Sherlock Holmes ( 2010 ) – Extras

Sherlock Holmes foi eleito o melhor filme de Janeiro de 2010. A história deste é totalmente inédita, não se baseando em nenhuma aventura existente nos contos ou romances de Sir Arthur Conan Doyle – o criador de Holmes. Apesar da aventura ser completamente nova, Guy Ritchie – diretor do filme – , se baseou bastante nos personagens que são descritos nas história de Sir Artur. A dupla foi muito bem escolhida e o filme demonstra essa aproximação dos dois personagens. A bela e perigosa Irene é bem fiel a personagem dos livros, apesar de ela realmente não ser apaixonada por Holmes. Ao longo desta página vocês encontraram curiosidades, fotos vídeos e detalhes sobre os atores e personagens do livro. Aproveitem !

  Cena do filme

Personagens/ Atores

– Sherlock Holmes/ Robert Downey Jr.

Holmes é o detetive mais famoso de todos os tempos criado pelo escritor irlandês Sir Arthur Conan Doyle. Ele apareceu na literatura pela primeira vez no romance Um  Estudo em Vermelho.  Sir Arthur escreveu 4 romances e 56 contos – divididos em 5 livros – com Dr. Watson narrando as histórias. Num conto chamado O Problema Final, Holmes persegue seu arqui-inimigo, o professor Moriarty,  e cai com ele de uma cachoeira. Com tantos protestos pela morte do personagem, o autor o ” ressussita ” no conto chamado A Casa Vazia, no qual ele aparece com detetive da Scootland Yard dizendo que só Moriarty caiu da cachoeira e, ele fingiu sua morte somente para seus outros inimigos pensarem que ele havia morrido. O autor “concebeu” Holmes se inspirando em seu professor da faculdade de medicina, Dr.Joseph Bell. // Robert Downey Jr. é um premiado ator estaunidense de 44 anos. Ele ganhou sucesso com o filme Abaixo de Zero, onde faz um jovem viciado em cocaína. Depois disso ele ganhou uma indicação ao Oscar com o filme Chaplin, onde interpretou o próprio comediante. O ator teve muitos problemas de envolvemento com drogas onde esteve afastado das produções desde 2001 até 2002. Em 2000, ele ganhou um Globo de Ouro, como melhor ator e um SAG Award ( Screen Actors Guild ) pela participação na série Ally McBeal. Ele voltou definitivamente ao cinema em 2003, quando comecou a filmar Na Companhia do Medo, onde ele interpreta um psicólogo penitenciário que se envolve com a personagem da atriz  Halle Berry. Quando foi convidado para o filme ” Sherlock Holmes “, ele disse :  “este será o melhor Sherlock Holmes que vocês já viram ” .

Dr. Watson/ Jude  Law

Dr. John Hamish Watson é um médico que trabalhou no exército no Afeganistão, porém foi dispensado do serviço militar por um ferimento. Ele aparece junto com Holmes pela primeira vez no romance Um Estudo em Vermelho, onde ele conta seu primeiro encontro com Holmes. Ele é o narrador de todos os romances e contos do famoso detetive. Holmes o considera demasiadamente emocional para conseguir fazer uma análise lógica como o ele próprio faz. Apesar das muitas diferenças e desavenças devido ao temperamento muitas vezes arrogante de Sherlock, os dois são muitos amigos e estão sempre juntos desvendando casos. // Jude Law é um premiado ator britânico de 37 anos que ganhou seu primeiro prêmio com o filme O Talentoso Ripley. Foi indicado ao Oscar por este mesmo filme em 2000 e novamente em 2004 com a producao Cold Moutain.  Ele foi casado por seis anos com a designer Sadie Frost com quem teve três filhos. Em 2004, ele iniciou sua relação com modelo e atriz Sienna Miller que durou até 2007. Em 22 de setembro, veio a notícia do nacimento de seu quarto filho, cuja mae é a atriz e modelo Samantha Burke. Ele se separou de Samantha e atualmente está novamente namorando Sienna Miller.

– Irene Adler/ Rachel McAdams

Irene Adler aparece pela primeira e última vez no conto Um escândalo na Boêmia, no qual ela possui uma foto comprometedora com Von Ormstein, quando este ainda era herdeiro do trono da Escandinávia, e ele teme que ela a use contra seu casamento, por isso, contrata Holmes. O detetive prepara uma emboscada para Irene, mas está foge para o continente, conseguindo ela escapar e enganar o detetive. Ela deixa para Holmes uma fotografia dela mesma e um bilhete dizendo dizendo que ela permanecerá com a foto do Rei caso este tente armar algo para ela. Ela também é mencionada nos contos Um Caso de Identidade, O Carbúnculo Azul, As Cinco Sementes de Laranja e Seu Último Adeus.  Holmes, ao ser inganado por ela , a admira ilimitadamente, apesar de não sentir amor por ela. Ele sempre a chama de A mulher, e poucas vezes Watson o ouviu chamá-la por outro nome. Adler ganhou uma série de livros escrita por Carole Nelson Douglas. // Rachel McAdams é uma atriz canadense de 31 anos. Ficou conhecida após sua participação no filme Meninas Malvadas, onde interpretou Regina, a vilã. Dois outros trabalhos notáveis da atriz são Diário de uma Paixão e Voo Noturno. Ela recebeu três MTV Movie Awards pelos três filmes mencionados anteriromente. Sabe-se que ela teve um caso com o ator Ryan Gosling, seu par romântico no filme Diário de uma Paixão.

– Lorde Blackwood/ Mark Strong

O vilão do filme não aparece em nenhum dos livros de Sir Arthur. No filme, ele quer  parecer mágico para enganar toda Londres em um plano sobrenatural, porém que Sherlock mostra ser nada mais nada menos do que uma junção de bons truques que podem ser logicamente explicados. // Mark Strong é um ator britânico de 46 anos que tinha ambição de ser advogado e, estudou direito em Munique, Alemanha, mas ao acabar o curso ele retornou a Londres e iniciou-se como ator.  Atualmente, participou de um filme chamado Kick Ass, que tem previsão de estréia para 2010.

Trilha Sonora

A Trilha sonora do filme foi toda coposta por Hans Zimmer. Confira :

1) Discombobulate

2) Is it poinson, Nanny ?

3) I never woke up in handcuffes before

4) My mind rebels a stagnation

5) Data, data, data

6) He is killed the dog again

7) Marital Sabotage

8 ) Not in blood, but in bond

9) Ah, putrefection

10) Panic, Shear bloody Panic

11) Psychological Recovery…6 Months

12) Catatonic

Você pode escutar todas as músicas por este link : http://sherlock-holmes-movie.warnerbros.com/#/soundtrack/

Trailer

Assista ao trailer do filme legendado :

Entrevista

Janice Scalco, de Londres, concedeu ao site omelete (www.omelete.com.br) uma entrevista com Robert Downey Jr. e Guy Ritchie. Aproveitem !

Como vocês se envolveram no projeto?

Guy Ritchie: Sou um grande fã de Sherlock Holmes. Acho que, provavelmente há seis meses, o pessoal da Warner Bros. me procurou com a idéia do filme. Entrei no projeto quase que imediatamente. Pensei: ‘Mas que idéia maravilhosa’.

Robert Downey Jr.: A idéia de Guy Ritchie e seu estilo de direção me interessaram. Eu senti que esse é o tipo de papel que você não pode recusar. E estava certo. Estou muito empolgado com o projeto. Acho que nunca um filme sobre Sherlock Holmes teve um orçamento tão grande.

Alguns veículos disseram que Robert Downey Jr. fará um Sherlock Holmes diferente de tudo o que já foi feito antes. O que exatamente você planeja?

Robert Downey Jr.: Bem, como você mesmo disse, eu farei um Sherlock Holmes melhor do que qualquer um já feito (risos). Sinceramente, eu não estava familiarizado com as histórias de Sherlock Homes. Quando mais eu lia as histórias, mais fantásticas elas se tornavam. Sherlock Holmes é um cara bem esquisito (risos). Ah, e eu farei um Sherlock Holmes melhor do que qualquer um já feito. (mais risos)

Como é o Sherlock Holmes que você quer mostrar?

Guy Ritchie: Estou tentando ser o mais autêntico possível ao Sherlock Holmes original. Queremos mostrar um cara diferente das produções anteriores. Então somos muito específicos sobre o jeito que estamos fazendo. Mas, ao mesmo tempo, também queremos ser autênticos a Sir Conan Doyle.

Você tem um jeito muito seu de filmar. Esse será um filme típico de Guy Ritchie?

Guy Ritchie: Não. Quero trazer algo novo ao projeto. Quero fazer algo diferente de tudo o que já foi feito antes. Eu tenho algumas cartas na manga, eu acho. (risos) Então, não será um filme tradicional de Guy Ritchie. Será um novo Guy Ritchie. (mais risos).

Sacha Baron Cohen fará uma versão cômica de Sherlock Holmes. Como vocês lidam com isso?

Guy Ritchie: Eu sou fã de várias produções de Sherlock Holmes. Acho que sempre se pode fazer algo diferente. E estamos fazendo tudo o que podemos para sabotar Sacha Baron Cohen. (risos).

Que tipo de pesquisa você fez para viver Sherlock Holmes?

Robert Downey Jr.: Muitos atores dizem que não gostam de assistir aos trabalhos anteriores para não se influenciar. Eu não tenho problemas com isso. Mas realmente a melhor fonte de pesquisa são os livros. Mesmo quando as pessoas estão familiarizadas com a história, sempre há muitas possibilidades de contá-la. Neste caso, a história terá mais a ver com a relação de Sherlock com Watson e a vida amorosa dos dois (Irene e Mary), incluindo os caras maus que eles perseguem. Algumas coisas serão mais condensadas, pois queremos fazer um filme para ser visto por uma audiência de massa.

Como você se preparou para dar vida a um inglês? Trabalhou seu sotaque?

Robert Downey Jr.: Minha pronúncia é maravilhosa (risos). Eu fiz Chaplin, pelo qual ganhei o prêmio Bafta de Melhor Ator. Espero que isso dê uma idéia do que posso fazer. (mais risos). Sherlock Holmes é muito boêmio. Ele é patriota, mas não acredita que tem que agir necessariamente como a Scotland Yard agiria. Acho que não há quase nada reprimido nele. Talvez sua lógica interfira um pouco em seus sentimentos. Acho que posso falar por Guy ao dizer que esse filme não é sobre as pessoas reprimidas na Londres vitoriana.

Qual é o orçamento do filme?

Robert Downey Jr.: Bem, eu não faço filme de baixos orçamentos. (risos).

Fale mais sobre como será abordada a relação entre Sherlock Holmes e Watson nessa produção.

Robert Downey Jr.: O jeito que Watson foi mostrado anteriormente não é muito preciso. Watson é um doutor, um cirurgião do exército. Acho que a relação dos dois é verdadeira. Talvez seja uma daquelas relações co-dependentes. Na história, ele quer ter uma vida com Mary. Ao mesmo tempo, Sherlock não quer que Watson o deixe. Acho que é uma relação complicada e moderna que pode falar com a audiência atual.

Sherlock Holmes luta. Como foi sua preparação física?

Robert Downey Jr.: Eu estou em ótima forma (risos). Mais do que nada, para fazer um filme como esse você tem que se dar conta que a platéia quer mais do que apenas entretenimento, especialmente com um personagem dessa magnitude. O que realmente estamos fazendo é trabalhar a história para fazer algo mais profundo. Queremos que o script, a história, as seqüências de luta se tornem algo de extrema qualidade.

Curiosidades

. A Famosa frase ” Elementar, meu caro Watson ” nunca foi dita em nenhum dos livros de Holmes;

. O endereço fictício do detetive ( 221B Baker Street ) realmente existe e é usado atualmente como museu do personagem.

. Além de ser poliglota, Holmes tem vastos conhecimentos de boxe, violino, química, geologia e história.

. Apesar de Watson estar trabalhando como médico no filme, ele é um aposentado pensionista do exército por causa de um ferimento que teve na perna.

. A noiva de Watson, Mary Morstan, também existe no livro. Ela aparece romance O Signo dos Quatro, onde pede que Holmes ache seu pai. A história se desenvolve até revelar que o pai dela está morto e ela é herdeira  de um tesouro de Agra. A possibilidade dela herdar o tesouro pertuba Watson, pois ele acha que se ele se aproximar dela, ela pensara que é por cauda de sua fortuna. Para sorte dele, o tesouro não chega aos mãos de Mary, e ele a pede em casamento.

. O relacionamento entre Holmes e Adler só aparece no filme. No livro, ela está apaixonada por Godfrey Norton, com quem ela se casa e Holmes participa da cerimônia. O detetive só sente admiração pela jovem por ser ela a única mulher que o enganou.

. O professor Moriarty, vilão que aparece no filme e que poderá a participar de uma possível continuação, existe realmente nas histórias de Sir Arthur. Ele é o arqui-inimigo de Holmes e cai de uma cachoeira no conto O Problema Final.

Anúncios

Sobre Victor

Gosto de cheiro de livros novos e de biblioteca com livros velhos, de livros ( dessa vez das letras mesmo ), de chocolate, de escrever, de ficar no computador, de dias frios com céu bonito, de ir ao cinema, passear no shopping com os amigos e de viajar. Ensino inglês e um dia ainda quero publicar alguma coisa. Bolsa Amarela, Harry Potter e a pedra filosofal , Entrevista com o vampiro e Crônicas de uma namorada são meus livros favoritos. Perdi a conta de quantas vezes vi "A Múmia". Quanto às séries que gosto, sempre mudo. Elas têm suas temporadas e eu tenho as minhas.

3 pensamentos sobre “Sherlock Holmes ( 2010 ) – Extras

  1. Pingback: Filmes – Especial 1000 Visitas « Blog das Resenhas

  2. Pingback: Indicações de Junho « Blog das Resenhas

  3. Pingback: Tá na mala #3 « Blog das Resenhas

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s