Terror e Horror

Os termos

Encontrei uma definição bem legal dos dois na introdução do livro “Depois – Sete histórias de Horror e Terror”, de Heloisa Seixas. Vejam só :

Além da rima, essas duas palavras têm em comum o fato de que nos dão arrepios. Aliás, pelo menos uma delas – horror – vem do latim horrere, que quer dizer justamente arrepiar-se, estremecer. Mas a linha divisória entre uma e outra é de difícil definição. O horror seria talvez a resposta a uma realidade física horripilante, como por exemplo uma cena de assassinato ou tortura. Já o terror, forma mais poderosa de medo, seria defrontar-se com o desconhecido – o sobrenatural

Bem, resumindo este excelente texto, o terror é tudo aquilo que trata com o desconhecido, do sobrenatural e o horror é tudo aquilo que trata das reações físicas, na realidade, como por exemplo, o Jason.

Um pode estar relacionado com o outro, mas nunca são os dois ao mesmo tempo. Se no final do livro você descobre que o espírito em questão era pura imaginacao da protagonista, é horror. Se no final de tudo você descobre que o assassino que persegue os jovens pela floresta é um zumbi, é terror.

Os  Clássicos

Três grandes livros de terror que ganharam várias adaptações para o cinema são os clássicos que selecionei abaixo :

FrankensteinResenha Frankenstein ( este link lhe direcionará para outro site onde publico resenhas )

Drácula – O príncipe romeno Vlad é encarnado por Bram Stoker no Conde Drácula. O vampiro aprisiona Jonathan Harker em seu castelo, se dirige a Londres, morde e transforma Lucy, melhor amiga da mulher de Harker e parte para transformar esta última. Um “esquadrão” é formado e este persegue o Conde até seu castelo na Romênia, onde o matam e libertam a mulher de Harker da maldição. Resenha detalhada em breve na página + Resenhas. Leia por enquanto a tradução Conde Drácula – O Vampiro

O Médico e o monstroResenha O Médico e o Monstro

Indicamos este livro com as três versões :

Com a introdução feita por Stephen King, o livro Frankenstein, Drácula e O médico e o monstro é muito bom. A tradução dos originais é feita por Adriana Lisboa. Vale mesmo a pena lê-lo.

As melhores versões dos clássicos são :

1) Frankenstein de Mary Shelley, com Helena Boham Carter ( Belatriz Lestrange dos filmes do Harry Potter )

2) Drácula de Bram Stoker, com Gary Oldman ( Sirius Black dos filmes do Harry Potter )

3) O Médico e o Monstro ( 1941 )

Leiam …

Além dos Clássicos indicados, temos outras indicações :

1) Depois – Sete história de horror e terror, de Heloisa Seixas – Livro com sete contos dos dois gêneros.

2) Contos de Horror do século XIX, de Alberto Manguel – Livro com vários contos do gênero.

Assistam …

Terror –

A Bruxa de Blair – Três estudantes decidem fazer um documentário sobre uma lenda regional : A Bruxa de Blair. Eles desaparecem , porém, um ano depois, encontram seus vídeos.

Poltergeist – O Fenômeno – Estranhos acontecimentos em uma casa são causados pela ação de fantasmas. Tudo só poderá acabar com a intervenção de uma médium.

Horror –

O Silêncio dos Inocentes – Ganhador do Oscar. Agente do FBI é destacada para encontrar assassino que tira a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata, encarcerado sob a acusação de canibalismo.

O Amigo Oculto – Mais suspense do que horror, não deixa de ser horror. Quando a mulher de David e mãe de Emily morre, pai e filha decidem se mudar para uma casa afastada da civilização. É quando a garotinha então cria o amigo imaginário Charlie. Tudo vai bem, até que todos começam a morrer. Quem será Charlie?

Encerramos assim nosso festival de terror. Espero que tenham gostado !

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

2 pensamentos sobre “Terror e Horror

  1. Uoooooooou! Livros assustadores são legais e gosto bastante, mas filmes… hum… tenho um pouquinho de medo… filmes de terror não são para mim.
    Esse negócio de filme muito escuro e misterioso é meio assustador demais. NÃO tenho coragem nenhuma para isso. Não é por acaso que só faço críticas de livros no meu blog e às vezes de filmes mais… normais. Você gosta de filmes de terror?

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s