalhe de alguma forma, fique certo de que algum feitiço ou praga será lançado contra você.

Se teve calafrios com tudo até agora, fique tranquilo. Para se proteger de feitiços, bloqueando seus efeitos, deve-se fazer um círculo de sal no chão e ficar em seu interior ( em algumas versões o círculo deve ser oval e estar na vertical ). Amuletos contra mal olhado também são efetivos para aqueles que não curtem andar com círculos de sal agarrados aos pés.

Livros, filmes e séries

Livros

As Brumas de Avalon

Avalon é uma ilha perdida por conta da expansão do cristianismo. Lá, praticam-se religioes pagas, o culto a Deusa. As personagens femininas que recontam a lenda do rei Arthur são, nessa série, feiticeiras. Podemos considerá-las bruxas. Leia a resenha dos livros da série :

As Brumas de Avalon  Vol. 1  – A Senhora da Magia

As Brumas de Avalon Vol. 2 – A Grande Rainha

As Brumas de Avalon Vol. 3 – O Gamo-Rei

As Brumas de Avalon Vol. 4 – O Prisioneiro da Árvore

Série Harry Potter

O bruxinho mais famoso do mundo explora o universo fantástico abrangendo mais o mundo da feitiçaria e bruxaria por fora do universo feminino, seguindo mais a linha do fantástico. Leia a resenha de dois  livros da série :

Harry Potter e a pedra filosofal

Harry Potter e a câmara secreta

As Bruxas Mayfair

Anne Rice, com seu universo erótico, fantástico e sombrio, explora o universo das bruxas também. Resenha do primeiro livro – A Hora das Bruxas 1

Filmes

Abracadabra – Três bruxas são trazidas de volta à vida em uma noite de Halloween, na qual pretendem executar sua vingança contra aqueles que as torturaram em Salém. O filme é bem bobinho, – considerado comédia –  mais direcionado para o público infantil/juvenil, é da Disney. Resenha em breve.

Da magia à sedução – Duas jovens bruxas carregam a maldição de que todo homem que se apaixonam deve morrer. Resenha em breve.

Vale a pena conferir os filmes baseados nos livros da série Harry Potter e da série As Brumas de Avalon

Séries

A Feiticeira – Série de televisão americana transmitida de 1964 a 1972. Samantha é casada com James. Eles poderiam ser o casal perfeito, se não fosse por um detalhe : Samantha faz mágica com uma torcidinha de nariz. O amor quer sempre prevalecer, mas o universo da bruxaria carrega muitas confusões com as quais Samantha deve lidar com.

Sabrina, aprendiz de feiticeira – A jovem descobre ser meia-bruxa quando completa 16 anos. Vive com suas três tias e Salem, o gato falante. Sabrina tem que aprender a controlar a magia, que sai de seu controle assim como vários problemas típicos de sua idade. Foi exibida pelo canal Nickelodeon, no Brasil, entre 2001 a 2005.

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

8 pensamentos sobre “Medos & Criaturas – Bruxas

  1. Adorei o post. Já que estamos no mês do Halloween, o famoso dia das bruxas, nada melhor para entrar no clima. Ótima ideia fazer esse apanhado de filmes e livros a respeito!!!
    (ps: Eu topo \o/ Quero promo de Diários do Vampiro! :P)

    @Tibiux

    • Obrigado ! Fico feliz que tenha gostado. Acho sempre interessante para os que gostaram do tema confirirem livros, filmes e séries do mesmo assunto. Estou escrevendo o post. Vou esperar mais um pouquinho e publico 😉

      Abracos,

      Victor

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s