Festival ” Volta às aulas ” (3)

Relembrando os livros que caem na FUVEST em 2011 : ( Os livros com “O.k.” já tem resumo publicado)

“Auto da barca do inferno” – Gil Vicente

“Memórias de um Sargento de Milícias” – Manuel Antônio de Almeida (O.k.)

“Iracema” – José de Alencar (O.k.)

“Dom Casmurro” – Machado de Assis (O.k.)

“O Cortiço” – Aluísio Azevedo (O.k.)

“A Cidade e as Serras” – Eça de Queirós

“Vidas Secas” – Graciliano Ramos

“Capitães da Areia” – Jorge Amado

“Antologia poética” (com base na 2ª ed. aumentada) – Vinícius de Moraes (Nao há como fazer resenha de poesias, portanto, este livro não será resumido)

Ficaram para ser resumidos neste post ( o último post no festival ! ) os livros :

. Auto da barca do Inferno – Gil Vicente – A história trata de duas barcas, a do inferno, e da glória. A do Inferno carrega o diabo e a da glória carrega um anjo.

. A Cidade e as Serras – Eça de Queirós –  Desculpe, não tenho informações suficientes : http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cidade_e_as_Serras

. Vidas Secas – Graciliano Ramos – Vale a pena assistir o filme brasileiro baseado na obra que foi produzido em 1963, ganhador de prêmio internacional.  O livro aborda a dificuldade que o povo do Nordeste tem para sobreviver em meio a seca. É narrado em terceira pessoa e dividido em ” quadros ” onde cada um deles fala exclusivamente sobre um personagem, que se interligam depois.

. Capitães de Areia – Jorge Amado – Este livro conta  a história de grupo de meninos ladroes que vivem na Bahia. O característica principal do livro é que estes meninos perdem rápido sua infância, já que roubam, matam, tomam gosto por violentar mulheres e etc, porém, sentem um vazio, ou seja a falta da infantilidade, que deles foi roubada – isto se mostra no capítulo do carrocel. O chefe do grupo se chama Pedro e todos devem lhe respeitar. Os meninos passam por poucas e boas até que se separam – muitos morrem – crescendo separadamente. Neste ano vai lançar o filme baseado no livro. Veja abaixo o trailer :

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s