Festival ” Volta às aulas ” (2)

Falamos no post passado sobre um estilo de época específico, porém, a partir deste, irei só falar dos autores mais importantes e sua obras mais relevantes. Comecemos então. O primeiro autor que iremos falar é o sempre memorável Machado de Assis. Não é possível que você não tenha nem ouvido falar no cara, pois suas obras são super conhecidas no Brasil e ele é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira. Agora você pergunta : ” Tá , mas e daí “. A resposta é simples. Pela qualidade dos textos de Machados de Assis, seus livros são na certa cobrados pelas escolas e por vestibular. O cara ganha na listas dos mais cobrados no vestibular ( com o título de 11 vezes ), empatando somente com Eça de Queirós ( escritor português cuja obra ” O Primo Basílio” iremos falar no próximo post. Bem, para saber mais de Machados de Assis, não tem jeito, só lendo, porém, eu tenho uma dica que pode vir a tornar as coisas mais fáceis. Ele publicou diversos contos, bem curtos e divertidos, os quais podem ser lidos com gosto de modo que você pode compreender  mais sobre o modo com ele escreve. Não tente bater de cara com seus complicados romances, leia seus contos primeiro. Porém, nós vamos bater de cara com esses romances. Chega de papo, vamos às resenhas.

Para Machados de Assis, separei duas principais obras indispensáveis quando falamos nele : Memórias Póstumas de Brás Cuba ( livro que iniciou o Realismo ) e Dom Casmurro. Para o segundo, a globo fez um mini série. Vale a pena confirí-la antes de ler o romance.

1) Memórias Póstumas de Brás Cuba – O narrador desta história marcante que  revolucionou a literatura brasileira chama-se Brás Cuba e, ele está morto. A história inteira é narrada por um morto, que conta ao leitor toda sua vida.

2) Dom Casmurro – adapatado pela TV Globo para uma mini série, chamada ” Capitu “,  em 2009, centenário de Machado de Assis, o livro conta a história de Bentinho, mas se centra em três principais personagens. Estes são : Capitu, Escobar e Bentinho, o Dom Casmurro. Bentinho é apaixonado por Capitu e, este luta contra a vontade de seus pais para casar-se com a jovem. Após casados, Bentinho se retira algum tempo para a Europa, deixando Capitu sozinha. Quando retorna ela está grávida – nada de mais, pois, tiveram relações – , e ao está criança nascer, se mostra ser idêntica a Escobar, amigo de Bentinho. O narrador fica na suas reflexões sobre se ocorreu adultério ou não, mas nunca revela a verdade, de modo que não podemos dizer se Capitu foi ou ano infiel. Esta última tornou-se uma marcante personagem da literatura brasileira.

Falamos o suficiente sobre Machado de Assis. Outro importante autor realista é Aluísio de Azevedo. Seu mais importante e marcante romance  chama-se ” O Cortiço “.

1) O Cortiço –  Tem uma versão em HQ. Veja o link : http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=22324. A história se passa, come de imaginar, em um Cortico. ” Mas que diabos é um cortiço !? ” -você se pergunta. São casas, como pensões, habitadas por pessoas de classe mais baixa. Agora que já sabemos, vamos tratar da história. O livro conta as histórias de diversos personagens, mas a principal e mais conhecida é a de João Romão. Nesta época, os escravos estavam sendo soltos e nosso personagem principal “ajuda” uma escrava chamada Bertoleza, dizendo a esta que tem sua carta de alforria, para usá-la de escrava – em todos os sentidos – gratuita. Quando esta descobre, se mata cortando a barriga com o facão de peixe.

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s