Entrevista com Michael Thomas Ford

Fiz uma entrevista com o escritor Michael Thomas Ford, autor de Jane Austen – A Vampira, publicado mês passado pela editora Lua de Papel. Fiz uma resenha do livro há algum tempo. Ele é super simpático e engraçado, concordou em fazer a entrevista e respondeu-a com muito gosto. Vejam, abaixo, mais um pouco sobre ele e confiram a entrevista !

Michael Thomas Ford nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Ganhou vários prêmios e, dois deles, voltados para literatura homossexual, o Gay Men’s Romance ( duas vezes )  e o Gay Men’s Mystery. Foi também nomeado para o prêmio Horror Writers Association Bram Stoker Award, por seu romance The Dollhouse That Time Forgot.

Site oficial do autor – http://janebitesback.com/

Quando você começou a escrever ?

Eu sempre quis escrever, desde que era criança. Mas até escrever profissionalmente, meu primeiro livro foi publicado a uns 20 anos atrás. Eu já publiquei quase 60 livros agora, variando de romances para adolescentes para livros de não-ficção. Agora, eu escrevo, principalmente, romances para leitores adultos.

O que inspirou você para fazer de Jane Austen uma vampira ?

Foi um comentário feito pelo meu agente. Estávamos falando sobre tipos de livros que nós estávamos vendendo e, ele observou que as únicas coisas que pareciam sempre vender bem eram os livros de Jane Austen ou livros  de vampiros. Isso me fez pensar como seria engraçado escrever sobre Jane Austen como uma vampira.

Qual é a sua opinião sobre todos esses livros  que meio “satirizam” os romances de Austen ?

Eu acho que a maior parte deles não são muito bons e não muito originais . Pegar um romance de Austen e adicionar monstros é engraçado em um momento ou dois, mas depois se torna bobo. De qualquer forma, se ler esses livros faz as pessoas voltarem e lerem os romances originais de Austen, isso é uma coisa boa.
Há uma mensagem em “Jane Austen – A Vampira” ? Pensei que era : “Jane Austen não iria se importar com as outras versões de seus romances, desde que todos lessem os originais”.

Eu acho que isso é verdade. Austen tinha um senso de humor muito bom, e eu penso que ela iria se divertir com alguns livros dela ou baseados em seus romances.

Existem muitos autores famosos com bons livros, clássicos. Jane Austen é um deles, mas por que ela ?

Eu acho que Jane Austen é mais popular porque ela entendia as pessoas muito bem e, era capaz de escrever sobre elas de um jeito que era instantaneamente familiar para os leitores. Todos nós conhecemos pessoas – ou existem pessoas – como as personagens dela. Então, suas histórias nos atraem porque, de vários modos, elas são eternas* ( * nota adicional : eternas no sentido de atemporais, que se encaixam em qualquer época ) .

Qual seu livro favorito de Jane Austen ?

Meu romance favorito de Austen é  MANSFIELD PARK. Ele é, talvez, seu romance menos  popular, porque é mais sombrio que os outros e muitas pessoas não gostam da personagem principal, Fanny. Mas eu acho Fanny uma pessoa interessante, e o livro propõe várias questões sobre o que significa entender a si próprio e o mundo ao seu redor.

Você acha que as pessoas devem ler “Jane Austen – A Vampira” ? Por que ?

Bom, eles devem lê-lo porque é o melhor livro já escrito. Ou, eles podem lê-lo porque é uma história divertida sobre como seria para Jane Austen viver hoje em dia, vendo seus livros e a si própria tornarem-se mais populares do que ela pudesse algum dia jamais imaginar.

O livro é novo no Brasil. O que você diria para os leitores brasileiros que ainda não leram o livro ?

Eu iria contar para eles que deveriam lê-lo imediatamente e, depois, recomendá-lo para todos seus amigos. Eu estou muito, muito, muito animado com o fato do livro ter sido publicado no Brasil. Já recebi vários e-mails dos leitores daí. Todo dia eu ouço de novos leitores, o que é enormemente gratificante.  Eu estou muito grato por todas as pessoas que dão uma chance a meu livro, e sabendo que leitores no Brasil gostam da história que eu escrevi faz eu querer escrever mais.
Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s