Resenha: O Efeito Sombra

Crítica – Um livro de auto-ajuda é visto com preconceito por muitas pessoas. Eu, devo confessar, sempre tive preconceito com livros de auto-ajuda. Parecem chatos e, quando olhamos para o tema que ele propõe nos “ajudar”, geralmente, dizemos para nós mesmos : “Não preciso de ajuda com isso”. O meu preconceito foi excluído aos poucos, à medida que lia O Efeito Sombra. Os três autores citam sempre frases magníficas e pensamentos filosóficos profundos, dando sempre dicas e as comparando com situações reais, que eles já vivenciaram. Os três pontos de vista sobre a mesma temática nos permite entender completamente o que é o Efeito Sombra e o como viver com nossa sombra. Os autores nos passam lições muito boas e  ensinamentos incríveis. Terminei o livro com outra perspectiva sobre as ações ruins e  sobre as coisas prejudiciais que fazemos e dizemos não conseguir controlar. Todos podemos ser boas pessoas, basta querer e se empenhar.

Resenha – Falar das coisas ruins que fazemos, dos nossos vícios e dos objetivos que parecem inatingíveis não um tema atual. A sombra é só mais um termo específico para o nosso lado sombrio, lado que tentamos esconder das pessoas ao nosso redor a até de nós mesmos. O Efeito sombra, tema que o livro aborda, é quando tudo aquilo que abrigamos e escondemos em nosso lado sombrio vem a tona. Separei um trecho da segunda parte do livro, Fazendo as pazes com os outros, como o mundo e consigo mesmo, escrita por Debbie Ford. Ele explica muitíssimo bem o que é o efeito sombra e, acho interessante vocês lerem para entenderem melhor.

“O Efeito Sombra ocorre quando a própria escuridão reprimida torna sua presença conhecida, levando-nos a agir de maneira inconsciente e inesperada. Isso acontece quando algo no mundo externo força a escuridão a sair de seu esconderijo e subitamente ficamos cara a cara com os traços, comportamentos  e sentimentos do personagem que mantivemos escondido na vida secreta. O Efeito Sombra não é algo que planejamos. Na verdade, é algo que a maioria de nós investiu tempo e energia para tentar evitar. Mas, quando entendemos esse fenômeno, podemos desvendar o mistério da sabotagem pessoal.”

– Página 149, parte 2 , escrito por Debbie Ford

Não há como lutar contra a sombra, esta não pode ser derrotada. Devemos identificá-la, conhecê-la a fundo e fazer as pazes, perdoar, cada sentimento obscuro e reprimido que ela abriga. A temática do livro se repete em todas as partes.

»  Reconhecer a sombra. Aceitar que existe uma parte dentro de você que tenta não ser vista e prejudica.

» Parar de projetar seus sentimentos ruins nas outras pessoas. Aceitar que você é responsável por cada um deles.

» Reconhecer cada sentimento reprimido e obscuro, perdoando-o e o compreendendo.

» Empenhar-se não mais em esconder a sombra e, sim em contralá-la.

O livro é dividido em três partes, cada uma escrita por três autores diferentes. Minha preferida foi a segunda, escrita por Debbie Ford. Ela apresenta vários exemplos reais que já vivenciou, até mesmo o seu próprio. Todas as partes obedecem a mesma temática,encarando-a de formas diferentes, por meio de citações e explicações. Vou falar um pouco de cada parte.

Parte 1 – A Sombra Coletiva, por Deepak Chopra – Abrindo o livro, ele introduz o conceito de sombra, explicando suas origens e dizendo qual a sua diferença entre esta e o self, nossa verdadeira imagem que muitas vezes é ofuscada pela sombra. Ele fala sobre a sombra individual, a nossa sombra e leva bastante a tona a sombra coletiva, a sombra que não é só nossa, mas do grupo em que vivemos e/frequentamos. O autor tenta mostrar os problemas dos principais sentimentos que nos prejudicam e como perdoá-los, reduzí-los.

Parte 2 – Fazendo as pazes…, por Debbie Ford – A autora conta novamente sobre a origem, da sombra e fala como esta nos influencia, escondendo nosso verdadeiro self. Por meio de exemplos reais, ela conta o que realmente ocorre quando essa é levada a tona, O Efeito Sombra, e nos mostra o que fazer a partir daí. Uma vez que a sombra já foi revelada, basta perdoá-la, trazendo paz para nós e vivendo bem como nosso verdadeiro self.

Parte 3 – Só a luz pode banir a escuridão, por Marianne Williamson – Mais uma vez, abordando a temática que apresentei acima, Marianne nos mostra sua visão sobre a sombra e como vencê-la. Ela puxa o tema mais para o lado espiritual e religioso, como admitir nossos pecados e perdoá-los como o amor, vencendo a sombra. Nos ensina a abraçar o amor e os diversos outros sentimentos bons, pois, só assim podemos banir os sentimentos ruins e obscuros.

Questionário

No final do livro há um questionário para se descobrir como o Efeito Sombra está agindo em sua vida. A Veja publicou o teste. Clique no link abaixo para descobrir sua sombra.

Questionário O Efeito Sombra da Veja

Site oficialhttp://www.oefeitosombra.com.br/

Twitterhttp://twitter.com/oefeitosombra

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

10 pensamentos sobre “Resenha: O Efeito Sombra

  1. Ahh demorou mas valeu a pena, rs! gostei demais! Vc é cuidadoso, atencioso com as palavras! Está de parabéns! Texto claro, objetivo e cheio de opinião!
    Adorei! Obrigada!

  2. Interessante sua abordagem, também tinha preconceito com livros de auto-ajuda, mas minha opinião mudou quando li este maravilhoso livro, principalmente por ter Deepak Chopra que é um guia espiritual de enorme nível de transcendência e por abordar algo que realmente nos interessa, pois envolve questões filosóficas e assuntos pertinentes de relações pessoais, algo muito importante para não sermos engolidos pela sombra como cita os autores.
    Tenho blog de história, se quiser fazer parceria será um prazer, troca de banners.
    Grande abraço e continuemos a ler esses livros, pois são essenciais para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo.
    Abraços fraternos e sucesso sempre!

    • Obrigado pelo seu comentário, gosto muito de feedbacks dos livros que resenho no blog. Podemos trocar banners sim. O seu já está na página dos parceiros.

      Sucesso com seu blog !

      Abracos,
      Victor

  3. Livro: “O efeito sombra”. Vi esse livro numa prateleira, em uma mega store…achei curioso, porém não comprei, depois uma vendedora de cosméticos passou aqui em casa com seu folheto avon, e vi novamente o livro “o efeito sombra” sendo vendido através do catálogo da citada revista…li sua resenha e decidi: VOU COMPRÁ-LO. Gostei de seu site.

    • Pois é, acho que livros de auto-ajuda despertam muito essa curiosidade nas pessoas, mas a verdade sobre o gênero é que ou você gosta/ se entrega sem preconceitos ou não gosta/ se afasta. Ainda vai depender do tema de cada livro para impulsionar mesmo a pessoa a ler ou não, mas, em geral, o que se sente mesmo pelo auto-ajuda que fica. Bem, fico feliz que minha resenha tenha lhe ajudado e espero que goste do livro 🙂 Obrigado, fico ainda mais contente que tenha gostado do site. Fique a vontade, sua presença por aqui será sempre bem vinda.
      Boa Leitura!

      Abraços,
      Victor

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s