Opnião de Mestre – Um ensaio romântico

Eu convidei a blogueira do site Tudo Sobre Livros para escrever um post especial para o Festival Romance. Disse que podia ser qualquer coisa, uma crônica, uma seleta de notícias e etc… Ela me surpreendeu ao enviar um ótimo ensaio, uma profunda reflexão sobre o significado da  palavra Romance, tema central de nosso festival. Gostaria que pensassem e tentassem responder algumas das várias perguntas propostas por ela. Quem puder agradecê-la pelos comentários, ficarei grato. Espero que gostem tanto quanto eu gostei.

O que é romance ? Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, temos romance definido de várias formas, a que mais me chamou a atenção foi: Literatura Narrativa em prosa, mais ou menos longa, na qual se relatam fatos imaginários (embora estruturados com verossimilhança), às vezes inspirados em histórias reais, cujo centro de interesse pode estar no relato de aventuras, no estudo de costumes ou tipos psicológicos, na crítica social etc.
Boa definição, não? Mas, para você, o que é romance?
Um amor de bambear as pernas? Romance é o “clima” em que os apaixonados vivem?
Romance é apenas um gênero literário? O romance está em todos os lugares?
Só os apaixonados sabem o que é? Poetas fazem romance ou ele existe dentro deles? Só pessoas românticas sabem o que é romance ou qualquer um sabe?
O que é ser romântico? É escrever cartas de amor, poesias que emocionam? É ser delicado, gentil, é saber amar? O que é? Alguém sabe? É preciso ser intelectual para entender o que é romance e o que se passa na cabeça dos românticos? Romance se resume apenas em poesias, cartas de amor, literatura? O romance está em todos os lugares? Me responda você o que é romance!
Romance pode ser vivido ou é necessário senti-lo? Romance é algo que pode ser definido ou simplesmente não há uma explicação para sua existência? Um dia, o ser humano descobrirá o que é o romance?
Volto a minha pergunta inicial, o que é romance?

Romance não é só um amor de bambear as pernas, também é algo que te faça sentir bem. Amizade? Pode ser. Romance não é o “clima” em que os apaixonados vivem, talvez seja o momento. Romance não é só um gênero literário, romance é vida. O romance está em todos os lugares, basta procurá-lo. Poetas, escritores, enamorados, todos sabem o que é romance. O romance existe dentro dos poetas, nasce com eles, vive com eles, e morre com eles. Todos sabem o que é romance, mas poucos procuram senti-lo. Ser romântico é levar a vida de uma forma aventureira, sem medos, desesperanças; é aproveitar o que a vida tem de bom.
Cartas de amor e poesias são algumas das milhares de faces que o romance tem. É preciso saber amar para saber o que é o romance, é preciso amar a vida. Poucas são as pessoas que sabem o que é romance, muitas não fazem nem ideia de onde encontrá-lo. Não é preciso ser intelectual para entender o romance, como já foi dito antes, basta saber amar. Romance é vida, não se resume apenas em palavras e gestos. O romance está presente no mundo, no Universo, em todos os lugares. Romance não tem corpo, é necessário senti-lo. O romance existe, mas não pode ser definido. Pode ser que um dia o ser humano descubra o que é romance, mas antes, será necessário senti-lo.
E, depois de tudo isso, talvez que ainda não tenha chego à uma conclusão do que seja romance.

pela blogueira do site Tudo Sobre Livros

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Um pensamento sobre “Opnião de Mestre – Um ensaio romântico

  1. Aii, olha o meu textinho aí! Obrigada pela apresentação, Victor. Gostei bastante!
    Beeijos! 😀

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s