Coluna Decifrando – Título O Despertar

Como programado, os três primeiros posts da coluna seriam dedicados à série de livros Diários do Vampiro. Acontece que chegamos ao último post dessa sequência. Analisando de ordem decrescente, os títulos fazem sentido, até chegarmos no livro 1. Reunião Sombria trata-se de quando os espíritos, ao lado de Elena, impedem Klaus de torturar Bonnie e cia.  A Fúria refere-se a Katherine, ao ser desprezada pelos irmãos Salvatore e trocada por Elena. O Confronto aponta para o duelo mortal entre Stefan e Damon que ocorre após a morte de Elena. Mas, em O Despertar não vejo nenhuma referência clara.

Se pensarmos no sentido literal, não encontramos explicações. Não há ninguém que acorda no livro. Entretanto, se considerarmos que não é alguém de desperta e sim algo, as coisas começam a se encaixar.

Um dos grandes pontos do primeiro livro é o drama de Stefan, dividido entre seu passado trágico e seu novo namoro com Elena. No final do livro, ele decide embarcar nesse novo romance. Essa paixão, meio que apagada pelo tempo por causa de Katherine, retorna com uma forca incrível. Levando também em consideração o fato de Stefan estar na capa do primeiro livro, podemos confirmar que esse despertar refere-se a ele e a ninguém mais.

Por fim, não é ninguém de desperta no primeiro livro e sim o amor. Este,  “deteriorado” pela culpa do passado, renasce, dando a Stefan uma nova chance com Elena.

Concorda ? Discorda ? Tem outra  hipótese ? Escreva pelos comentários, essa coluna é para um debate de fãs 😉

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

3 pensamentos sobre “Coluna Decifrando – Título O Despertar

  1. Ando louca para ler essa série, até agora não li nenhum dos livros… Muito bom o seu blog, adorei! Depois apareça no meu… estão rolando algumas promoções.
    Abraços!

    • Olá !

      A oportunidade está batendo à sua porta rs Tudo indica que, ainda esta semana, virá por aí um concurso cultural da série Diários do Vampiro 😉 Obrigado 😀 Pode deixar, visito e deixo uns comentários por lá =)
      Abracos,

      Victor

  2. Eu penso antes que o desperta se aplica à Elena. Elena tinha sido a rapariga mais popular do liceu, logo, estava mergulhada até à cabeça em coisas superficiais. Além do mais, só quando começou a namorar com Stefan é que percebeu o amor verdadeiro. É claro que a capa é um elemento contraditório, mas é certo que o despertar pode ter duplo significado, pode se referir ao Stefan e à Elena. A minha capa é diferente dessa, e nela, aparece um Stefan muito mais feio. 😦

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s